Monday, December 14, 2009

Escoria��es - 11� parte

Leia tamb�m a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte, 7� parte, 8� parte e 9� parte e 10� parte.


Chegamos finalmente a mais um fim de ano e tamb�m ao fim dos posts relacionados ao �Doutor em Motores� espero que tenham gostado e aproveitado bastante. Segue abaixo os dois �ltimos itens sobre Escoria��es o Amaciamento inadequado e Carga ou sobrecarga.

Amaciamento Inadequado

A � Marcha Lenta

Amaciar o motor em marcha lenta, embora n�o pare�a, tamb�m pode provocar escoria��es no motor e principalmente nos an�is.

A explica��o para isso � que, em marcha lenta, a bomba de �leo tamb�m funciona em baixa rota��o e fornece pouco �leo aos an�is, pist�es e cilindros.

Como, al�m disso, as pe�as s�o novas e, portanto, n�o se assentaram ainda, estando bastante justas, poder� ocorrer que o filme de �leo das paredes do cilindro, por ser insuficiente, venha a se romper, causando escoria��es aos an�is.

Para se evitar isso, deve-se, portanto, amaciar o motor em rota��o ligeiramente acelerada, mesmo durante o per�odo de aquecimento.

B � �gua fria no sistema

Outro mau costume � deixar-se o motor amaciando com �gua fria circulando pelo sistema.



Quando se segue essa pr�tica o que acontece � que os cilindros n�o se dilatam totalmente por estarem sendo arrefecidos com �gua fria.

Por outro lado, os pist�es e an�is est�o sendo aquecidos pelo calor da combust�o e dilatam-se totalmente, e com isso, a folga entre pist�es torna-se insuficiente, provocando escoria��es e engripamento.

9 � Carga ou sobrecarga

A sobrecarga prolongada � um dos fatores que mais provocam escoria��es e outras graves avarias em um motor e pode ser identificada quando o motor, operando em rota��o abaixo da normal, n�o consegue aumentar de rota��o quando se pisa no acelerador.

O que acontece � que, durante a sobrecarga, a quantidade m�xima de combust�vel � for�ada para dentro de cada cilindro, de forma que � gerado mais calor na c�mara de combust�o.

Isso aumenta a temperatura e a press�o dos gases de combust�o que, por sua vez, elevama temperatura de funcionamento dos pist�es, an�is e cilindros.

Ao mesmo tempo, porem, o fluxo de �gua � m�nimo, porque a bomba de �gua est� operando em velocidade reduzida, o fluxo de ar atrav�s do radiador devido a baixa rota��o do ventilador e � baixa velocidade do ve�culo e, al�m disso, h� uma diminui��o no lan�amento do �leo vindo dos mancais das bielas e uma redu��o no fluxo de �leo, devido � baixa rota��o do motor. Como o �leo serve tanto para esfriar como para lubrificar, reduz-se ainda mais o resfriamento do motor.

Com isso, devido � soma dessas diversas situa��es extremamente prejudiciais, n�o apenas escoria��es e engripamento poder�o ocorrer no motor mas, tamb�m, a queima do pist�o em um ou mais cilindros; a quebra de an�is superiores, o desgaste excessivo das canaletas superiores, an�is presos e graves avarias em outras pe�as do motor.

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