Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte e 4� parte de Troca de An�is, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.
A natureza dos Abrasivos
Part�culas de p�, carv�o, areia e diversas outras subst�ncias encontram-se em suspens�o no ar, em, qualquer estrada. O vento, o tr�fego, as constru��es, manobras � beira de estrada, aumentam as concentra��es de poeira no ar. Essa poeira � composta de part�culas de tamanho e dureza vari�vel, sobre as quais estudos indicam que se tiverem um di�metro maior que um micron (0,001mm) j� s�o capazes de causar abras�o num motor.
Abrasivos ao microsc�pio.
Embora as part�culas menos duras e de tamanho maior possam ser trituradas dentro do motor a ponto de n�o mais causarem a��o abrasiva, enquanto forem sendo introduzidas continuamente novas part�culas de dureza mediana, o desgaste abrasivo ser� constante.
Como os Abrasivos podem Penetrar no Motor:
H� cinco vias pelas quais os abrasivos podem penetrar num motor:
- Atrav�s do filtro de ar e suas liga��es � admiss�o de ar.
- Res�duos deixados no motor durante a reforma.
- Atrav�s do sistema de respira��o do c�rter.
- Atrav�s de sistemas de frenagem tipo �Hidrov�cuo�.
- Atrav�s do sistema de combust�vel.
Penetra��o de abrasivos atrav�s da Admiss�o de Ar
O purificados de ar � um dos acess�rios mais importantes de um motor... e um dos mais negligenciados. Um bom purificador de ar, instalado adequadamente e revisado periodicamente � muito eficiente. Por essa raz�o, qualquer evid�ncia de desgaste abrasivo deve por de sobreaviso para inspecionar o purificador de ar e o condutor de admiss�o � procura de vazamentos e falhas.
S�o usados, geralmente, 2 tipos de purificadores de ar: O tipo a banho de �leo e o tipo seco, usando um elemento filtrante conhecido como �filtro de papel�.
No tipo a banho de �leo, o ar atravessa uma rede met�lica ou um emaranhado de outro material embebido em �leo a sujeira fica acumulada. � medida em que o filtro vai ficando carregado de sujeira, reduz-se sua efici�ncia e por isso � preciso limpa-lo e renovar-lhe o �leo periodicamente. Quando o exame demonstrar que um filtro desses est� seco ou cheio de sujeira e areia e se os an�is apresentarem desgastes abrasivos, pode-se concluir que a falta de cuidados com o purificador de ar fio, pelo menos, uma das causas do desgaste do motor.
J� o purificador de ar tipo seco � considerado uma unidade mais eficiente, pois, continua proporcionado filtragem efetiva mesmo quando carregado de sujeira. Entretanto, sob essas condi��es, a admiss�o de ar pode ficar reduzida, a ponto de tornar a mistura excessivamente rica e prejudicar o desempenho do motor.
Um buraco no elemento filtro seco, avarias no elemento, ou avarias nas juntas que vedam ambas as extremidades de elemento, permitem a entrada de ar n�o filtrado levando os abrasivos diretamente no motor.
Um purificador de ar do tipo seco, totalmente danificado.
O elemento filtrante do purificador de ar tipo seco deve, portanto, ser manejado muito cuidadosamente durante a inspe��o ou revis�o pois, se cair ou for manipulado descuidadamente, haver� perigo de entortarem-se ou esmagarem-se as superf�cies de veda��o superior ou inferior e isso permitir� que ar n�o filtrado entre no motor, passando entre a superf�cie de veda��o danificada e a carca�a do purificador de ar.
Alguns motores tem uma junta entre o carburador e o purificador de ar. Quando essa junta se tornar gasta ou rachada, o ar n�o filtrado entrar� no motor atrav�s dessa passagem.
Em alguns ve�culos, especialmente caminh�es de servi�o pesado, o purificador de ar pode estar localizado a certa dist�ncia do coletor de admiss�o e, por isso, nesses casos, tamb�m a tubula��o de admiss�o deve ser inspecionada com frequ�ncia r muito cuidadosamente � procura de rachaduras, deteriora��o do material ou conex�es frouxas, tais como bra�adeiras n�o apertadas. As �reas onde a tubula��o passa atrav�s das chapas da carroceria s�o, �s vezes, dif�ceis de inspecionar. Entretanto, � important�ssimo que sejam cuidadosamente examinadas pois, essas �reas, s�o muito prop�cias para a ocorr�ncia de rachaduras devido � vibra��o e ao atrito entre a mangueira e a chapa.
Essas rachaduras permitem que o ar com abrasivos penetre diretamente no motor sem passar pelo purificador.
Rachadura em um mangueira de tubula��o do ar de admiss�o.
A natureza dos Abrasivos
Part�culas de p�, carv�o, areia e diversas outras subst�ncias encontram-se em suspens�o no ar, em, qualquer estrada. O vento, o tr�fego, as constru��es, manobras � beira de estrada, aumentam as concentra��es de poeira no ar. Essa poeira � composta de part�culas de tamanho e dureza vari�vel, sobre as quais estudos indicam que se tiverem um di�metro maior que um micron (0,001mm) j� s�o capazes de causar abras�o num motor.
Abrasivos ao microsc�pio.
Embora as part�culas menos duras e de tamanho maior possam ser trituradas dentro do motor a ponto de n�o mais causarem a��o abrasiva, enquanto forem sendo introduzidas continuamente novas part�culas de dureza mediana, o desgaste abrasivo ser� constante.
Como os Abrasivos podem Penetrar no Motor:
H� cinco vias pelas quais os abrasivos podem penetrar num motor:
- Atrav�s do filtro de ar e suas liga��es � admiss�o de ar.
- Res�duos deixados no motor durante a reforma.
- Atrav�s do sistema de respira��o do c�rter.
- Atrav�s de sistemas de frenagem tipo �Hidrov�cuo�.
- Atrav�s do sistema de combust�vel.
Penetra��o de abrasivos atrav�s da Admiss�o de Ar
O purificados de ar � um dos acess�rios mais importantes de um motor... e um dos mais negligenciados. Um bom purificador de ar, instalado adequadamente e revisado periodicamente � muito eficiente. Por essa raz�o, qualquer evid�ncia de desgaste abrasivo deve por de sobreaviso para inspecionar o purificador de ar e o condutor de admiss�o � procura de vazamentos e falhas.
S�o usados, geralmente, 2 tipos de purificadores de ar: O tipo a banho de �leo e o tipo seco, usando um elemento filtrante conhecido como �filtro de papel�.
No tipo a banho de �leo, o ar atravessa uma rede met�lica ou um emaranhado de outro material embebido em �leo a sujeira fica acumulada. � medida em que o filtro vai ficando carregado de sujeira, reduz-se sua efici�ncia e por isso � preciso limpa-lo e renovar-lhe o �leo periodicamente. Quando o exame demonstrar que um filtro desses est� seco ou cheio de sujeira e areia e se os an�is apresentarem desgastes abrasivos, pode-se concluir que a falta de cuidados com o purificador de ar fio, pelo menos, uma das causas do desgaste do motor.
J� o purificador de ar tipo seco � considerado uma unidade mais eficiente, pois, continua proporcionado filtragem efetiva mesmo quando carregado de sujeira. Entretanto, sob essas condi��es, a admiss�o de ar pode ficar reduzida, a ponto de tornar a mistura excessivamente rica e prejudicar o desempenho do motor.
Um buraco no elemento filtro seco, avarias no elemento, ou avarias nas juntas que vedam ambas as extremidades de elemento, permitem a entrada de ar n�o filtrado levando os abrasivos diretamente no motor.
Um purificador de ar do tipo seco, totalmente danificado.
O elemento filtrante do purificador de ar tipo seco deve, portanto, ser manejado muito cuidadosamente durante a inspe��o ou revis�o pois, se cair ou for manipulado descuidadamente, haver� perigo de entortarem-se ou esmagarem-se as superf�cies de veda��o superior ou inferior e isso permitir� que ar n�o filtrado entre no motor, passando entre a superf�cie de veda��o danificada e a carca�a do purificador de ar.
Alguns motores tem uma junta entre o carburador e o purificador de ar. Quando essa junta se tornar gasta ou rachada, o ar n�o filtrado entrar� no motor atrav�s dessa passagem.
Em alguns ve�culos, especialmente caminh�es de servi�o pesado, o purificador de ar pode estar localizado a certa dist�ncia do coletor de admiss�o e, por isso, nesses casos, tamb�m a tubula��o de admiss�o deve ser inspecionada com frequ�ncia r muito cuidadosamente � procura de rachaduras, deteriora��o do material ou conex�es frouxas, tais como bra�adeiras n�o apertadas. As �reas onde a tubula��o passa atrav�s das chapas da carroceria s�o, �s vezes, dif�ceis de inspecionar. Entretanto, � important�ssimo que sejam cuidadosamente examinadas pois, essas �reas, s�o muito prop�cias para a ocorr�ncia de rachaduras devido � vibra��o e ao atrito entre a mangueira e a chapa.
Essas rachaduras permitem que o ar com abrasivos penetre diretamente no motor sem passar pelo purificador.
Rachadura em um mangueira de tubula��o do ar de admiss�o.
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