Monday, November 24, 2008

Consumo de �leo � 3� Parte

Se voc� ainda n�o leu a 1� parte e a 2� parte pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.

Exames de Partes Complementares

Uma vez feita a prova da fuma�a e constatado que o motor est� efetivamente queimando �leo, passa-se � verifica��o individual das seis causas mencionadas anteriormente.

1 � Verifica��o da v�lvula de ventila��o do c�rter

Os motores mais antigos possu�am um sistema de ventila��o do c�rter composto de um tubo instalado lateralmente no motor, conhecido como tubo de respiro do c�rter.

Dessa maneira, a parcela de gases da combust�o que tinha passado para o c�rter era expelida diretamente � atmosfera atrav�s desse �tubo de respiro�.

Posteriormente, os fabricantes de motores, baseados em resultados de pesquisas sobre polui��o que demonstram que cerca de 30% da polui��o causadas pelos ve�culos a gasolina era proveniente dos gases que sa�am pelo tubo de respiro do c�rter e atendendo tamb�m �s leis vigentes em v�rios pa�ses sobre o controle de emiss�o de poluentes (principalmente mon�xido de carbono), desenvolveram o chamado �sistema de ventila��o fechado�, onde o tubo de respiro do c�rter � ligado diretamente ao sistema de admiss�o de ar do motor passando por uma v�lvula que controla o fluxo de gases.


V�lvula de ventila��o do c�rter

Dessa forma, os gases s�o reencaminhados � c�mara de combust�o, onde s�o queimados juntamente com a mistura ar/gasolina.

Esta v�lvula, depois de certo tempo de uso, pode apresentar-se inoperante devido ao ac�mulo de res�duos de �leo e carv�o que prendem-na em posi��o aberta.

Quando isso ocorre o �leo � aspirado diretamente do c�rter para o tubo de admiss�o e o consumo de �leo lubrificante � excessivo.

2 � Verifica��o do tubo de ventila��o do c�rter

Os tubos de respiro do c�rter, do tipo aberto, normalmente s�o instalados na lateral do motor, com suas extremidades inferiores localizadas ao n�vel do c�rter.

Devido a essa posi��o desprotegida, em determinados motores � comum ocorrer um c�mulo de impurezas ou amassamento da ponta, entupindo o mesmo.

Esse entupimento do tubo de respiro, mesmo que parcial, provocar� um aumento no consumo de �leo lubrificante, pois causar� um aumento na press�o interna do c�rter, ocasionando vazamentos por juntas e retentores e for�ando a subida do �leo para a c�mara de combust�o atrav�s dos an�is.

3 � Verifica��o de vazamentos nos superalimentadores ou turbo-compressores

Os retentores de �leo dos diversos tipos de superalimentadores podem falhar eventualmente. Todo o �leo que escapa dos retentores � queimado nas c�maras de combust�o.

Procure vazamentos de �leo nos turbo-compressores da seguinte maneira:

1 � Remova o tubo de ar que liga a unidade ao coletor de admiss�o.
2 � Verifique se h� �leo no tubo. Uma ligeira camada interna de �leo � normal, mas qualquer ac�mulo maior ou po�a de �leo indica que este atravessando as veda��es ou escapando do turbo�compressor atrav�s de alguma fenda na carca�a ou de uma junta com vazamento, etc.

Verifique tamb�m se o elemento do filtro de ar n�o est� obstru�do al�m do permitido.

Isto faz com que se forma uma grande depress�o na tubula��o de ar de admiss�o, for�ando uma aspira��o de �leo lubrificante pelo pr�prio turbo-compressor e conseq�entemente queima na c�mara de combust�o.

Verifica��o de perda de �leo atrav�s da junta de tampa de v�lvulas.

Alguns motores (como o motor Mercedes Benz 352, por exemplo) podem apresentar consumo de �leo pela junta da tampa de v�lvulas.


Tampa de v�lvulas e cabe�ote do motor 352

Isto ocorre porque nesses motores a tampa de v�lvulas, balancins e bicos injetores, cobre tamb�m a entrada do ar de admiss�o do motor, existindo uma parede interna que a divide em duas c�maras.

Se essa tampa estiver empenada ou instalada com junta impr�pria ou mal posicionada, passar� a existir comunica��o entre as duas c�maras e o �leo das v�lvulas e balancins ser� aspirado pela admiss�o e queimando na c�mara de combust�o.

Update: 4� parte

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