Friday, September 3, 2010

Forma correta de transportar crian�as

Seguran�a tamb�m � um dos valores fundamentais e intr�nsecos � Sustentabilidade. Assim, lembramos a nossos leitores que j� est� em vigor desde ontem, 01/09/2010, a resolu��o 277 do Conselho Nacional de Tr�nsito (Contran), que visa estabelecer condi��es m�nimas de seguran�a para o transporte de passageiros com idade inferior a sete anos e meio em ve�culos de passeio.

A resolu��o determina que:
1. crian�as de at� um ano de idade sejam transportadas no equipamento denominado convers�vel ou beb� conforto
2. crian�as entre um e quatro anos em cadeirinhas
3. crian�as de quatro a sete anos e meio em assentos de eleva��o (vide ilustra��o abaixo).



Deve-se utilizar, sempre, o dispositivo de reten��o adequado ao peso e altura da crian�a, pois o objetivo � o de reduzir o risco ao usu�rio em casos de colis�o ou de desacelera��o repentina do ve�culo, limitando o deslocamento do corpo da crian�a.

Cabe aqui uma palavra de cautela: antes de acomodar a crian�a em um dispositivo de reten��o, leia o manual de instru��o, treine a fixa��o e jamais fa�a adapta��es. Veja algumas dicas de um especialista da Volkswagen em sistemas de reten��o de ocupantes:

1. Para fixar corretamente a cadeirinha, exer�a press�o com as m�os ou apoie o joelho sobre ela para for�ar o ajuste e eliminar as folgas.

2. Atravesse o cinto nos locais indicados pelo fabricante da cadeirinha. Verifique se o cinto passa no centro do ombro, o mais ajustado poss�vel ao t�rax e nunca junto ao pesco�o, e se a faixa sub-abdominal est� na regi�o da cintura, n�o sobre o est�mago.

3. Certifique-se de que o clipe de seguran�a esteja corretamente travado.

4. Teste a efici�ncia da fixa��o. Puxe a cadeirinha em dire��o oposta � que est� instalada, simulando uma frenagem brusca ou choque frontal do ve�culo. O deslocamento n�o deve ser maior que 2 cent�metros.

Antes da exist�ncia da resolu��o do Contran, a �rea de Engenharia de Seguran�a Veicular da Volkswagen do Brasil j� realizava testes rigorosos para validar a conformidade dos meios de fixa��o das cadeirinhas nos ve�culos Volkswagen. Todos os ve�culos da marca s�o equipados com cinto de seguran�a de tr�s pontos com comprimento suficiente para a fixa��o do equipamento e o Golf tamb�m oferece de s�rie um dispositivo de bloqueio (KiSi) no retrator do cinto de seguran�a traseiro, que d� mais estabilidade � cadeirinha durante manobras.

Fique atento, pois quem descumprir a resolu��o poder� ser multado em at� R$ 191,54, receber� sete pontos na Carteira Nacional de Habilita��o e poder� sofrer a reten��o do ve�culo at� que a irregularidade seja sanada.

(Com informa��es e ilustra��es do Contran)
Texto Volkswagen

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...