Volkswagen Fusca foi o primeiro modelo fabricado pela companhia alem� Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T. O �ltimo modelo do Fusca foi produzido no M�xico em 2003.
A hist�ria do Fusca � uma das mais complexas e longas da hist�ria do autom�vel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu v�rias empresas e at� mesmo o governo de seu pa�s, e levaria � funda��o de uma f�brica inteira de autom�veis no processo. Alguns pontos s�o obscuros ou mal documentados, j� que o projeto inicialmente n�o teria tal import�ncia hist�rica, e certos detalhes perderam-se com a devasta��o causada pela Segunda Guerra Mundial. Grande parte dessa hist�ria pode ser condensada como se segue:
1932 - Ferdinand Porsche, nascido no dia 3 de setembro de 1875 no Imp�rio Austro-H�ngaro, esbo�a o desenho do Fusca.
1934 - Porsche cria o NSU, prot�tipo do Fusca que rodou at� 1955, quando foi adquirido pelo Auto-Museum da Volkswagen, na Alemanha.
1935 - Porsche recebe 200 mil marcos do governo alem�o para, no prazo de dez meses, produzir tr�s prot�tipos.
1936 - Da garagem da casa de Porsche, com 16 meses de atraso, saem tr�s prot�tipos batizados de Volksauto-s�rie VW-3, que seriam testados por 50 mil Km.
1937 - A associa��o entre Porsche, Daimler-Benz e Reuter & Co. produz mais de 30 prot�tipos, batizados de VW-30, e realiza 2,4 milh�es de Km de testes. O governo alem�o, j� sob o comando de Adolf Hitler, cria uma empresa estatal e viabiliza a fabrica��o do carro. O capital inicial, de 50 milh�es de marcos, veio da Kdf (iniciais em alem�o de For�a da Alegria), um dos departamentos da Frente Trabalhista Alem�, o sindicato oficial. O nome original do ve�culo, Kdf-Wagen, n�o pegou Porsche viaja para os Estados unidos para visitar as linhas de montagem de Detroit e se encontrar com Henry Ford.
1938 - Come�am a ser contru�das em Fallersleben, na baixa Sax�nica (regi�o entre o rio Reno e o mar B�ltico), a f�brica para a produ��o do carro e uma cidade para 90 mil habitantes, destinada aos futuros oper�rios e suas fam�lias. Depois, a cidade recebeu o nome de Wolfsburg. Parte do dinheiro destinado �s obras provinha de alem�es que, mesmo sem saber a data da entrega, queriam um Kdf-Wagen.
1939 - Com o in�cio da II Guerra Mundial, os Kdf-Wagen n�o chegam a ser fabricados e a nova f�brica est�ria produzindo veiculos militares, com destaque para o Kubelwagen (tipo de cambur�o, que teve 55 mil unidades produzidas) e para os Schwimmwagen (carro anf�bio, com 15 mil unidades).
1944 - Os aliados atacam e destroem a f�brica.
1946 - Come�a a reconstru��o da f�brica e a produ��o � limitada.
1947 - Ingleses, Sovi�ticos e Norte-americanos n�o se interessam pela f�brica
1948 - Heinrich Nordhoff assume a presid�ncia da f�brica e eleva a produ��o para 19.214 unidades/ano.
1949 - A produ��o cresce para 46.154 unidades e um acordo com a Chrysler permite a utiliza��o da rede de revendas da marca norte-americana em todo o mundo. Foi o primeiro ano do Fusca nos Estados Unidos e apenas duas unidades foram vendidas.
1950 - O primeiro lote de Fuscas desembarca no Brasil, via porto de Santos. As 30 unidades que vieram foram rapidamente vendidas.
1951 - Morre Ferdinand Porsche.
1953 - Com pe�as da Alemanha, inclusive o motor de 1.200 cent�metros c�bicos (cc), o carro come�a a ser montado em um pequeno armaz�m alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga (zona sudeste de S�o Paulo).
1954 - O carro Volks come�a a consquitar os norte-americanos, que o apelidam de Beetle (besouro).
1956 - A Volkswagen inicia a constru��o de sua f�brica de 10,2 mil metros quadrados no Km 23,5 da via Anchieta (S�o Bernardo do Campo)
1957 - A f�brica solta seu primeiro produto, a Kombi.
1959 - O Fusca come�aa a ser produzido no dia 3 de janeiro, com um �ndice de nacionaliza��o de 54%. A primeira unidade � adquirida pelo empres�rio paulista Eduardo Andrea Matarazzo. No dia 18 de novembro, a f�brica � inaugurada oficialmente. A Volks brasileira fecha o ano com 8.406 unidades vendidas.
1962 - O Fusca torna-se l�der de vendas no Brasil, com 31.014 ve�culos vendidos.
1964 - A Volks lan�a o Fusca com teto solar, mas, apelidado de "Cornowagen", fica s� alguns meses no mercado.
1965 - A Volks lan�a a vers�o "P� de Boi", cerca de 15% mais parata (n�o possuia nenhum �tem cromado).
1967 - O carro troca o motor de 1.200 cc (36 cv) pelo 1.300 cc (46 cv) e, para aumentar a visibilidade, ganha um vidro traseiro 20% maior e os limpadores do p�ra-brisa s�o melhor posicionados.
1969 - Walt Disney lan�a o filme "Se Meu Fusca Falasse", no qual o carro, chamado de Herbie, nada, anda sobre duas rodas e at� pensa.
1970 - O carro ganha op��o de motor 1.500 cc (52 cv), bitola traseira 62 mm mais larga, eixo traseiro com barra compensadora, cap� do motor com aberturas para ventila��o, novas lanternas traseiras e passa a incorporar cintos de seguran�a dianteiros. Nesse ano, um inc�ndio destr�i o setor de pintura da f�brica e o primeiro Fusca brasileiro � exportado para a Bol�via.
1972 - A Volkswagen do Brasil atinge a produ��o de 1 milh�o de Fuscas.
1974 - O motor 1.600 cc (65cv) passa a ser op��o para o Fusca. As vendas do carro batem recorde, com 237.323 unidades no ano, n�mero que nunca seria superado.
1978 - A Volkswagen alem� deixa de produzir o Fusca.
1979 - O Fusca ganha motor movido a �lcool e as lanternas traseiras crescem, sendo apelidadas de "Faf�".
1986 - O Fusca ganha bancos reclin�veis com apoio de cabe�a e janelas laterais traseiras basculantes. No final do ano, no entanto, por raz�es mercadol�gicas (as vendas decresciam anualmente desde 1980 devido � chegada de carros mais modernos), a Volks tira o carro de linha.
1987 - Com o fim do Fusca, o Opala � adotado pela Pol�cia Militar de S�o Paulo.
1993 - Setembro: oito meses ap�s o pedido do ent�o presidente Itamar Franco ao ent�o presidente da Volkswagen Pierre-Alain De Smedt e com investimentos de US$ 30 milh�es, a Volkswagem retoma a produ��o do Fusca. Entre as novidades do modelo, destacam-se vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, pneus radiais, freios dianteiros a disco, refor�os estruturais e cintos de seguran�a de tr�s pontos. Pesquisa Datafolha aponta o Fusca como a marca mais lembrada. Por outro lado, as vendas ficam abaixo das expectativas e o pre�o do carro cai cerca de US$1.000.
1996 - Em junho, o Fusca novamente deixa de ser produzido. O M�xico passa a ser o �nico pa�s a produzir o carro. Em novembro � institu�do oficialmente o dia do Fusca (20 de janeiro) .
1998 - No dia 14 de fevereiro, a f�brica de Puebla, no M�xico, come�a a produzir o novo Fusca em grande escala. O carro vira mania nos Estados Unidos. Em maio, a Volks promove um "recall" para trocar a fia��oo pr�xima � bateria devido � possibilidade de inc�ndio.
A hist�ria do Fusca � uma das mais complexas e longas da hist�ria do autom�vel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu v�rias empresas e at� mesmo o governo de seu pa�s, e levaria � funda��o de uma f�brica inteira de autom�veis no processo. Alguns pontos s�o obscuros ou mal documentados, j� que o projeto inicialmente n�o teria tal import�ncia hist�rica, e certos detalhes perderam-se com a devasta��o causada pela Segunda Guerra Mundial. Grande parte dessa hist�ria pode ser condensada como se segue:
1932 - Ferdinand Porsche, nascido no dia 3 de setembro de 1875 no Imp�rio Austro-H�ngaro, esbo�a o desenho do Fusca.
1934 - Porsche cria o NSU, prot�tipo do Fusca que rodou at� 1955, quando foi adquirido pelo Auto-Museum da Volkswagen, na Alemanha.
1935 - Porsche recebe 200 mil marcos do governo alem�o para, no prazo de dez meses, produzir tr�s prot�tipos.
1936 - Da garagem da casa de Porsche, com 16 meses de atraso, saem tr�s prot�tipos batizados de Volksauto-s�rie VW-3, que seriam testados por 50 mil Km.
1937 - A associa��o entre Porsche, Daimler-Benz e Reuter & Co. produz mais de 30 prot�tipos, batizados de VW-30, e realiza 2,4 milh�es de Km de testes. O governo alem�o, j� sob o comando de Adolf Hitler, cria uma empresa estatal e viabiliza a fabrica��o do carro. O capital inicial, de 50 milh�es de marcos, veio da Kdf (iniciais em alem�o de For�a da Alegria), um dos departamentos da Frente Trabalhista Alem�, o sindicato oficial. O nome original do ve�culo, Kdf-Wagen, n�o pegou Porsche viaja para os Estados unidos para visitar as linhas de montagem de Detroit e se encontrar com Henry Ford.
1938 - Come�am a ser contru�das em Fallersleben, na baixa Sax�nica (regi�o entre o rio Reno e o mar B�ltico), a f�brica para a produ��o do carro e uma cidade para 90 mil habitantes, destinada aos futuros oper�rios e suas fam�lias. Depois, a cidade recebeu o nome de Wolfsburg. Parte do dinheiro destinado �s obras provinha de alem�es que, mesmo sem saber a data da entrega, queriam um Kdf-Wagen.
1939 - Com o in�cio da II Guerra Mundial, os Kdf-Wagen n�o chegam a ser fabricados e a nova f�brica est�ria produzindo veiculos militares, com destaque para o Kubelwagen (tipo de cambur�o, que teve 55 mil unidades produzidas) e para os Schwimmwagen (carro anf�bio, com 15 mil unidades).
1944 - Os aliados atacam e destroem a f�brica.
1946 - Come�a a reconstru��o da f�brica e a produ��o � limitada.
1947 - Ingleses, Sovi�ticos e Norte-americanos n�o se interessam pela f�brica
1948 - Heinrich Nordhoff assume a presid�ncia da f�brica e eleva a produ��o para 19.214 unidades/ano.
1949 - A produ��o cresce para 46.154 unidades e um acordo com a Chrysler permite a utiliza��o da rede de revendas da marca norte-americana em todo o mundo. Foi o primeiro ano do Fusca nos Estados Unidos e apenas duas unidades foram vendidas.
1950 - O primeiro lote de Fuscas desembarca no Brasil, via porto de Santos. As 30 unidades que vieram foram rapidamente vendidas.
1951 - Morre Ferdinand Porsche.
1953 - Com pe�as da Alemanha, inclusive o motor de 1.200 cent�metros c�bicos (cc), o carro come�a a ser montado em um pequeno armaz�m alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga (zona sudeste de S�o Paulo).
1954 - O carro Volks come�a a consquitar os norte-americanos, que o apelidam de Beetle (besouro).
1956 - A Volkswagen inicia a constru��o de sua f�brica de 10,2 mil metros quadrados no Km 23,5 da via Anchieta (S�o Bernardo do Campo)
1957 - A f�brica solta seu primeiro produto, a Kombi.
1959 - O Fusca come�aa a ser produzido no dia 3 de janeiro, com um �ndice de nacionaliza��o de 54%. A primeira unidade � adquirida pelo empres�rio paulista Eduardo Andrea Matarazzo. No dia 18 de novembro, a f�brica � inaugurada oficialmente. A Volks brasileira fecha o ano com 8.406 unidades vendidas.
1962 - O Fusca torna-se l�der de vendas no Brasil, com 31.014 ve�culos vendidos.
1964 - A Volks lan�a o Fusca com teto solar, mas, apelidado de "Cornowagen", fica s� alguns meses no mercado.
1965 - A Volks lan�a a vers�o "P� de Boi", cerca de 15% mais parata (n�o possuia nenhum �tem cromado).
1967 - O carro troca o motor de 1.200 cc (36 cv) pelo 1.300 cc (46 cv) e, para aumentar a visibilidade, ganha um vidro traseiro 20% maior e os limpadores do p�ra-brisa s�o melhor posicionados.
1969 - Walt Disney lan�a o filme "Se Meu Fusca Falasse", no qual o carro, chamado de Herbie, nada, anda sobre duas rodas e at� pensa.
1970 - O carro ganha op��o de motor 1.500 cc (52 cv), bitola traseira 62 mm mais larga, eixo traseiro com barra compensadora, cap� do motor com aberturas para ventila��o, novas lanternas traseiras e passa a incorporar cintos de seguran�a dianteiros. Nesse ano, um inc�ndio destr�i o setor de pintura da f�brica e o primeiro Fusca brasileiro � exportado para a Bol�via.
1972 - A Volkswagen do Brasil atinge a produ��o de 1 milh�o de Fuscas.
1974 - O motor 1.600 cc (65cv) passa a ser op��o para o Fusca. As vendas do carro batem recorde, com 237.323 unidades no ano, n�mero que nunca seria superado.
1978 - A Volkswagen alem� deixa de produzir o Fusca.
1979 - O Fusca ganha motor movido a �lcool e as lanternas traseiras crescem, sendo apelidadas de "Faf�".
1986 - O Fusca ganha bancos reclin�veis com apoio de cabe�a e janelas laterais traseiras basculantes. No final do ano, no entanto, por raz�es mercadol�gicas (as vendas decresciam anualmente desde 1980 devido � chegada de carros mais modernos), a Volks tira o carro de linha.
1987 - Com o fim do Fusca, o Opala � adotado pela Pol�cia Militar de S�o Paulo.
1993 - Setembro: oito meses ap�s o pedido do ent�o presidente Itamar Franco ao ent�o presidente da Volkswagen Pierre-Alain De Smedt e com investimentos de US$ 30 milh�es, a Volkswagem retoma a produ��o do Fusca. Entre as novidades do modelo, destacam-se vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, pneus radiais, freios dianteiros a disco, refor�os estruturais e cintos de seguran�a de tr�s pontos. Pesquisa Datafolha aponta o Fusca como a marca mais lembrada. Por outro lado, as vendas ficam abaixo das expectativas e o pre�o do carro cai cerca de US$1.000.
1996 - Em junho, o Fusca novamente deixa de ser produzido. O M�xico passa a ser o �nico pa�s a produzir o carro. Em novembro � institu�do oficialmente o dia do Fusca (20 de janeiro) .
1998 - No dia 14 de fevereiro, a f�brica de Puebla, no M�xico, come�a a produzir o novo Fusca em grande escala. O carro vira mania nos Estados Unidos. Em maio, a Volks promove um "recall" para trocar a fia��oo pr�xima � bateria devido � possibilidade de inc�ndio.
Fontes Wikipedia e Exactaexpress
No comments:
Post a Comment