Monday, September 20, 2010

Como escolher um carro usado

Para muitas pessoas comprar um carro usado pode ser mais vantajoso que a compra de um carro novo. Por exemplo: Um carro usado desvaloriza menos do que um novo em alguns casos. Vamos supor que voc� compre um Golf 1.6 com o b�sico mas um carro zero. Mas pelo mesmo valor voc� pode comprar uma BMW com uns 5 anos de uso pelo mesmo valor porem com todos opcionais que at� o Golf mais completos n�o teriam, daqui um ano ou dois, provavelmente, o Golf ter� uma desvaloriza��o muito maior que a BMW.

Muitos preferem comprar um 0k pois n�o dar� muitos problemas, porem n�o � o que se v� hoje em dia principalmente nos equipamentos eletr�nicos.

A tarefa mais dura em comprar um carro usado, � justamente, encontrar este carro e d� prefer�ncia para revendas autorizadas ou de confian�a. E quando encontrar preste aten��o nos seguintes itens:


1. Examine o carro de dia, para ver se h� bolhas (ferrugem), ou ondula��es e amassados (batidas), se tiver � oportunidade leve o carro a uma oficina de pintura eles saber�o se o carro j� foi batido.
2. Teste o amortecedor balan�ando o carro. Se o ve�culo balan�ar diversas vezes, o amortecedor pode estar em m�s condi��es.
3. Examine o estado dos pneus. Desgastes irregulares nos pneus indicam problemas com a suspens�o, alinhamento ou balanceamento das rodas.
4. Fique atento a respingos ou encerados na pintura. Eles podem ocultar defeitos.
5. Observe se a linha lateral do carro n�o tem ondula��es: agache junto ao farol dianteiro e mire a perspectiva do carro.
6. Cheque o encaixe de portas, cap� e porta-malas: poss�veis folgas denunciam consertos malfeitos.

Parte interna:
1. D� ao menos uma volta para ver se h� ru�dos com o carro em movimento.
2. Engate cada uma das marchas para ver se encaixam com facilidade.
3. Pe�a a avalia��o de um mec�nico de confian�a. Ele possui conhecimento t�cnico suficiente para detectar qualquer problema.
4. Freie normalmente o carro. Se houver ru�do met�lico, � sinal de que as pastilhas est�o gastas. Em um local plano e sem fluxo de carros, freie o ve�culo soltando as m�os da dire��o. Se o carro pender para um dos lados, h� problemas no freio, suspens�o ou os pneus n�o est�o corretamente calibrados.
5. Verifique se as rodas est�o balanceadas e alinhadas. Caso n�o estejam, haver� trepida��o na dire��o ou o carro pender� para um dos lados.
6. Certifique-se de que o ve�culo tem todos os equipamentos de seguran�a obrigat�rios.

Exija todos os documentos em ordem na hora da compra. Para transferir o ve�culo para o seu nome no Detran voc� precisar� dos DOCUMENTOS PARA TRANSFER�NCIA DE PROPRIEDADE:

1. Comprovantes do pagamento do IPVA atual (e de dois anos anteriores), do seguro obrigat�rio e de multas pendentes.
2. Certificado de Registro e Licenciamento do ve�culo.
3. Certificado de Transfer�ncia datado, preenchido e com firma reconhecida. 4. C�pias da Carteira de Identidade e do CPF.
5. Comprovante de resid�ncia.
6. Decalque do n�mero do chassi do ve�culo.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...