Saturday, February 19, 2011

Chevrolet Meriva






Chevrolet Meriva

Origem: Wikip�dia, a enciclop�dia livre.

Meriva
Opel Meriva.
Nome(s)
alternativo(s):
Vauxhall Meriva
Opel Meriva
Construtor: Chevrolet, Opel
Produ��o: 2002 - presente
Antecessor: Corsa Wagon
Classe: Minivan monovolume
Tipo de Carro�aria: Monovolume
Motor: 1.8, 8v Flexpower e 1.4, 8v EconoFlex (2009)
Caixa de velocidades: 5 marchas tra��o dianteira
Dist�ncia entre os eixos (mm): 2,630
Comprimento (mm): 4,042
Largura (mm): 1,944
Altura (mm): 1,573
Peso bruto (kg): 1.820 kg
Modelos relacionados: Chevrolet Corsa
Modelos similares: Fiat Idea, Honda Fit, Chevrolet Zafira
Designer: Departamento de Design, comandado pelo Americano David Rand

A Meriva � uma minivan compacta feita a partir da plataforma do Corsa|Corsa , lan�ada em 2002. Projetada na filial brasileira da General Motors , a Meriva tem motores 1.4 Econo.Flex de 105/99 cv (�lcool/gasolina, respectivamente), e 1.8 Flexpower, de 112/114 cv. Ela � produzida apenas em S�o Jos� dos Campos (SP) e em Zaragoza, Espanha. Feita para para substituir o Corsa Wagon, que na �poca 2001 apresentava baixos n�veis de vendas em compara��o aos seus principais concorrente na �poca(Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati).


A Opel , sucessora da GM na Europa, deu todos os cr�ditos da produ��o da minivan Meriva para a Chevrolet brasileira, e acabou levando-a para a Europa, fazendo o caminho inverso de outros ve�ulos da Opel/Chevrolet, vindos de l� para c�.

O nome MERIVA � uma sigla, criada pela pr�pria Chevrolet, embora esse nome esteja presente no Tor�, Livro sagrado dos judeus e se pronuncia |mer�va|, a GM afirma que o nome � uma jun��o aleat�ria de letras feitas pelo computador e nada mais. Seus principais rivais aqui no Brasil s�o: Nissan Livina , Citro�n Picasso, Fiat Idea ,Honda Fit , Volkswagen Spacefox.


  • M-Monovolume
  • E-El�stico
  • R-Revolucion�rio
  • I-Inovador
  • V-Vers�til
  • A-�gil

Lan�ada em 2002, j� como modelo 2003, a Meriva chegou com dois motores: 1.8 8v e 1.8 16v, e uma nomeclatura: CD. Em 2003, j� modelo 2004, ela deixa as 16v e chega com motoriza��o 1.8 Flexpower(um tanto gast�o).Em 2004, a Chevrolet lan�a mais pacote de opicionais para sua minivan, acabando com a nomeclatura CD, e chegando com 4 novas vers�es: Joy, Maxx, Premium e SS (essa com visual mais agresivo e esportivo), todas com motores 1.8 Flexpower.

E assim ficou at� metade de 2008, quando a Chevrolet lan�a a vers�o Easytronic , somente na vers�o Premium. Tr�s meses mais tarde , notando que as vendas estavam ficando mais fracas pelo alto consumo do motor 1.8 Flexpower, adiciona em sua linha o motore 1.4 EconoFlex, que havia sido produzido na chegada do Chevrolet Prisma|Prisma e que deu um folego nas vendas do Chevrolet Corsa|Corsa , exclusivamente nas vers�es Joy e Maxx (que deixaram os motores 1.8). E o motor 1.8 aderiu totalmente o c�mbio Easytronic, nas vers�es Expression (lan�ada especificamente para a vers�o automatizada), Premium e SS. Recebeu, tamb�m, uma leve reestilisa��o , aderindo a gravata cromada da GM sem o arco (nova linguagem da marca) , e lanternas traseiras cromadas, ficando parecidas com as do pai Corsa (com quem, ali�s tem muitas semelhan�as, por serem de mesmas plataformas).

Mesmo com a sa�da de linha do Corsa nos pr�ximos anos, a Meriva n�o tem previs�o para sair de linha, mas para uma nova gera��o.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Meriva

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...