Monday, July 20, 2009

Retifica��o de motores - 3� Parte

Leia tamb�m os outros artigos de "Retifica��o de motores": 1� Parte e 2� parte.


Retifica��o do cilindro

Continuando a descri��o das corre��es feitas nos componentes do motor atrav�s de retifica��o ou outras formas de usinagem, vamos agora abordar a retifica��o do cilindro.

Nessa opera��o, quando pretende-se passar um cilindro de um determinado di�metro para uma sobremedida qualquer, a provid�ncia que deve ser tomada em primeiro lugar � certificar-se de que haja uma perfeita perpendicularidade entre a usinagem feita nos cilindros e a linha central dos mancais.

Isso � essencial porque, se um cilindro for usinado com alguma inclina��o, ele far� com que tamb�m as bielas trabalhem inclinadas, for�ando o pist�o contra um dos lados do cilindro e provocando o mesmo tipo de problemas que um biela empenada.

Por isso, quando se emprega uma mandrilhadora port�til, do tipo que vai assentada no plano superior do bloco, deve-se assegurar de que esse plano esteja exatamente paralelo ao eixo dos mancais e evitar que alguma pequena sujeira ou rebarba fique entre a face do bloco e a base da m�quina, causando a inclina��o da m�quina e fazendo com que essa usine os furos tamb�m inclinados.


Mandrilhadora port�til

Quanto �s m�quinas de coluna, embora essa ocorr�ncia seja mais rara, pois � a base do bloco que se assenta sobre a mesa da m�quina, tamb�m nesse caso � necess�rio verificar o paralelismo como dito acima, pois, nem sempre a face inferior do bloco estar� perfeitamente paralela � linha central dos mancais.


Mandrilhadora de coluna.

Outra verifica��o que deve ser feita antes do in�cio retifica��o � quanto ao perfeito estado de funcionamento e regulagem da m�quina e das ferramentas de corte. Isto pe importante porque se a m�quina estiver desregulada, com folgas, ou desbalanceada, poder�o ocorrer vibra��es ou trepida��es durante a usinagem que ir�o provocar falhas no acabamento e nas dimens�es dos cilindros.

Passando-se � retifica��o propriamente dita, o cuidado que deve ser tomado � o de usinar os cilindros deixando-os com um di�metro de 0,03 a 0,05 mm menor do que a medida desejada.

Com isso, garante-se material suficiente para ser retirado durante o brunimento, ap�s o que atinge-se a medida final especificada.

Brunimento

O brunimento tam como finalidade remover aaspereza, ou seja, os riscos horizontais paralelos, deixados pela ferramenta de retificar e, ao mesmo tempo, proporcionar ao cilindro, um acabamento final uniforme e de rugosidade controlada.

A rugosidade das paredes do cilindro exerce grande influ�ncia no posterior desempenho do motor pois se, por um lado, uma parede for deixada muito lisa, n�o ir� reter um filme de �leo suficiente para lubrificar convenientemente o pist�o e an�is, e, por outro lado, se for deixado um acabamento grosseiro, muito �spero, haver� desgaste prematuro dos an�is e tend�ncia do motor a consumir �leo.

Assim sendo, para se obter uma boa rugosidade e consequentemente, um bom brunimento do cilindro, devem-se respeitar os seguintes pontos:

1 � O brunidor deve ser movimentado rapidamente para cima e para baixo, em rota��o moderada.

Cada fabricante de motor normalmente especifica essas velocidades.
Exemplo:

a) Motores Diesel com cilindros de 90 mm de di�metro:
- Rota��o da m�quina: 100 R.P.M.
- Frequ�ncia: 50 cursos por minuto.

b) Motores diesel com cilindro de 128 mm de di�metro:
- Rota��o da m�quina: 80 R.P.M.
- Frequ�ncia: 40 cursos por minuto.

2 � As pedras de brunir devem ser limpas com uma escova dura entre o trabalho em um cilindro e o pr�ximo para n�o ficarem �empastadas� e prejudicarem o acabamento.

3 � A grana das pedras de brunir deve ser a especificada pelo fabricante do motor, n�o sendo recomendadas pedras excessivamente grossas ou excessivamente finas, pelos inconvenientes acima mencionados.

Na falta dessas especifica��es, normalmente consegue-se bons resultados com pedras de grana 120 a 150.

4 � A lubrifica��o dos cilindros durante o brunimento deve ser abundante para evitar aquecimento e consequentes danos �s partes em trabalho devendo-se, para tanto, utilizar �leo de corte de boa qualidade. Pode-se tamb�m utilizar uma mistura de �leo n�o detergente (40%) e querosene (60%).

5 � Os riscos deixados pelas pedras devem cruzar-se formando �ngulos de 120�.


Superf�cie corretamente brunida com �ngulos de cruzamento de 120�.

Uma vez feito o brunimento, passa-se � lavagem dos cilindros pelos m�todos convencionais e, em seguida, � limpeza final que, conforme j� mencionado anteriormente, deve ser feita esfregando-os inicialmente com um pano embebido em �leo de motor e, a seguir, com panos limpos e secos.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...