Leia tamb�m os outros artigos de "Retifica��o de motores": 1� Parte
Bronzinas (ou casquilhos)
Da mesma forma como os mancais, tamb�m as bronzinas exigem uma s�rie de cuidados para poder-se ter, ao final do servi�o, um motor em perfeitas condi��es de funcionamento.
Embora sejam aparentemente simples, as bronzinas possuem diversas caracter�sticas que, embora � primeira vista n�o sejam percebidas, exercem importantes fun��es durante seu funcionamento.
Cada metade da bronzina, por exemplo, � ligeiramente maior que a metade de um c�rculo e, por isso, se sobressai, ligeiramente, do seu alojamento.
A bronzina sobressai ligeiramente do seu alojamento.
Esse comprimento extra, que conforme a bronzina, pode ser de aproximadamente 0,005 mm (.002�), � chamado de carga de aperto e � constatado facilmente quando se instalam bronzinas novas nos alojamentos e encostam-se ligeiramente os parafusos dos mancais fixos ou de bielas. Nessa ocasi�o v�-se que quando as extremidades das bronzinas se encostam, as capas mant�m-se ainda afastadas dos mancais devido a esse comprimento extra.
Verifica��o de carga de aperto das bronzinas.
Isso acontece para que, quando os parafusos dos mancais forem apertados com o torque final, a for�a exercida pelos mesmos, comprima a bronzina, for�ando-a a assentar-se totalmente em seu alojamento. Isso � chamado de �carga de aperto das bronzinas�.
Portanto, � muito importante que o aperto final seja exatamente o recomendado pelo fabricante do motor (e aplicando com uma chave de torque de boa qualidade), pois, se o aperto for excessivo, isso causar� a deforma��o da circularidade do mancal e se for insuficiente, haver� um contato imperfeito da bronzina com o mancal e com o colo do virabrequim, formando vazios entre a face externa da mesma e seu alojamento, o que acarretar� ema pior transfer�ncia de calor, um desgaste irregular da mesma, folga insuficientes para passagem do �leo lubrificante e, consequentemente, uma diminui��o na sua vida �til.
Outras caracter�sticas das bronzinas � que sua espessura � menor nas pontas como preven��o contra um eventual excesso de aperto.
Conforme mostrado na figura abaixo, a espessura das bronzinas vai diminuindo ao se aproximar das pontas at� ficar de 0,013 a 0,025 mm menor que no meio.
Dimens�es das bronzinas.
Com isso, mesmo apertando-se demasiadamente os parafusos dos mancais, continua-se tendo uma folga suficiente para passagem de �leo lubrificante nessas regi�es.
Outro ponto, a ser tamb�m observado, � que as bronzinas s�o fabricadas com um pequeno alargamento de di�metro nas extremidades. Esse alargamento, que poder� ser de cerca de 0,25 mm (.010�), tem por finalidade for�ar as pontas das bronzinas contra o alojamento. Dessa forma, ao apertarem-se os parafusos, a tend�ncia das extremidades ser� de comprimirem-se mas contra os mancais, ao inv�s de tentarem fletir-se para o lado de dentro, contra o colo da �rvore de manivelas, o que diminuiria a folga naquela �rea.
Tanto o alargamento do di�metro nas pontas como os demais pontos aqui abordados devem ser observados cuidadosamente pois, al�m de auxiliarem na an�lise de problemas que envolvam bronzinas, quando da desmontagem do motor, tamb�m, e principalmente, s�o os grandes respons�veis pela exist�ncia de uma folga correta entre as bronzinas e os colos da �rvore de manivelas.
Essa folga, por seu vez, influi diretamente na lubrifica��o tanto da pr�pria �rvore como, tamb�m, de outras partes do motor, principalmente dos cilindros, proporcionando-lhes condi��es ideais de funcionamento.
Quando essa folga n�o � correta, podem ocorrer diversas anomalias no funcionamento do motor, tendo-se j� contatado, inclusive, casos de escoria��es e engripamentos envolvendo cilindros, pist�es e an�is, causados pela instala��o incorreta de bronzinas.
Bronzinas (ou casquilhos)
Da mesma forma como os mancais, tamb�m as bronzinas exigem uma s�rie de cuidados para poder-se ter, ao final do servi�o, um motor em perfeitas condi��es de funcionamento.
Embora sejam aparentemente simples, as bronzinas possuem diversas caracter�sticas que, embora � primeira vista n�o sejam percebidas, exercem importantes fun��es durante seu funcionamento.
Cada metade da bronzina, por exemplo, � ligeiramente maior que a metade de um c�rculo e, por isso, se sobressai, ligeiramente, do seu alojamento.
A bronzina sobressai ligeiramente do seu alojamento.
Esse comprimento extra, que conforme a bronzina, pode ser de aproximadamente 0,005 mm (.002�), � chamado de carga de aperto e � constatado facilmente quando se instalam bronzinas novas nos alojamentos e encostam-se ligeiramente os parafusos dos mancais fixos ou de bielas. Nessa ocasi�o v�-se que quando as extremidades das bronzinas se encostam, as capas mant�m-se ainda afastadas dos mancais devido a esse comprimento extra.
Verifica��o de carga de aperto das bronzinas.
Isso acontece para que, quando os parafusos dos mancais forem apertados com o torque final, a for�a exercida pelos mesmos, comprima a bronzina, for�ando-a a assentar-se totalmente em seu alojamento. Isso � chamado de �carga de aperto das bronzinas�.
Portanto, � muito importante que o aperto final seja exatamente o recomendado pelo fabricante do motor (e aplicando com uma chave de torque de boa qualidade), pois, se o aperto for excessivo, isso causar� a deforma��o da circularidade do mancal e se for insuficiente, haver� um contato imperfeito da bronzina com o mancal e com o colo do virabrequim, formando vazios entre a face externa da mesma e seu alojamento, o que acarretar� ema pior transfer�ncia de calor, um desgaste irregular da mesma, folga insuficientes para passagem do �leo lubrificante e, consequentemente, uma diminui��o na sua vida �til.
Outras caracter�sticas das bronzinas � que sua espessura � menor nas pontas como preven��o contra um eventual excesso de aperto.
Conforme mostrado na figura abaixo, a espessura das bronzinas vai diminuindo ao se aproximar das pontas at� ficar de 0,013 a 0,025 mm menor que no meio.
Dimens�es das bronzinas.
Com isso, mesmo apertando-se demasiadamente os parafusos dos mancais, continua-se tendo uma folga suficiente para passagem de �leo lubrificante nessas regi�es.
Outro ponto, a ser tamb�m observado, � que as bronzinas s�o fabricadas com um pequeno alargamento de di�metro nas extremidades. Esse alargamento, que poder� ser de cerca de 0,25 mm (.010�), tem por finalidade for�ar as pontas das bronzinas contra o alojamento. Dessa forma, ao apertarem-se os parafusos, a tend�ncia das extremidades ser� de comprimirem-se mas contra os mancais, ao inv�s de tentarem fletir-se para o lado de dentro, contra o colo da �rvore de manivelas, o que diminuiria a folga naquela �rea.
Tanto o alargamento do di�metro nas pontas como os demais pontos aqui abordados devem ser observados cuidadosamente pois, al�m de auxiliarem na an�lise de problemas que envolvam bronzinas, quando da desmontagem do motor, tamb�m, e principalmente, s�o os grandes respons�veis pela exist�ncia de uma folga correta entre as bronzinas e os colos da �rvore de manivelas.
Essa folga, por seu vez, influi diretamente na lubrifica��o tanto da pr�pria �rvore como, tamb�m, de outras partes do motor, principalmente dos cilindros, proporcionando-lhes condi��es ideais de funcionamento.
Quando essa folga n�o � correta, podem ocorrer diversas anomalias no funcionamento do motor, tendo-se j� contatado, inclusive, casos de escoria��es e engripamentos envolvendo cilindros, pist�es e an�is, causados pela instala��o incorreta de bronzinas.
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