Monday, November 10, 2008

Consumo de �leo � 1� Parte

Sob condi��es normais de opera��o e com o devido cuidado, um motor de combust�o interna proporcionar� desempenho satisfat�rio durante milhares de quil�metros ou horas de servi�o. Por�m, como em qualquer outro mecanismo, o funcionamento acarreta o desgaste das partes m�veis e sujeitas a atrito e com o tempo h� uma queda gradativa do desempenho do motor, a ponto de tornar-se impratic�vel ou anti-econ�mico operar a unidade.

O propriet�rio do ve�culo come�a a perceber isto quando se v� obrigado a adicionar, com freq��ncia, �leo no carter, o que em geral, � associado a uma necessidade de se trocar os an�is de pist�o. Muitas vezes, isto � de fato necess�rio, por�m, existem muitas outras circunst�ncias que podem causar consumo excessivo de �leo. Para encontrar e eliminar o motivo real desse consumo excessivo, o Doutor em Motores precisa conhecer todas suas poss�veis causas e saber como determin�-las. � poss�vel economizar tempo e dinheiro seguindo-se uma seq��ncia ordenada de verifica��es e, freq�entemente, pode-se diagnosticar e corrigir a causa sem que seja necess�rio desmontar completamente o motor.

Consumo Normal

Os motores devem ou n�o apresentar consumo de �leo?

Essa e outras perguntas semelhantes s�o feitas diariamente e muitas discuss�es s�o ocasionadas por esse motivo.

Para respond�-las vamos alisar inicialmente quais as fun��es do �leo lubrificante no motor. Como o pr�prio nome diz a primeira fun��o do �leo � lubrificar, ou seja, interpor-se entre as partes m�veis do motor, formando uma pel�cula aderente � superf�cie destas partes e evitando, dessa forma, que ocorra um atrito direto de metal com metal.

Al�m disso, o �leo exerce tamb�m a fun��o de normaliza��o da temperamento do motor,absorvendo calor das suas pe�as internas e eliminando-o atrav�s de circula��o pelo c�rter ou por radiadores de �gua/�leo (utilizados em caminh�es) ou radiadores ar/�leo (como � o caso de alguns motores Volkswagem), sendo por essa raz�o que existe um volume suplementar de �leo no c�rter.

Ao cumprir essas fun��es, uma certa quantidade do �leo evapora-se em contato com os pontos mais aquecidos e uma outra atinge a parte superior dos cilindros, queimando-se nas c�maras de combust�o � ben�fico para a durabilidade do motor pois � ele quem garante a lubrifica��o dos an�is, pist�es e cilindros. N�o �, portanto, aconselh�vel tentar-se reduzir o consumo normal de �leo instalando-se pe�as com folgas menores que as especificadas ou an�is excessivamente rigorosos na raspagem de �leo dos cilindros pois isto pode trazer como resultado o engripamento de pist�es e an�is ou diminui��o dr�stica da vida do motor.

Por isso, a maioria dos fabricantes de motores esclarece, nas suas especifica��es, que um certo consumo de �leo lubrificante do motor deve ser considerado normal, existindo valores especificados para cada tipo de opera��o e motor.

Causas de consumo excessivo

Desde j� vimos que um certo consumo � normal, nossa preocupa��o, portanto, deve ser quanto a um consumo excessivo de �leo, que poder� ocorrer por v�rios motivos, como segue:

1 � Vazamentos externos.
2 � Vazamentos internos:
  • Devidos a componentes do sistema de ventila��o do c�rter defeituosos.
  • Pelos retentores de superalimentadores.
  • Atrav�s das juntas da tampa ou guias de v�lvulas.
  • Pelos an�is e pist�es.
O consumo excessivo de �leo pode ser provocado por uma ou por combina��es dessas condi��es. Para encontrar a origem de toda perda de �leo de um motor � essencial que durante o diagn�stico e o processo de desmontagem, se verifiquem todos os fatores que podem contribuir para o consumo e por isso vamos, em seguida, analisar cada um desses fatores nos pr�ximos artigos.

Continue lendo sobre Consumo de �leo (2� Parte) clicando aqui

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...