Friday, February 11, 2011

Renault Captur

� Apresentado hoje por Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault, o CAPTUR � o segundo carro-conceito que reflete a estrat�gia de design da Renault.

� Com suas amplas dimens�es e desenho robusto, este crossover esportivo simboliza a descoberta do mundo a dois.

� Seu motor diesel biturbo de baixa cilindrada combina prazer de dirigir, alta performance e baixas emiss�es de CO2.

�No Sal�o de Frankfurt de 2009, a Renault apresentou a sua nova identidade de marca, que coloca o ser humano no centro de suas preocupa��es. Como consequ�ncia, a nova e ambiciosa estrat�gia de design � baseada nas v�rias etapas da vida, com cada uma delas assumindo a forma de um carro-conceito�, explicou Laurens Van den Acker, Diretor do Design da Renault. O primeiro deles, o DeZir, � um coup� de dois lugares, que simboliza a paix�o que acontece no in�cio de toda hist�ria. Agora, o Renault CAPTUR representa a segunda fase deste ciclo, a descoberta do mundo a dois.

Como seu antecessor, o Renault CAPTUR representa o estilo �simples�, �sensual� e �aconchegante�, que progressivamente ser� a assinatura dos pr�ximos carros da marca. �CAPTUR um crossover alegre e esportivo, destinado a um casal jovem, pronto para descobrir o mundo� diz Laurens Van den Acker. J�, o Diretor de Carros-Conceito da Renault, Axel Breun, acrescentou: �O CAPTUR � baseado no estilo lan�ado pelo carro-conceito DeZir, com um lado mais t�cnico e funcional, por�m, sem abrir m�o de ser extremamente atraente e bonito�.


Um Crossover que combina m�sculos e movimento
As dimens�es e linhas do Renault CAPTUR lembram movimento e leveza, ao mesmo tempo em que mostram uma forte personalidade fora-de-estrada, cheia de �m�sculos�. Dando continuidade ao estilo do DeZir, ele n�o tem �ngulos e nem linhas retas, mas formas sensuais e naturais. As principais fontes de inspira��o de Julio Lozano, Designer de Exteriores da Renault, foram os esportes radicais e os atletas. �Para desenhar o CAPTUR, parti da imagem de um sprinter nos starting-blocks, com seus m�sculos tensionados e a pot�ncia produzida quando ele dispara�, explicou. Ele tamb�m se baseou nos equipamentos dos esportes radicais, aliando tecnologia, sofistica��o e leveza, como os capacetes, as luvas e outras prote��es corporais.

O Renault CAPTUR tem a mesma identidade da nova frente, apresentada pelo DeZir. Ela tamb�m se estrutura em torno do amplo logo Renault, verticalizado e posicionado sobre uma superf�cie com um tra�ado escuro, que confere o m�ximo de legibilidade. Os grandes paralamas t�m um aspecto fosco, que destacam a percep��o de robustez. L�mpadas LED prolongam o pisca-pisca, atrav�s de um efeito de ondas que se propagam pela carroceria.

O Renault CAPTUR n�o tem apenas um apelo emocional: � um ve�culo pr�tico e funcional. Quando retirado, o teto r�gido revela uma estrutura em carbono. Assim, o CAPTUR pode se transformar, passando de coup� para convers�vel ou de ve�culo urbano para um fora-de-estrada. O seu lado esportivo � refor�ado pelas portas tipo �asa� (�litro) e pneus superdimensionados de 22 polegadas, montados sobre rodas pretas e brancas, cujo padr�o se repete ao longo dos flancos.

O Renault CAPTUR exibe uma carroceria de cor quente, alaranjada, que toma o lugar do vermelho do DeZir. Esta cor � declinada em diferentes nuances e materiais, tanto do lado de fora como do lado de dentro do ve�culo.


Interior aconchegante e leve
Desta forma, o habit�culo tem uma cor predominantemente laranja, com notas fluorescentes destacadas por uma difus�o cont�nua da luz. �Meus principais temas de inspira��o s�o o corpo humano, os esportes outdoor ou ainda o estilo urbano�, explicou Kana Watanabe, Designer de Cores e Materiais da Renault. �Queria que o ve�culo transmitisse aconchego e dinamismo�, explica a designer.

O interior do Renault CAPTUR � ao mesmo tempo simples de usar e aconchegante. A impress�o de leveza transmitida pelo design externo ainda domina, como os bancos dianteiros ligados ao console central, que parecem estar suspensos no ar. O habit�culo � refinado e n�o tem nenhum equipamento sup�rfluo. Materiais inovadores foram utilizados de forma astuciosa, permitindo brincar com a luz e os efeitos �ticos. O console central, os pain�is das portas e o painel de instrumentos foram criados a partir de um material transl�cido, como se fosse uma �segunda pele�. Na parte da frente, os cordames em tecnofibra ficam � mostra devido aos pontos luminescentes, presentes na maior parte do habit�culo. �Todo o interior foi concebido em torno desta rede de fibras el�sticas esticadas, que remetem ao mundo da vela e do montanhismo. Elas d�o ritmo a este interior atrav�s de jogos gr�ficos e luminosos, refor�ando o dinamismo do ve�culo ao mesmo tempo em que d�o leveza ao habit�culo�, resume Magali Gouraud-Borgers, Designer de Interiores da Renault.

O volante em couro cinza, os bancos dianteiros em carbono, t�picos dos carros de corrida, e os pedais em alum�nio refor�am o aspecto esportivo do ve�culo, dando continuidade �s diretrizes iniciais.

Com seu assoalho forrado com tr�s n�veis de cordames, a traseira do ve�culo � uma �rea funcional:
- A disposi��o dos cordames tensionados permite ter porta-objetos modul�veis.
- A leveza el�stica da estrutura � um convite ao relaxamento. � uma nova proposta de conforto, uma nova forma de se sentar, como se fosse uma rede.
- Por fim, o Renault CAPTUR brinca com a modularidade, oferecendo encostos articulados nas laterais do carro, criando dois verdadeiros assentos traseiros com cintos e apoios de cabe�a. Assim, o CAPTUR pode acomodar quatro passageiros.


Inova��o e alta performance sem gastar muito
O Renault CAPTUR � equipado com um motor-conceito diesel biturbo, desenvolvido com base no novo 1.6 dCi. Para atingir o objetivo de ser l�der europeia em termos de emiss�es de CO2, a Renault se apoia principalmente em uma estrat�gia de downsizing. Trata-se de oferecer uma linha de motores t�rmicos que associam performance e consumo limitado paralelamente � linha de motores el�tricos. O 1.6 biturbo se encaixa perfeitamente nesta estrat�gia. Gra�as � introdu��o da superalimenta��o, ele entrega 160 cv de pot�ncia para uma cilindrada de 1.6 litro, ou seja, uma pot�ncia espec�fica compar�vel a motores como o do Clio R.S., por exemplo. O torque m�ximo de 38,7 mkgf est� dispon�vel desde os 1.750 rpm, garantindo retomadas r�pidas em baixo regime e conforto ao dirigir em qualquer circunst�ncia. Junto com a caixa de c�mbio com dupla embreagem EDC, este grupo motopropulsor oferece um verdadeiro prazer de dirigir, com emiss�es de CO2 limitadas a 99 g/km.

Para melhorar ainda mais as suas performances, o Renault CAPTUR disp�e de um sistema inovador, que aumenta a tra��o em baixa velocidade. Quando uma das duas rodas motrizes perde ader�ncia, o nov�ssimo diferencial mec�nico autoblocante transmite todo ou parte do torque do motor dispon�vel para a roda que tem mais ader�ncia. Assim, a dire��o fica fluida nas estradas ou percursos escorregadios.

O Renault CAPTUR tamb�m est� inaugurando o Visio-system, um recurso inovador que inclui uma c�mera frontal no alto do parabrisa, associada aos dispositivos de aux�lio � condu��o. Esta nova tecnologia insere imagens computadorizadas � proje��o da estrada transmitida pelo monitor central. � a mesma t�cnica da realidade aumentada, que visa a complementar a percep��o do mundo real, incluindo elementos fict�cios. Este sistema permite uma condu��o mais tranquila, unindo seguran�a e conforto.



Fonte Renault

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...