Leia tamb�m a 1� parte, 2� parte, 3� parte e 4� parte.
C � Radiador parcialmente entupido
H� uma maneira simples de verificar se existe restri��o do fluxo de �gua atrav�s do radiador:
1 � Fa�a funcionar o motor at� que seja alcan�ada a temperatura normal de opera��o.
2 � Desligue o motor e apalpe a face interna do radiador. Quaisquer pontos frios encontrados, indicam �reas entupidas na colm�ia.
Um teste adicional que pode ser feito ap�s a desmontagem do motor � o seguinte:
1 � Desligue as mangueiras superior e inferior do radiador e tampe os dois orif�cios.
2 � Encha o radiador com �gua at� a boca e retire a tampa do orif�cio inferior.
3 � o fluxo de �gua dever� ser livre e r�pido e o radiador dever� esvaziar-se prontamente. Ser� necess�rio, limp�-lo e lav�-lo com jatos d��gua se o fluxo de �gua for inferior � capacidade de escoamento do orif�cio de sa�da.
Teste simples para verificar se existem obstru��es na colm�ia do radiador.
D � Dep�sitos de impurezas nas galerias do bloco
Sedimentos oleosos, part�culas estranhas acumulam-se na parte inferior do bloco do motor e impedem a completa circula��o normal da �gua atrav�s do motor. Al�m disso, esses dep�sitos tamb�m impedem que a �gua tenha contato com a parte externas das paredes dos cilindros, provocando pontos de superaquecimento, que aguavam o engripamento dos an�is e pist�es porque a superf�cie dos cilindros torna-se t�o quente que o �leo lubrificante deixa de proporcionar prote��o adequada �s partes m�veis.
Dep�sitos nas c�maras de �gua podem causar pontos de aquecimentos que resultam em escoria��o.
Para verificar se um motor apresenta ou n�o esses dep�sitos, ap�s desmontado, basta introduzir uma vareta fina nos furos de passagem de �gua do bloco do motor e ir apalpando.
Verifica��o da exist�ncia de dep�sitos no bloco.
Os dep�sitos s�o facilmente percept�veis e, uma vez detectados, devem ser eliminados atrav�s de lavagem do bloco com jato d��gua (ap�s remo��o dos seus buj�es e selos).
E � Termostato Defeituoso
Os termostatos (ou v�lvulas termost�ticas) est�o sujeitos a avarias provenientes do calor e podem deixar de funcionar adequadamente por terem sido danificados pela ferrugem ou entupidos por part�culas de borracha circulando na �gua.
� uma boa garantia substituir, em cada reforma, o termostato por outro novo e com a faixa correta de temperatura.
Para se certificar de que um termostato est� operando na faixa de temperaturas recomendada, pode-se test�-lo colocando-o num recipiente com �gua, junto com um term�metro graduado.
Teste do termostato.
Em seguida vai-se aquecendo lentamente a �gua e observa-se a temperatura em que o termostato come�a a abrir e a abertura total.
O termostato � uma v�lvula t�rmica que funciona como uma esp�cie de �guarda de tr�fego� da �gua, impedindo sua circula��o pelo radiador, at� que o motor alcance a temperatura normal de opera��o. Isso faz com que o motor se aque�a mais rapidamente e reduz o desgaste, a corros�o e a forma��o de dep�sitos.
Entretanto, se o termostato fica preso na posi��o fechada (ou for instalado em posi��o invertida) ele impedir� a circula��o da �gua, podendo provocar escoria��es e engripamento.
C � Radiador parcialmente entupido
H� uma maneira simples de verificar se existe restri��o do fluxo de �gua atrav�s do radiador:
1 � Fa�a funcionar o motor at� que seja alcan�ada a temperatura normal de opera��o.
2 � Desligue o motor e apalpe a face interna do radiador. Quaisquer pontos frios encontrados, indicam �reas entupidas na colm�ia.
Um teste adicional que pode ser feito ap�s a desmontagem do motor � o seguinte:
1 � Desligue as mangueiras superior e inferior do radiador e tampe os dois orif�cios.
2 � Encha o radiador com �gua at� a boca e retire a tampa do orif�cio inferior.
3 � o fluxo de �gua dever� ser livre e r�pido e o radiador dever� esvaziar-se prontamente. Ser� necess�rio, limp�-lo e lav�-lo com jatos d��gua se o fluxo de �gua for inferior � capacidade de escoamento do orif�cio de sa�da.
Teste simples para verificar se existem obstru��es na colm�ia do radiador.
D � Dep�sitos de impurezas nas galerias do bloco
Sedimentos oleosos, part�culas estranhas acumulam-se na parte inferior do bloco do motor e impedem a completa circula��o normal da �gua atrav�s do motor. Al�m disso, esses dep�sitos tamb�m impedem que a �gua tenha contato com a parte externas das paredes dos cilindros, provocando pontos de superaquecimento, que aguavam o engripamento dos an�is e pist�es porque a superf�cie dos cilindros torna-se t�o quente que o �leo lubrificante deixa de proporcionar prote��o adequada �s partes m�veis.
Dep�sitos nas c�maras de �gua podem causar pontos de aquecimentos que resultam em escoria��o.
Para verificar se um motor apresenta ou n�o esses dep�sitos, ap�s desmontado, basta introduzir uma vareta fina nos furos de passagem de �gua do bloco do motor e ir apalpando.
Verifica��o da exist�ncia de dep�sitos no bloco.
Os dep�sitos s�o facilmente percept�veis e, uma vez detectados, devem ser eliminados atrav�s de lavagem do bloco com jato d��gua (ap�s remo��o dos seus buj�es e selos).
E � Termostato Defeituoso
Os termostatos (ou v�lvulas termost�ticas) est�o sujeitos a avarias provenientes do calor e podem deixar de funcionar adequadamente por terem sido danificados pela ferrugem ou entupidos por part�culas de borracha circulando na �gua.
� uma boa garantia substituir, em cada reforma, o termostato por outro novo e com a faixa correta de temperatura.
Para se certificar de que um termostato est� operando na faixa de temperaturas recomendada, pode-se test�-lo colocando-o num recipiente com �gua, junto com um term�metro graduado.
Teste do termostato.
Em seguida vai-se aquecendo lentamente a �gua e observa-se a temperatura em que o termostato come�a a abrir e a abertura total.
O termostato � uma v�lvula t�rmica que funciona como uma esp�cie de �guarda de tr�fego� da �gua, impedindo sua circula��o pelo radiador, at� que o motor alcance a temperatura normal de opera��o. Isso faz com que o motor se aque�a mais rapidamente e reduz o desgaste, a corros�o e a forma��o de dep�sitos.
Entretanto, se o termostato fica preso na posi��o fechada (ou for instalado em posi��o invertida) ele impedir� a circula��o da �gua, podendo provocar escoria��es e engripamento.
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