Monday, September 14, 2009

Escoria��es - 2� parte

Leia tamb�m a 1� parte

Causas da escoria��o e do engripamento

Toda situa��o que provoque um aumento de temperatura na superf�cie das pe�as em atrito, at� perto do ponto de fus�o do metal, ou que impe�a a transfer�ncia de calor dessas superf�cies, tem influ�ncia na escoria��o e engripamento do motor.

Suas principais causas, que podem ocorrer individualmente, ou em conjunto, s�o as seguintes:

1 � no sistema de lubrifica��o:
a � bomba de �leo desgastada.
b � passagem ou tela de filtragem de �leo entupidas.
c � v�lvula de al�vio da press�o do �leo emperrada na posi��o aberta ou com mola quebrada.
d � folgas incorretas nos mancais.
e � �leo contaminado.
f � baixo n�vel do �leo.

2 � No sistema de arrefecimento:
a � vazamentos externos.
b � vazamentos internos.
c � radiador entupido.
d � dep�sitos no bloco.
e � termostato defeituoso.
f � tampa de press�o do radiador defeituosa.
g � correia do ventilador gasta ou partida, ou rotor da bomba de �gua corro�do.

3 � Carbura��o:
a � mistura muito rica ou muito pobre, ou afogador autom�tico emperrado.

4 � Ponto de igni��o incorreto.

5 � Detona��o.

6 � Pr�-igni��o.

7 � Pe�as mal ajustadas:
a � folga insuficiente entre pist�o e cilindro.
b � muita interfer�ncia no pino do pist�o.
c � an�is com folga insuficiente entre pontas.
d � ajuste impr�prio da camisa do cilindro.
e � desalinhamento de bielas.
f � perda da trava do pino do pist�o.

8 � Amaciamento inadequado:
a � marcha lenta.
b � �gua fria no sistema.

9 � Sobre carga ou abuso da capacidade do motor.

Analise das causas

Uma vez que j� sabemos quais as poss�veis causas que provocam a escoria��o ou engripamento de um motor, vamos agora analis�-las individualmente, verificando porque ocorrem, como ocorrem, onde se localizam e como corrig�-las.

1 � Sistema de lubrifica��o

A � Bomba de �leo desgastada

Uma bomba de �leo desgastada al�m dos limites normais, poder� provocar a escoria��o ou engripamento de um motor, pois as folgas excessivas das engrenagens entre si e com a carca�a da bomba, reduzem sua capacidade de fazer o �leo lubrificante circular pelo motor e manter a press�o no circuito. Por isso � muito importante que se verifique se a bomba esta fornecendo a press�o especificada pelo fabricante.

Alguns ve�culos j� possuem no painel um man�metro que indica a press�o fornecida pela bomba de �leo.

Outros, no entanto, possuem uma l�mpada de alerta no painel que se acende quando baixa a press�o do �leo. Quando � necess�rio verificar a press�o da bomba de �leo nesses ve�culos, o mec�nico deve localizar o buj�o do tubo que d� acesso � galeria de �leo principal, remov�-lo e substitu�-lo por uma conex�o ligada a um medidor de press�o de �leo.

Quando ao exame da bomba de �leo, propriamente dita, proceda da seguinte forma:
- Me�a a folga entre as extremidades das engrenagens da bomba de �leo e a tampa de cobertura.


As folgas da bomba de �leo devem ser conferidas de acordo com as especifica��es do fabricante.

- Me�a tamb�m a folga entre os dentes da engrenagem e a carca�a com um calibrador de l�minas.


Comprova��o da folga entre a tampa e as engrenagens da bomba de �leo.


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