Thursday, May 13, 2010

Lamborghini Revent�n

Origem: Wikip�dia, a enciclop�dia livre.

Lamborghini Revent�n
Lamborghini Revent�n.jpg
Construtor: Lamborghini
Produ��o: 2007
(20 unidades)
Classe: Super Espotivo
Tipo de Carro�aria: Coupe
Motor: 6.5 litros V12 Central (650 cv)
Caixa de velocidades: 6 marchas - 8.000 rpm
Comprimento (mm): 4700 mm
Largura (mm): 2058 mm
Altura (mm): 1135 mm
Peso bruto (kg): 1665 kg
Velocidade m�xima: 350 km/h
Modelos relacionados: Lamborghini Murci�lago
Modelos similares: Pagani Zonda
Ferrari Enzo

O Revent�n � o modelo exclusivo da Lamborghini, tendo sido lan�ado no IAA de 2007. Custa US$ 1.454.400(cerca de 3 milh�es de reais), e s� foram feitas 20 unidades.


Se voc� pegar um Lamborghini Murci�lago LP640, o modelo topo de linha da marca dos touros, e torn�-lo ainda mais exclusivo, o que surge? Para muitos, o que � inconceb�vel ganhou express�o f�sica no Sal�o de Frankfurt, com a apresenta��o do novo e exclusiv�ssimo Revent�n.

Seu nome, como � tradi��o da empresa, foi escolhido em homenagem ao touro Revent�n, que ficou famoso, em 1943, por ter matado o toureiro Felix Guzman, um dos mais conhecidos de sua �poca. A fama do touro d� uma id�ia da f�ria do autom�vel.

Apesar de utilizar a plataforma e a base mec�nica do LP640, o Revent�n tem uma apar�ncia distinta, ainda que inegavelmente Lamborghini. Est�o nele, por exemplo, as portas-tesoura, marca registrada da empresa para modelos de 12 cilindros desde o Countach. De resto, o desenho do esportivo se baseou no dos avi�es mais r�pidos do mundo. Tudo para ele voar baixo.

O motor do Revent�n desloca 6.496 cm� e tem cilindros dispostos em �V�. Aspirado, ele rende 650 cv por conta de n�o ter medo de girar. E ele gira muito: a pot�ncia m�xima chega a 8.000 rpm. O c�mbio � manual, de seis marchas, e a tra��o � integral permanente.

Para um carro com peso seco de 1.665 kg, toda essa for�a representa um desempenho estonteante: 0 a 100 km/h em 3,4 s e 340 km/h de velocidade m�xima. Esse �, evidentemente, a caracter�stica central do carro e toda a sua raz�o de existir, mas o Revent�n tem muito mais a oferecer, al�m de desempenho e exclusividade.

T�o importante quando acelerar � controlar a for�a de um touro bravo como este. Para isso, contribui a carroceria quase inteiramente feita de fibra de carbono, exceto pelo teto e pelos pain�is externos das portas, feitos em a�o. No painel, um medidor de acelera��o lateral informa ao motorista a press�o que ele est� sofrendo ao fazer curvas a 200 km/h ou mais. Bota press�o nisso!

As rodas, de aro 18�, cal�am pneus 245/35 ZR 18 na dianteira e 335/30 ZR 18 na traseira. Os discos, enormes, s�o de 380 mm na dianteira e de 355 mm na traseira. Opcionalmente (uma coisa engra�ada em um carro que ter� apenas 20 unidades produzidas), o feliz propriet�rio poder� contar com freios de cer�mica, de 380 mm tanto na frente quanto atr�s. A suspens�o � independente e por quadril�tero nas quatro rodas.

Para arrematar, o Revent�n n�o ser� simplesmente comprado. Ele vai escolher quem pode se colocar atr�s de seu volante. Mesmo que voc� tenha 1 milh�o de euros sobrando, s� alguns poucos felizardos, escolhidos a dedo pela marca, ter�o o prazer de adquirir este autom�vel fant�stico. Isso � algo a que nem o Bugatti Veyron, o carro mais extraordin�rio j� criado, se d� ao luxo de fazer. Se o Revent�n faz, � porque pode!

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...