Suzuki Hayabusa
Origem: Wikip�dia, a enciclop�dia livre.
Hayabusa GSX1300R | |
---|---|
Fabricante | Suzuki |
Apelido | Busa, Bus |
Produ��o | 1999 - presente |
Tipo | Hyper Sport |
Motor | 1340cc3 4 cilindros em linha, 4 tempos DOHC 16v[1] |
Pot�ncia | 197cv a 9.500 rpm[1] |
Torque | 15,81 kgfm a 7.200 rpm[1] |
Transmiss�o | 6 marchas |
Suspens�o | Dianteira: forquilha invertida com 43mm de di�metro - 120mm de curso; Traseira: monoamortecedor totalmente regul�vel - 120mm de curso |
Freios | Dianteiro: Discos duplos de 310mm, assistidos por 4 pin�as de montagem radial ; Traseiro: Disco simples de 260 mm, com pin�a de um pist�o |
Pneus | D: 120/70-R-17; T: 190/50-R-17 |
Altura do Assento | 735mm[1] |
Tanque | 21 lts |
Rela��es | Suzuki B-King |
Similar | Honda CBR 1100XX SuperBlackbird |
A Suzuki Hayabusa (tamb�m conhecida como GSX1300R em alguns pa�ses) � uma motocicleta Hyper Sport originalmente apresentada pela Suzuki em 1999. Possui um motor de 1.340cc de 4 cilindros em linha, 4 tempos e foi exaustivamente testada como sendo a motocicleta em produ��o mais r�pida do mundo antes de um acordo de cavalheiros entre os fabricantes japoneses em 2001 para limitar, eletronicamente, a velocidade das motocicletas produzidas a patir daquele momento
Hist�ria
1999
O nome Hayabusa � a tradu��o japonesa para Falc�o-peregrino, o p�ssaro que � capaz de velocidades superiores a 320km/h[2] e �, tamb�m, o predador natural (talvez n�o por coincid�ncia) do blackbird (nome atribu�do a v�rias esp�cies de p�ssaros), em uma clara refer�ncia � CBR 1100XX Super Blackbird pois, quando foi lan�ada no mercado, em 1999, tomou o t�tulo de motocicleta mais r�pida do mundo das m�os da Honda. A primeira gera��o da Hayabusa era chamada de GSX1300R e era impulsionada por um motor de 1.299cc com 4 cilindros em linha, refrigerado a �gua. Esse motor permaneceu praticamente inalterado at� o modelo 2008 ser lan�ado no mercado. Originalmente, o motor de 1.299cc � capaz dos seguintes n�meros:
- 1/4 de milha (402m): 10.02s @ 231.26km/h
- 60-130 km/h: 3.13s
- 130-160 km/h: 3.31s
- Velocidade M�xima: 317km/h (recorde aferido pelo Guinness Book de 2000 e 2004)
- Pot�ncia: 180 cv (157cv @ 9.800 rpm, medido na roda traseira)
2008
A competi��o no segmento de motos Hyper Sport cresceu muito com a inclus�o de outras marcas, como BMW K1200S, Kawasaki Ninja ZX-12R e Kawasaki Ninja ZX-14. Esse crescimento fez com que a Suzuki repensasse toda a estrat�gia de mercado da Hayabusa, revisando todo seu modelo para o lan�amento de 2008.[4] A Suzuki simplesmente abriu m�o da designa��o GSX1300R em alguns pa�ses e chamou a motocicleta de Hayabusa. O tamanho do motor cresceu para 1340cc com uma taxa de compress�o de 12.5:1. Ap�s toda a revis�o, o ganho de pot�ncia obtido superou em de 12% ao propulsor anterior, passando a gerar 194cv.
O combust�vel agora � injetado atrav�s de um novo corpo de borboleta de 44mm, usando o Suzuki Dual Throttle Valve (ou somente SDTV). O sistema de sele��o do modo de pilotagem (chamado de Suzuki Drive Mode Selector, ou simplesmente S-DMS) , uma tecnologia introduzida na linha GSX-R, permite escolher entre tr�s op��es de entrega de pot�ncia: conforto (touring), normal e esporte (high performance). Uma das caracter�sticas mais not�veis � a inclus�o de um novo sistema de exaust�o 4-2-1-2, que cumpre as exig�ncias das regulamenta��es de emiss�o de gases EURO3 e EPA Tier 2, um sistema de embreagem deslizante, uma carenagem redesenhada, os piscas traseiros tamb�m foram incorporados � traseira da motocicleta, para melhoria da aerodin�mica. Apesar da velocidade m�xima, uma das caracter�sticas mais marcantes do modelo, ter sido limitada eletronicamente em 299km/h, a acelera��o est� mais r�pida, mesmo comparada aos carros mais r�pidos do planeta: de 0 a 160km/h em 5.44s.
No comments:
Post a Comment