Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte e a 4� parte pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.
6 � Verifica��o de perda de �leo atrav�s dos pist�es e an�is
Inspecionando o motor da forma descrita ata aqui, localizamos ou eliminamos, passo a passo, as causas de excessivo consumo de �leo sem desmontar o motor.
A elimina��o dos vazamentos externos e o reparo ou troca de componentes defeituosos relacionados com a tubula��o de admiss�o, ou o recondicionamento das guias e hastes de v�lvulas, pode ser tudo o que � necess�rio para corrigir o defeito de �grande consumo de �leo�.
N�o deve ser esquecido tamb�m o aspecto de regulagem do motor, pois muitos motores apresentam uma taxa alta de consumo de �leo ou passam a apresent�-los de forma irrevers�vel, devido � �afina��o� deficiente do motor.
Ponto de igni��o atrasado ou adiantado, regulagem da folga entre os eletrodos das velas fora das especifica��es, produzem queima insatisfat�ria do combust�vel.
A parte n�o totalmente queimada dilui o lubrificante e prejudica a boa lubrifica��o dos cilindros, podendo produzir riscos de escoria��es que permitem fuga de gases para o c�rter e passagem do lubrificante para as c�maras de combust�o.
Carburador desregulado ou alterados, que permite excesso de combust�vel, � outro fator que contribui para os mesmos resultados.
Portando, antes de outros exames, � necess�rio efetuar uma verifica��o completa do sistema de igni��o e carbura��o ou de inje��o.
Se, apesar de tudo, n�o for encontrada outra causa para o escapamento de fuma�a cinza-azulada e o consumo anormal de �leo, ent�o o �leo estar� efetivamente passando pelos an�is de pist�o e queimando-se nas c�maras de combust�o.
Deve-se proceder ent�o � desmontagem do motor, observando-se cuidadosamente as condi��es de todos os componentes, � medida em que v�o sendo retirados.
Pelo aspecto da cabe�a dos pist�es, por exemplo, ap�s retirado o cabe�ote, pode-se verificar em quais cilindros o �leo estava passando pelos an�is.
Podemos ver no pist�o da figura abaixo que suas bordas, no topo, est�o lavadas e �midas de �leo estava passando pelos an�is.
6 � Verifica��o de perda de �leo atrav�s dos pist�es e an�is
Inspecionando o motor da forma descrita ata aqui, localizamos ou eliminamos, passo a passo, as causas de excessivo consumo de �leo sem desmontar o motor.
A elimina��o dos vazamentos externos e o reparo ou troca de componentes defeituosos relacionados com a tubula��o de admiss�o, ou o recondicionamento das guias e hastes de v�lvulas, pode ser tudo o que � necess�rio para corrigir o defeito de �grande consumo de �leo�.
N�o deve ser esquecido tamb�m o aspecto de regulagem do motor, pois muitos motores apresentam uma taxa alta de consumo de �leo ou passam a apresent�-los de forma irrevers�vel, devido � �afina��o� deficiente do motor.
Ponto de igni��o atrasado ou adiantado, regulagem da folga entre os eletrodos das velas fora das especifica��es, produzem queima insatisfat�ria do combust�vel.
A parte n�o totalmente queimada dilui o lubrificante e prejudica a boa lubrifica��o dos cilindros, podendo produzir riscos de escoria��es que permitem fuga de gases para o c�rter e passagem do lubrificante para as c�maras de combust�o.
Carburador desregulado ou alterados, que permite excesso de combust�vel, � outro fator que contribui para os mesmos resultados.
Portando, antes de outros exames, � necess�rio efetuar uma verifica��o completa do sistema de igni��o e carbura��o ou de inje��o.
Se, apesar de tudo, n�o for encontrada outra causa para o escapamento de fuma�a cinza-azulada e o consumo anormal de �leo, ent�o o �leo estar� efetivamente passando pelos an�is de pist�o e queimando-se nas c�maras de combust�o.
Deve-se proceder ent�o � desmontagem do motor, observando-se cuidadosamente as condi��es de todos os componentes, � medida em que v�o sendo retirados.
Pelo aspecto da cabe�a dos pist�es, por exemplo, ap�s retirado o cabe�ote, pode-se verificar em quais cilindros o �leo estava passando pelos an�is.
Podemos ver no pist�o da figura abaixo que suas bordas, no topo, est�o lavadas e �midas de �leo estava passando pelos an�is.
As principais causas para este tipo de ocorr�ncia s�o:
1 � Bielas desalinhadas.
2 � Folga acima do normal nas bronzinas de bielas.
3 � Anel expansor/separador 990 com as pontas remontadas ou cortadas na ocasi�o da montagem.
4 � An�is de compress�o montados invertidos (com o rebaixamento interno ou �Top� para baixo).
5 � V�lvulas de al�vio da bomba de �leo alteradas para press�o maior que a especificada ou com pist�o preso no alojamento.
6 � An�is gastos pelo uso normal, gastos por abrasivos ou cilindros riscados.
Devido � complexidade de e em fun��o de estarem mais ligados j� � substitui��o dos an�is, veremos mais detalhadamente cada um destes pontos em �Troca de an�is�.
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