Leia tamb�m a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte e 5� parte.
F � Tampa de press�o do radiador defeituosa
As tampas de press�o s�o importantes para o sistema de arrefecimento, pois retardam o ponto de ebuli��o da �gua, aumentam a efici�ncia da bomba de �gua e eliminam as perdas de �gua pela evapora��o ou fervura (salvo sob condi��es muito severas). Por outro lado tampas de press�o defeituosas podem provocar o superaquecimento, e consequentemente, o engripamento ou escoria��o, por n�o conseguirem cumprir as fun��es acima.
� aconselh�vel, portanto, que quando se est� inspecionando um motor, verifique-se cuidadosamente o estado em que se encontra essa tampa, examinando-se, inicialmente suas v�lvulas de press�o a v�cuo para verificar se est�o limpas e operando livremente.
Tampa de press�o do radiador
Em seguida, assegure-se de que as linguetas de fixa��o da tampa n�o est�o tortas ou gastas e verifique se o bocal de enchimento do radiador tem entalhes ou rachaduras. Existem instrumentos para verificar o assento do bocal de enchimento, corrigindo pequenos entalhes e rachaduras que impe�am uma veda��o perfeita. Encontrando-se alguma irregularidade na tampa de press�o, deve-se substitu�-la por uma outra do mesmo tipo e com a mesma calibragem de press�o.
Observa��o:
Essa calibragem de press�o, normalmente, vai impressa na parte superior da tampa, podendo variar, via de regra, de 0,3 a 1,1 Kgf/cm� (4 a 15 lbs/pol�).
Correia do ventilador gasta ou partida, ou rotor da bomba de �gua muito corro�do.
Quando isso ocorre, o fluxo de �gua atrav�s do motor e o ar na parte externa do radiador s�o reduzidos e adv�m o superaquecimento.
Deve-se portanto verificar o estado das correias, examinando-as quanto ao desgaste e tens�o e substitu�-las quando necess�rio.
Quanto � bomba d��gua para se fazer um bom exame da mesma, � interessante retir�-la do motor e fazer a inspe��o numa bancada. A� ent�o proceda da seguinte forma:
Verifique se o rolamento est� gasto devido � excessiva tens�o da correia do ventilador.
Veja se existe vazamento entre o eixo e a gaxeta ou retentor que permitam a perda externa da �gua, ou fa�am com que o ar seja aspirado para o sistema de arrefecimento. (Esse arejamento acelera drasticamente a forma��o de ferrugem no sistema, como acontece quando h� passagem dos gases por um vazamento da junta do cabe�ote).
Verifique tamb�m se o rotor da bomba n�o est� desgastado ou corro�do, pois isso reduzir� consideravelmente o fluxo de �gua.
Conserte ou substitua por uma unidade nova ou recondicionada, conforme for necess�rio.
Um tipo de bomba d��gua.
F � Tampa de press�o do radiador defeituosa
As tampas de press�o s�o importantes para o sistema de arrefecimento, pois retardam o ponto de ebuli��o da �gua, aumentam a efici�ncia da bomba de �gua e eliminam as perdas de �gua pela evapora��o ou fervura (salvo sob condi��es muito severas). Por outro lado tampas de press�o defeituosas podem provocar o superaquecimento, e consequentemente, o engripamento ou escoria��o, por n�o conseguirem cumprir as fun��es acima.
� aconselh�vel, portanto, que quando se est� inspecionando um motor, verifique-se cuidadosamente o estado em que se encontra essa tampa, examinando-se, inicialmente suas v�lvulas de press�o a v�cuo para verificar se est�o limpas e operando livremente.
Tampa de press�o do radiador
Em seguida, assegure-se de que as linguetas de fixa��o da tampa n�o est�o tortas ou gastas e verifique se o bocal de enchimento do radiador tem entalhes ou rachaduras. Existem instrumentos para verificar o assento do bocal de enchimento, corrigindo pequenos entalhes e rachaduras que impe�am uma veda��o perfeita. Encontrando-se alguma irregularidade na tampa de press�o, deve-se substitu�-la por uma outra do mesmo tipo e com a mesma calibragem de press�o.
Observa��o:
Essa calibragem de press�o, normalmente, vai impressa na parte superior da tampa, podendo variar, via de regra, de 0,3 a 1,1 Kgf/cm� (4 a 15 lbs/pol�).
Correia do ventilador gasta ou partida, ou rotor da bomba de �gua muito corro�do.
Quando isso ocorre, o fluxo de �gua atrav�s do motor e o ar na parte externa do radiador s�o reduzidos e adv�m o superaquecimento.
Deve-se portanto verificar o estado das correias, examinando-as quanto ao desgaste e tens�o e substitu�-las quando necess�rio.
Quanto � bomba d��gua para se fazer um bom exame da mesma, � interessante retir�-la do motor e fazer a inspe��o numa bancada. A� ent�o proceda da seguinte forma:
Verifique se o rolamento est� gasto devido � excessiva tens�o da correia do ventilador.
Veja se existe vazamento entre o eixo e a gaxeta ou retentor que permitam a perda externa da �gua, ou fa�am com que o ar seja aspirado para o sistema de arrefecimento. (Esse arejamento acelera drasticamente a forma��o de ferrugem no sistema, como acontece quando h� passagem dos gases por um vazamento da junta do cabe�ote).
Verifique tamb�m se o rotor da bomba n�o est� desgastado ou corro�do, pois isso reduzir� consideravelmente o fluxo de �gua.
Conserte ou substitua por uma unidade nova ou recondicionada, conforme for necess�rio.
Um tipo de bomba d��gua.
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