McLaren F1
O McLaren F1 � um carro super desportivo, constru�do de 1991 at� 1998. Por duas vezes bateu o recorde de ve�culo de rua mais r�pido do mundo: de 1994 a 1998, com 374 km/h; e de 1998 a 2005, com 386,5km/h. Tal recorde foi poss�vel gra�as � sua aerodin�mica revolucion�ria, a sua leveza (o seu chassis � de fibra de carbono, material de alta resist�ncia e leveza e seu motor � feito em alum�nio. Tais fatores, contribuem para que o carro pese "apenas" pouco mais que uma tonelada.) e ao seu motor incrivelmente bem ajustado. Tamb�m h� um registo documentado em v�deo, do carro alcan�ando a absurda velocidade de 391 km/h, tendo como velocidade m�xima no veloc�metro, 400 km/h.
Em 2005 o seu recorde foi batido pelo sueco Koenigsegg CCR, que fez 395 km/h, e no mesmo ano o CCR foi batido pelo franc�s Bugatti Veyron com 407,5 km/h. Em 2007, houve nova batida de recorde pelo americano Ultimate SSC Aero, com 411 km/h. Em 2010, o recorde foi novamente batido, desta vez pelo Buggatti Veyron Super Sport, que alcan�ou 437,07 Km/h.
Carro�aria
O McLaren F1 pode ser usado como carro de passeio, e at� a sua suspens�o � macia. A sua carroceria � de um monocoque extremamente r�gido e resistente, o que torna o carro muito veloz em rectas e capaz de fazer curvas como um [monoposto] de [F�rmula 1].
O carro custava 1 milh�o de libras no lan�amento (hoje, por ser um �cone de esportividade, beleza e tamb�m por j� n�o ser fabricado, o carro pode custar uns incr�veis � 2 Milh�es), mas mesmo por esse pre�o incrivelmente louco a McLaren n�o obteve lucro. O seu pre�o de produ��o era muito alto, e pouqu�ssimas pessoas podiam compr�-lo. No final, a McLaren acabou por vender menos do que esperava.
Apesar do design ser do inicio da d�cada de 90, ainda passa a impress�o de ser bastante actual. � sem d�vida um dos designs de desportivo e mais belos. As suas formas inspiram velocidade.
Interior
Uma caracteristica deste carro � que o Mclaren ao contrario dos dois bancos que costumavam ter os carros "desta categoria", o Mclaren F1 tem 3 bancos onde o condutor ficava no meio e os 2 passageiros ao lado, ainda tem bagagem, e o condutor pode abrir as portas sem sair do banco, porem a entrada no carro � "um pouco complicada".
Motor
Gordon Murray queria que o motor tivesse 600mm de comprimento (com todos os equipamentos montados), n�o fosse turbinado, ou seja aspirado, pesasse at� 240 kg e que produzisse mais de 550cv.
Foram convidadas duas empresas para fabricar o motor: a Honda e a BMW. A Honda alegou que n�o tinha interesse no projeto; j� a BMW, al�m de aceitar o desafio, superou as expectativas de Murray: ao inv�s dos 550 cv pedidos, o motor tinha 627 cv.
O cofre do motor e parte do sistema de escape recebeu o revestimento de ouro puro 24 quilates. A aplica��o do ouro, neste caso, n�o se deve a uma extravag�ncia: esse material � um �timo isolante t�rmico e arrefece com facilidade, algo necess�rio quando o motor � uma verdadeira bomba de for�a.
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