Sunday, September 19, 2010

Suzuki Jimny




Suzuki Jimny

Origem: Wikip�dia, a enciclop�dia livre.

Suzuki Jimny
Suzuki Jimny 1998
Nome(s)
alternativo(s):
Suzuki Samurai
Suzuki Sierra
Suzuki Santana
Suzuki Caribbean
Suzuki Potohar
Chevrolet Samurai
Chevrolet Jimny
Holden Drover
Maruti Gypsy
Mazda AZ-Offroad
Construtor: Suzuki
Produ��o: 1965�presente
Antecessor: Hope Star ON360 / Suzuki LJ10
Classe: Mini utilit�rio esportivo
Tipo de Carro�aria: Jipe, 3 portas, capota em metal ou lona
Layout: Motor dianteiro, tra��o traseira / 4x4
Motor: M13AA (1.328 cm�),
K9K (1.461 cm�) ou
K6A (658 cm�)
Caixa de velocidades: Manual, 5 marchas ou Autom�tica, 4 marchas
Dist�ncia entre os eixos (mm): 2.250
Comprimento (mm): 3.665
Largura (mm): 1.600
Altura (mm): 1.705
Peso bruto (kg): 1.420 (M13AA)
1.500 (K9K)
990 (K6A)
Consumo: Cidade: 11 km/l
Estrada: 16 km/l
Combinado: 14 km/l
Dep�sito (l): 40
Modelos relacionados: Suzuki Samurai
Suzuki Vitara
Mazda AZ-Offroad
Mitsubishi Pajero Mini

O Jimny � um utilit�rio esportivo de porte mini com tra��o 4x4 produzido pela Suzuki. Evolu��o do Samurai, est� dispon�vel para venda em diversos pa�ses. No Brasil, deixou de ser comercializado em 2003, com a sa�da da Suzuki do pa�s. Em Dezembro de 2008, com o retorno da empresa ao Brasil, voltou a ser vendido normalmente.


Caracter�sticas

Dependendo do mercado em que � vendido, o Jimny atual pode estar dispon�vel em vers�es com motor a gasolina de 1,3 litro (M13AA), com motor a diesel de 1,5 litro (K9K) ou com motor a gasolina de 0,6 litro (K6A).

O M13AA � um motor em alum�nio com quatro cilindros em linha, orienta��o longitudinal, 1.328 cm�, DOHC 16 v�lvulas, comando de v�lvulas var�avel (ou VVT, Variable Valve Timing em ingl�s) e inje��o eletr�nica multiponto sequencial. Apresenta pot�ncia m�xima de 85 cv a 6.000 rpm e torque m�ximo de 110 Nm a 4.100 rpm.

O K9K � um motor em alum�nio com quatro cilindros em linha, orienta��o longitudinal, 1.461 cm�, SOHC 8 v�lvulas e inje��o direta common-rail. Apresenta pot�ncia m�xima de 86 cv a 3.750 rpm e torque m�ximo de 200 Nm a 1.750 rpm. Os modelos equipados com ele s�o identificados pela sigla DDiS.

O K6A � um motor em alum�nio com tr�s cilindros em linha, orienta��o longitudinal, 658 cm�, DOHC 12 v�lvulas, inje��o eletr�nica multiponto sequencial e turbo-compressor com intercooler. Apresenta pot�ncia m�xima de 64 cv a 6.500 rpm e torque m�ximo de 106 Nm a 3.500 rpm. Equipa a vers�o Keijidosha do ve�culo comercializada no Jap�o.

O Jimny tem a carroceria montada sobre um chassis do tipo escada e as suspens�es dianteira e traseira possuem, cada uma, tr�s bra�os de apoio, um eixo r�gido, duas molas helicoidais e dois amortecedores. Somada � maior altura em rela��o ao solo e aos �ngulos de entrada e sa�da, essa t�pica configura��o de jipe tem como objetivos principais a rigidez estrutural e a flexibilidade no contato com o terreno, caracter�sticas �teis em um ve�culo off-road.

A tra��o 4x4 � do tipo selecion�vel (4WD, Four-Wheel Drive ou Part-time), com caixa de transfer�ncia de dupla rela��o (alta e reduzida) e rodas-livres com cubos de bloqueio autom�tico por v�cuo. As trocas entre os modos 2WD (tra��o traseira), 4WD (4x4 High) e 4WD-L (4x4 Low) s�o feitas via comandos eletr�nicos no painel. Um sincronizador permite mudan�as entre 2WD e 4WD em velocidades de at� 100 km/h, mas ainda � necess�rio parar completamente o ve�culo para se acionar o 4WD-L (reduzida). Como n�o h� um diferencial central incorporado � caixa de transfer�ncia, o uso dos modos 4WD e 4WD-L em pisos com boa ader�ncia n�o � recomendado, sob risco de danos ao sistema de transmiss�o.

Possui quatro lugares e porta-malas com capacidade para 113 litros ou, no caso do rebatimento total dos dois assentos traseiros, 324 litros. Equipamentos de seguran�a como macaco e chave de roda s�o acondicionados em um pequeno espa�o interno, sob o ch�o do porta-malas, enquanto o pneu sobressalente � fixado em um suporte na parte externa da porta traseira.

Hist�ria

Hope Star ON360 (1965-1970)

A hist�ria do Jimny e demais ve�culos 4x4 da Suzuki tem in�cio com o Hope Star ON360, pequeno utilit�rio 4x4 criado em 1965 pela Hope Motor Company do Jap�o. A primeira vers�o do ON360 era equipada com um motor Mitsubishi ME24D a gasolina (do Minica 1964), com dois cilindros em linha, dois tempos, 359 cm�, OHV, refrigera��o a ar, pot�ncia m�xima de 21 cv a 5.500 rpm e torque m�ximo de 31,4 Nm a 3.500 rpm. Em 1967, o ON360 foi submetido � aprova��o do departamento de transportes do governo japon�s e, em 1968, 15 unidades do modelo convers�vel foram produzidas para o mercado interno. Entretanto, devido ao fraco desempenho comercial e insuficiente retorno financeiro, a Hope Motor Company acabou sendo vendida � Suzuki naquele mesmo ano, bem como todos os direitos relacionados ao projeto do ON360.

LJ10 (1970-1972)


LJ10 / Jimny 360

Em 1970, ap�s passar por diversas modifica��es, o novo ON360 foi apresentado, dessa vez com o nome de LJ10 (Light Jeep 10 ou Jimny 360). O visual havia sido aprimorado e o motor Mitsubishi ME24D substitu�do pelo Suzuki FB a gasolina, com dois cilindros em linha, dois tempos, 359 cm�, refrigera��o a ar, pot�ncia m�xima de 25 cv a 6.000 rpm e torque m�ximo de 33,4 Nm a 5.000 rpm. Possu�a c�mbio com 4 marchas sincronizadas e caixa de transfer�ncia com redu��o. O peso era de aproximadamente 600 kg e alcan�ava velocidades de cerca de 70 km/h. Trazia o pneu sobressalente instalado no lugar de um dos assentos traseiros, para que o comprimento total n�o excedesse 3 metros. Desse modo, o LJ10 poderia continuar inserido na categoria Keijidosha, o que lhe asseguraria benef�cios fiscais e menor pre�o final. O LJ10 � considerado o primeiro ve�culo 4x4 da hist�ria da Suzuki.

LJ20 (1972-1976)


LJ20 / Jimny 360 Water Cooled

Em 1972, surgia o modelo LJ20 (ou Jimny 360 Water Cooled), com o novo motor L50 de 359 cm� refrigerado a �gua e que, gra�as a uma maior taxa de compress�o, agora alcan�ava pot�ncia m�xima de 28 cv a 5.500 rpm e torque m�ximo de 37,3 Nm a 5.000 rpm. Assim como no LJ10, por seguran�a o freio de m�o bloqueava diretamente a caixa de transfer�ncia, em vez das rodas traseiras. Com exce��o de alguns detalhes, como a grade frontal de frisos verticais e as luzes de estacionamento separadas das de dire��o, o aspecto geral era basicamente o mesmo do seu antecessor, incluindo os tr�s assentos e o pneu sobressalente no habit�culo. Para esse modelo, existiram vers�es com capota em metal ou lona, dire��o � direita ou � esquerda e bancos dianteiros com encosto de cabe�a. Nos Estados Unidos, o LJ20 foi importado pela empresa IEC (International Equipment Co.).

SJ10 (1976-1981)


SJ10 / Jimny 55 / LJ50

O ano de 1976 marcou a introdu��o do modelo SJ10 ou Jimny 55, que trazia o novo motor T5, com tr�s cilindros em linha, dois tempos, 539 cm�, pot�ncia m�xima de 26 cv a 4.500 rpm e, gra�as a novos diferenciais, torque m�ximo de 52 Nm j� a 3.000 rpm. Uma bomba de motocicleta era incorporada ao motor, para que a mistura de �leo e combust�vel fosse feita de modo autom�tico. A velocidade m�xima era de aproximadamente 100 km/h e o peso chegava aos 670 kg. O pneu sobressalente passava a ser fixado em um suporte externo na porta traseira, liberando espa�o na cabine para a instala��o de um quarto assento. Primeiro modelo da s�rie SJ (Small Jeep), foi exportado para v�rios pa�ses, recebendo o nome de LJ50 em alguns deles. Na Austr�lia, a varia��o LJ50S trazia capota e portas em lona, enquanto a LJ50V possu�a carroceria totalmente em metal, com o pneu sobressalente instalado na parte interna.

SJ20 (1977-1982)


SJ20 / Jimny 8 / LJ80

Lan�ado em 1977, o SJ20 ou Jimny 8 foi o �ltimo modelo da gera��o original. Apesar da semelhan�a visual com seu antecessor, trazia o novo motor F8A, com quatro cilindros em linha, quatro tempos, 797 cm�, SOHC 8 v�lvulas, pot�ncia m�xima de 41 cv a 5.500 rpm e torque m�ximo de 61 Nm a 3.500 rpm. A velocidade m�xima era de aproximadamente 110 km/h e o peso chegava aos 762 kg. O interior remodelado completava o conjunto de modifica��es. Devido �s melhorias mec�nicas, consumia menos combust�vel e emitia menos poluentes que o SJ10, ainda dispon�vel no mercado interno japon�s. Exportado para diversos pa�ses, recebeu nomes como LJ80 ou Eljot 80 (Holanda). Entre os novos acess�rios dispon�veis, estavam rodas esportivas, carpete para o assoalho, assentos melhores, quebra-mato e far�is adicionais. Em 1979, surgia um modelo pick-up para cargas leves, conhecido como LJ81 em mercados externos. O SJ20 permaneceu em produ��o at� 1982, quando foi descontinuado.

SJ30 (1981-1987)


SJ30 / Jimny 550

Produzido apenas para o mercado japon�s, o SJ30 estava equipado com uma vers�o discretamente aprimorada do motor T5, com tr�s cilindros em linha, dois tempos, 539 cm�, pot�ncia m�xima de 28 cv a 4.500 rpm e torque m�ximo de 53 Nm a 2.500 rpm. Trazia c�mbio manual de 4 velocidades, suspens�o um pouco mais macia, freios melhorados e novo sistema el�trico e de igni��o. A maior novidade do SJ30, no entanto, era a carroceria redesenhada, com a estr�ia do estilo anguloso que se tornaria caracter�stica comum ao ve�culo em suas v�rias s�ries seguintes. Novo painel de instrumentos e interior remodelado completavam o conjunto de altera��es. Entre as vers�es dispon�veis, estavam as com capota em metal, em lona, totalmente convers�vel e pick-up, nenhuma delas exportada para outros pa�ses. O SJ30 � um modelo Keijidosha, diferente de seu sucessor, o SJ40, que n�o se enquadra nessa categoria.

SJ40 (1982-1984)


SJ40 / Jimny 1000 / SJ410

Lan�ado em 1982, o SJ40 ou Jimny 1000 marca o in�cio das vendas em larga escala da s�rie SJ. Estava equipado com o motor F10A, com quatro cilindros em linha, quatro tempos, 970 cm�, SOHC 8 v�lvulas, pot�ncia m�xima de 52 cv a 5.000 rpm e torque m�ximo de 80 Nm a 3.500 rpm. Contava tamb�m com c�mbio manual de 4 velocidades, freios de tambor nas quatro rodas, suspens�es por feixes de molas semi-el�pticas, amortecedores traseiros a g�s, carroceria redesenhada para mais estabilidade, maiores �ngulos de entrada e sa�da e novo interior. Estava dispon�vel em vers�es com capota em metal, lona, totalmente convers�vel e pick-up. Na maioria dos pa�ses em que foi vendido, recebeu o nome de SJ410 e, al�m de exportado diretamente do Jap�o, foi tamb�m produzido em Linares, na Espanha, pela empresa Santana Motor, sendo l� conhecido como Samurai 1.0 ou Samurai Mil.[1]

SJ413 (1984-1988)


SJ413 / JA51 / Jimny 1300

Lan�ado em 1984, o SJ413, tamb�m conhecido no Jap�o como Jimny 1300 ou JA51, trazia o novo motor G13A, com quatro cilindros em linha, quatro tempos, 1.324 cm�, SOHC 8 v�lvulas, pot�ncia m�xima de 70 cv a 5.500 rpm e torque m�ximo de 104 Nm a 3.500 rpm, inicialmente oferecido com carburador e posteriormente com inje��o eletr�nica monoponto. Um novo c�mbio de 5 marchas melhorava o desempenho do ve�culo em altas velocidades e freios mais eficientes foram instalados nas quatro rodas. A suspens�o ganhou barras estabilizadoras melhores e a carroceria e o interior foram redesenhados tamb�m. O SJ413, assim como o SJ410, recebeu diferentes nomes nos muitos mercados nos quais foi vendido ao redor do mundo, como por exemplo Suzuki Samurai, Chevrolet Samurai, Suzuki Sierra, Suzuki Santana, Suzuki Caribbean, Suzuki Potohar, Holden Drover e Maruti Gypsy. O modelo atual do ve�culo j� recebe o nome original japon�s (Suzuki Jimny) em diversos pa�ses.

JA71 (1986-1990)


Jimny JA71

O JA71 era basicamente uma vers�o Keijidosha do SJ413, lan�ada em Janeiro de 1986 para o mercado japon�s. O novo motor F5A, com tr�s cilindros em linha, quatro tempos, 543 cm� e SOHC 8 v�lvulas, vinha equipado com um turbo-compressor que lhe conferia ganho em desempenho. Inicialmente, a pot�ncia m�xima era de 42 cv a 6.000 rpm e o torque m�ximo era de 58 Nm a 4.000 rpm. Em Novembro de 1987, um intercooler era acrescentado ao F5A, ampliando sua pot�ncia para 52 cv a 5.500 rpm e seu torque para 70 Nm a 4.000 rpm. Todas as vers�es contavam com o c�mbio manual de 5 marchas do SJ413 e um novo m�dulo aprimorado de inje��o eletr�nica, o EPI (Electronic Petrol Injection). Ainda em 1987, surge a vers�o com cabine elevada, que mais tarde tamb�m seria exportada. Entre algumas das diferen�as visuais, estavam a tomada de ar do intercooler no cap�, pneus maiores, faixas decorativas laterais, instrumentos de melhor visualiza��o e, em alguns casos, grade dianteira com frisos horizontais.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Jimny

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