Monday, May 18, 2009

Troca de An�is - 8� Parte

Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte e 7� parte de Troca de An�is, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.

Causas do desgaste da canaleta superior

Geralmente, quando se examina pist�es de alum�nio durante a reforma do motor, os mesmos apresentam as canaletas superiores gastas al�m dos limites permitidos.

Essas canaletas se desgastam mais porque ficam justamente na �rea que est� mais exposta a altas temperaturas e press�es e a todos os abrasivos transportados pelo ar que entra no motor. A detona��o e pr�-igni��o s�o duas condi��es que fazem com que o pist�o opere a temperaturas mais elevadas que o normal. Quando a temperatura de um pist�o de alum�nio � superior a 204�C, o metal come�o a amolecer e o desgaste das canaletas superior, onde a temperatura � a mais elevada.

Desgaste da canaleta superior

� medida em que ocorre o desgaste nos lados do anel e da canaleta, a folga entre os dois aumenta, acelerando o desgaste lateral.

Desgaste da canaleta superior e perda de veda��o

A figura abaixo ilustra a se��o transversal de um anel novo em uma canaleta nova.

A press�o de compress�o for�a o anel contra a parede do cilindro e a parte inferior da canaleta

Os lados da canaleta s�o planos e lisos e o anel tem uma folga lateral correta. Os gases de combust�o, no tempo de combust�o, for�am o anel para baixo contra a parte inferior da canaleta e, ao mesmo tempo, passam por tr�s do anel e for�am-no contra as paredes do cilindro. Isso produz um boa veda��o.

A figura abaixo mostra um anel novo instalado numa canaleta gasta.


Um anel em uma canaleta gasta, n�o pode encostar-se adequadamente na parede do cilindro ou nos lados da canaleta.

A canaleta gasta n�o proporciona um apoio adequado ao anel. Isso faz com que o canto superior da face do anel entre em contato com a parede do cilindro, levando o �leo para a c�mara de combust�o em lugar de rasp�-lo para o c�rter.

O novo anel, por ser plano, n�o pode encaixar-se nos lados irregulares e gastos da canaleta e, consequentemente, n�o se formar� um veda��o perfeita nem nos lados, nem na face do anel.

Al�m disso, a constantes flex�o do anel contra uma canaleta irregular poder� causar sua fadiga e quebra e, consequentemente, danos ao pist�o, conforme mostra a figura abaixo.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...