Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte e 3� parte de Troca de An�is, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.
An�is Muito Gastos
Existem diversas maneiras pelas quais podemos determinar se um anel est� muito desgastado ou n�o.
An�is de compress�o excessivamente gastos podem ser identificados pela reduzida espessura radial, baixa tens�o, folga excessiva entre pontas e o desaparecimento dos sinais das ferramentas de usinagem das faces externas dos an�is, como se v� na figura abaixo.
Observe-se como o anel de baixo desgastou-se e desapareceram os riscos de usinagem.
Compara��o entre a espessura radial de um anel novo (� direita) com anel gasto (� esquerda).
An�is de �leo muito gastos tamb�m podem ser identificados pela reduzida espessura radial, baixa tens�o e folga excessiva. Os an�is de �leo de ferro fundido muito gastos podem,outrossim, ser identificados pela sua face de contato larga e lisa segundo a ilustra��o abaixo.
Um anel de �leo, de ferro fundido, quando gastos, tem as faces de contato largas e fendas rasas.
A mola expansora do tipo arqueado usada com os an�is tipo GX deve ser cuidadosamente examinada quando o anel for removido do pist�o. Se a mola estiver encostando no separador de ferro fundido, os an�is estar�o excessivamente gastos.
Um anel do tipo GX estar� excessivamente gasto quando a mola expansora estiver encostada na face interna do separador.
Causas do Desgaste de An�is
Tendo j� aprendido a identificar os an�is muito gastos e a determinar se o desgaste ocorreu em propor��o excessiva, � necess�rio, agora, um m�todo pr�tico para determinar-se qual foi a causa do desgaste:
- Abras�o
- Escoria��o
- Corros�o
A apar�ncia dos pist�es, an�is e cilindros gastos fornece os ind�cios que auxiliam a fazer o diagn�stico.
Desgaste Provocado por Abrasivos
O desgaste provocado por abrasivos � respons�vel pela maior parte do desgaste excessivo nos motores, sendo facilmente identific�vel pelo exame das faces dos an�is.quando as faces est�o cobertas de riscos verticais e apresentam uma apar�ncia acetinada, cinza-opaco ou quando h� uma folga muito grande entre pontas ou redu��o da espessura radial, os an�is foram gastos por abrasivos.
An�is coma face de trabalho com riscos verticais provocados por abrasivos.
Qualquer desgaste vis�vel nas faces dos an�is ou das canaletas mostra que havia abrasivos entre as faces laterais dos an�is e as canaletas.
Outras provas de desgastes causados por abrasivos s�o: paredes de cilindros riscadas, crista excessiva no cilindro, pino de pist�o folgado, bielas e bronzinas excessivamente riscadas e saia do pist�o com riscos verticais cinza-opacos (t�pico).
Pist�o desgastado por abrasivos.
An�is Muito Gastos
Existem diversas maneiras pelas quais podemos determinar se um anel est� muito desgastado ou n�o.
An�is de compress�o excessivamente gastos podem ser identificados pela reduzida espessura radial, baixa tens�o, folga excessiva entre pontas e o desaparecimento dos sinais das ferramentas de usinagem das faces externas dos an�is, como se v� na figura abaixo.
Observe-se como o anel de baixo desgastou-se e desapareceram os riscos de usinagem.
Compara��o entre a espessura radial de um anel novo (� direita) com anel gasto (� esquerda).
An�is de �leo muito gastos tamb�m podem ser identificados pela reduzida espessura radial, baixa tens�o e folga excessiva. Os an�is de �leo de ferro fundido muito gastos podem,outrossim, ser identificados pela sua face de contato larga e lisa segundo a ilustra��o abaixo.
Um anel de �leo, de ferro fundido, quando gastos, tem as faces de contato largas e fendas rasas.
A mola expansora do tipo arqueado usada com os an�is tipo GX deve ser cuidadosamente examinada quando o anel for removido do pist�o. Se a mola estiver encostando no separador de ferro fundido, os an�is estar�o excessivamente gastos.
Um anel do tipo GX estar� excessivamente gasto quando a mola expansora estiver encostada na face interna do separador.
Causas do Desgaste de An�is
Tendo j� aprendido a identificar os an�is muito gastos e a determinar se o desgaste ocorreu em propor��o excessiva, � necess�rio, agora, um m�todo pr�tico para determinar-se qual foi a causa do desgaste:
- Abras�o
- Escoria��o
- Corros�o
A apar�ncia dos pist�es, an�is e cilindros gastos fornece os ind�cios que auxiliam a fazer o diagn�stico.
Desgaste Provocado por Abrasivos
O desgaste provocado por abrasivos � respons�vel pela maior parte do desgaste excessivo nos motores, sendo facilmente identific�vel pelo exame das faces dos an�is.quando as faces est�o cobertas de riscos verticais e apresentam uma apar�ncia acetinada, cinza-opaco ou quando h� uma folga muito grande entre pontas ou redu��o da espessura radial, os an�is foram gastos por abrasivos.
An�is coma face de trabalho com riscos verticais provocados por abrasivos.
Qualquer desgaste vis�vel nas faces dos an�is ou das canaletas mostra que havia abrasivos entre as faces laterais dos an�is e as canaletas.
Outras provas de desgastes causados por abrasivos s�o: paredes de cilindros riscadas, crista excessiva no cilindro, pino de pist�o folgado, bielas e bronzinas excessivamente riscadas e saia do pist�o com riscos verticais cinza-opacos (t�pico).
Pist�o desgastado por abrasivos.
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