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Lotus Elise | |
Construtor: | Lotus |
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Produ��o: | 1995-2007 |
Antecessor: | Lotus Elan |
Tipo de Carro�aria: | roadster |
Motor: | 1.8 4L |
Modelos relacionados: | Lotus Exige |
O Elise � um roadster compacto da Lotus. O Lotus Elise mant�m sua agilidade, confirmando sua fama de ser um carro de corrida para as ruas. O modelo 2008 � dotado tem um motor 1.8 16v com 190cv de pot�ncia. Para o mercado americano este motor � produzido pela japonesa Toyota em parceria com sua conterr�nea Yamaha. J� para outros mercados, o propulsor de 156 cv � feito pela inglesa Rover.
Outra caracter�stica que contribui para a agilidade do esportivo � o peso de apenas 903 kg. O Elise faz de 0-100 km/h em 4,6 segundos e sua aerodin�mica gera 42 kg de downforce a 160 km/h.
O modelo 2008 do esportivo traz novidades no painel de instrumentos - um tela de LCD de alta defini��o, com mais funcionalidades e novo desenho. E, a partir de agora, todas as vers�es do Elise v�o contar com airbag tanto para motorista quanto para passageiro.
Fabricantes diferentes t�m abordagens diferentes no que diz respeito a projetar um carro de alto desempenho. Para alguns, � uma eterna busca por mais pot�ncia, com motores maiores, mais cilindros e combust�vel de alta octanagem. Alguns partem para a tecnologia da era espacial e adicionam os turbocompressores mais recentes, aerodin�mica testada em t�neis aerodin�micos e componentes de suspens�o computadorizados.
Para a fabricante brit�nica Lotus (em ingl�s), alto desempenho est� na simplicidade. Um carro leve, sem acess�rios, com um motor modesto � o ideal da Lotus - o carro esporte puro. O novo Lotus Elise se encaixa perfeitamente nesse perfil. Pesa menos de uma tonelada e tem um motor de quatro cilindros, mas � r�pido o suficiente para a maioria das pessoas e tem caracter�sticas de condu��o que algumas revistas especializadas em autom�veis chamaram de "telep�ticas".
O Elise j� � vendido na Europa h� alguns anos (como o Elise 111R), mas o Lotus Elise 2005 marca a volta da empresa ao mercado norte-americano. Neste artigo, descobriremos como fizeram o Elise ficar t�o leve, e por que � t�o gostoso dirigi-lo.
Desde 1996 a Lotus Cars Ltd. pertence � Proton, da Mal�sia. O motor do Elise � totalmente diferente de alguns dos potentes motores dos atuais supercarros europeus. O motor fabricado pela Toyota substitui o Rover K-Series (em ingl�s) que equipou o Elise na Europa, de certa forma desatualizado. O motor de aspira��o atmosf�rica de 1,8 litro, refrigerado a �gua, tem bloco de alum�nio de quatro cilindros com duplo comando de v�lvulas, quatro v�lvulas por cilindro e uma taxa de compress�o de 11,5:1. O motor fica no meio do carro, bem atr�s do motorista.Este motor � semelhante ao do Toyota Celica GT-S, mas com os sistemas de admiss�o e escape atualizados e uma unidade eletr�nica de controle (ECU) mapeada especificamente para o Lotus (revista Road and Track, agosto de 2004). S�o 192 cv de pot�ncia a 7.800 rpm, produzindo torque de 19 kgfm a 6.800 rpm. Se voc� comparar com as Ferrari ou os Corvette, esses n�meros parecer�o muito baixos. Mas tenha em mente que o Lotus n�o foi feito para ser veloz, mas para ser �gil. O Elise vem equipado com o variador de fase e levantamento de v�lvulas (VVTi) da Toyota. Isso permite ao motor mudar para um ressaldo de perfil diferente no comando de v�lvulas quando � detectada uma rota��o alta. Para simplificar, isso faz o motor desenvolver pot�ncia extra quando ele atinge 6.200 rpm. Tanto a revista Motor Trend (em ingl�s), quanto a Road & Track (em ingl�s) dizem que o sistema foi aperfei�oado para proporcionar uma transi��o mais suave para o perfil de ressalto de alta rota��o do que nos motores anteriores da Toyota. O motor � acoplado a um c�mbio manual de seis marchas curta com rela��es pr�ximas (tamb�m da Toyota), projetado para permitir trocas de marcha r�pidas conforme a pot�ncia � transferida para as rodas traseiras. Uma luz no painel mostra ao motorista quando a rota��o est� se aproximando da linha vermelha, que no Elise � de 8.000 rpm, momento de trocar de marcha. O baixo peso do Elise � conseguido por meio de v�rios m�todos. Come�a pelo chassi, de alum�nio. Formado por chapas de alum�nio coladas, formando uma "banheira", o chassi do Elise pesa somente 68 kg. O peso do Elise � reduzido ainda mais pelo uso do leve pl�stico refor�ado com fibra de carbono em partes do assoalho Al�m disso, o Elise � um carro muito pequeno - um roadster de dois lugares e apenas um pequeno espa�o para bagagem. A curta dist�ncia entre eixos (230 cm) tamb�m mant�m o perfil do carro mais limpo e compacto, e o Elise b�sico tem capota de lona. Por fim, a Lotus mant�m o peso do Elise mais baixo ao cortar muitos dos itens de conforto considerados obrigat�rios em um carro caro. Vamos discutir o interior do Elise mais adiante, mas por hora basta dizer que o interior deste carro � espartano. Muito da estrutura de alum�nio � deixada � mostra, e os pain�is interiores t�m furos grandes, para diminuir ainda mais o peso. Rapidez Todo mundo que j� teve o prazer de dirigir um Elise percebeu como ele � bom de dirigir. O carro � bem r�pido nas curvas e tem �tima resposta de dire��o. Como a Lotus conseguiu produzir um carro t�o bom de curva? Na verdade, n�o existe nada de especial - apenas uma suspens�o independente de bra�os triangulares duplos superpostos, com molas e amortecedores e barras estabilizadoras de boa especifica��o (exatamente qual tipo vai depender de voc� optar pelo kit de s�rie ou Sport), tudo calibrado pelos experts da Lotus.
Como o Elise n�o foi feito para atingir velocidades muito altas, a Lotus n�o se preocupou muito com a aerodin�mica. Com velocidade m�xima de 240 km/h, o formato suave do Elise n�o � t�o aerodin�mico quanto o de alguns dos supercarros europeus. O assoalho foi projetado para reduzir a sustenta��o, ajudando a manter as rodas traseiras no ch�o em velocidades mais altas.
Os pneus Yokohama Advan Neova AD07 (em ingl�s) s�o
montados em rodas de liga leve de
oito raios na vers�o b�sica.
O kit Sport vem com pneus Yokohama A048 LTS definidos
para o Elise e montados em rodas leves. Discos de freio
ventilados nas quatro rodas
com ABS, fazem o Elise passar de 97 km/h a zero
em 32 metros, um recorde da revista
Road & Track (Road & Track, agosto de 2004).
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