Tuesday, March 29, 2011

Ferrari F430


Ferrari F430

Origem: Wikip�dia, a enciclop�dia livre.

Ferrari F430
Ferrari F430 front 20080605.jpg
Construtor: Ferrari
Produ��o: 2004 � 2009
Antecessor: Ferrari 360
Sucessor: Ferrari 458 Italia
Classe: Esportivo
Tipo de Carro�aria: Cup� ou convers�vel
Layout: Tra��o traseira
Motor: V8, 4.3, 490 cv
Caixa de velocidades: Semi-autom�tica, 6 marchas
Comprimento (mm): 4510 mm
Largura (mm): 1923 mm
Altura (mm): 1214 mm
Peso bruto (kg): 1450 kg
Modelos similares: Aston Martin V8 Vantage
Aston Martin DB9
Ford GT
Lamborghini Gallardo
Audi R8
Panoz Esperante
Porsche 997 Turbo
Chevrolet Corvette Z06
Dodge Viper
Designer: Pininfarina

A F430 � o modelo "de entrada" da Ferrari. Foi apresentada no Sal�o do Autom�vel de Paris 2004. � a sucessora da 360 e da 355, dois modelos que venderam muito bem, para Ferraris.


Aspectos gerais

O chassi da F430 � baseado pesadamente em seu predecessor, o 360. Internamente, ambos os carros s�o citados como o mesmo modelo (F131), mas para os mais �ntimos, o carro � conhecido simplesmente como o �Evo�.

Design

O design da F430 foi desenvolvido em conjunto pela Ferrari e pelo est�dio Pininfarina. O estilo se inspira em antigos carros de corrida, com destaque para o modelo 1961, campe�o do mundo de F�rmula 1 com Phil Hill, e tamb�m nos modernos - na traseira, ele � uma c�pia reduzida da Enzo. Segundo a Ferrari, a aerodin�mica recebeu prioridade sobre o visual. A carroceria foi esculpida em t�nel de vento, de modo a se obter um bom coeficiente aerodin�mico (Cx), elevada press�o contra o solo (down force) e fluxo de ar suficiente para resfriar freios e motor.

Motor



Em rela��o � antecessora F360, o novo V8 cresceu 20% no deslocamento, encolheu nas dimens�es externas e ganhou apenas 4 quilos de peso. Contribu�ram para isso novos materiais e componentes de tamanho reduzido (como o c�rter seco e a embreagem de di�metro menor). O sistema de admiss�o foi aperfei�oado com o uso de dutos e v�lvulas de dimens�es iguais �s dos motores da F�rmula 1. Comandos de v�lvulas s�o continuamente vari�veis para admiss�o e escape e acionados por um sistema hidr�ulico de alta press�o. A curva de pot�ncia � quase uma reta (com uma inclina��o de 60 graus em rela��o ao eixo x). E a de torque corre paralela � de pot�ncia at� atingir seu ponto m�ximo. A 3500 rpm tem-se 23% da pot�ncia e 80% do torque. A pot�ncia m�xima de 490 cavalos chega a 8500 rpm e o torque m�ximo de 47,4 mkgf a 5250 rpm. Na pista, o desempenho � fora do comum. Segundo a Ferrari, o V8 acelera os 1450 quilos da F430, de 0 a 100 km/h, em apenas 4 segundos. E a velocidade m�xima chega aos 315 km/h. Com todo esse rendimento, o motor � capaz de atender aos limites de emiss�es das normas europ�ia (Euro 4) e americana (LEV2).





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F430

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...