Friday, April 30, 2010

Junta homocin�tica voc� sabe o que �?

Voc� pode n�o saber mais esta pe�a de nome estranho � uma das maiores respons�veis por fazer seu carro andar.
A junta homocin�tica serve exatamente para transmitir a for�a do sistema de transmiss�o, para as rodas e ao mesmo tempo, permitir que as rodas girem mesmo quando voc� moda de dire��o ou passa por buracos.

As juntas homocin�ticas atuais t�m longa durabilidade, em geral 40 ou 50 mil quil�metros, mas necessitam de alguns cuidados especiais, quando for a um mec�nico ou mesmo em um posto de gasolina, � sempre bom dar uma olhada como est�o as suas coifas (prote��o de borracha sanfonada ligada as rodas), Ela protege a junta homocin�tica de poeira, chuva e lama. Se a coifa tiver algum problema graxa existente nela perde-se em seu lugar se depositam subst�ncias abrasivas, reduzindo a durabilidade do conjunto em alguns milhares de quil�metros e obrigando a troca da pe�a toda.

Como perceber que existe problema no sistema de tra��o homocin�tica
Os problemas na homocin�tica podem ser percebido pelo motorista, tanto com o carro em movimento como em manobras. No primeiro caso, surge um barulho de atrito met�lico caracter�stico, enquanto no segundo ocorrem estalos. Em ambos os casos, � sinal de que o conjunto est� com excesso de folga, e a solu��o � troc�-lo por um novo.

Existem homocin�ticas recondicionadas, que apesar de serem baratas, podem travar provocando s�rios acidentes. Existe um processo de recupera��o de homocin�ticas (remanufaturada) que s� � v�lido se for feito pelo pr�prio fabricante, que pouco aproveita da junta usada e, pode assim colocar no mercado uma pe�a com pre�o 30% menor e com a garantia da f�brica.

Uma solu��o de emerg�ncia, caso se possa intervir logo no primeiro sinal de desgaste, � desmontar a coifa, remover a junta homocin�tica, limp�-la e trocar a graxa (al�m de trocar a pr�pria coifa, se estiver estragada). Procure um mec�nico de sua confian�a, pois sua troca requer ferramentas apropriadas e em geral o custo de sua manuten��o n�o � alto.

Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...