Monday, May 25, 2009

Troca de An�is - 9� Parte

Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte, 7� parte e 8� parte de Troca de An�is, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.

Exame dos pinos de pist�o

Al�m dos pist�es em si, tamb�m os pinos podem sofrer desgaste.

Por isso verifique, e sempre , se os pinos de pist�o n�o est�o frouxos e substitua-os se for necess�rio. Muitos pinos de pist�o s�o instalados sob press�o na extremidade superior da biela sendo necess�rias ferramentas especiais para p�r e tirar esses pinos. Consulte o manual de servi�o do motor antes de tentar retirar o pino do pist�o. Isto poupar� tempo e poss�veis danos ao pist�o se os pinos forem do tipo colocado sob press�o.

Exame das bielas

Um outro ponto important�ssimo a ser observado, e que muitas vezes � deixado de lado, � a verifica��o do estado das bielas.

Se uma biela estiver empenada, ela vai fazer com que o pist�o fique desalinhado dentro do cilindro, provocando um contato irregular dos an�is com a parede do cilindro.


Uma biela empenada faz com que o pist�o fique desalinhado dentro do cilindro.

Quando isso ocorre em um lado do pist�o , o canto superior dos an�is � que vai fazer contato com a parede do cilindro, enquanto que, no lado oposto, somente o canto inferior � que vai fazer este contato.


O canto superior do anel, em contato com a parede do cilindro aumenta o consumo de �leo.

Esse contato incorreto dos an�is provoca um aumento no consumo de �leo e desgaste irregular dos an�is.

Al�m disso, como todo o conjunto pist�o-biela trabalha desalinhado e portanto, for�ado, outras partes tamb�m apresentar�o desgaste irregular, estando entre elas as bronzinas e bielas.

Como pode-se observar na figura abaixo devido ao empenamento das bielas, as bronzinas tender�o a se desgastar mais em pontos opostos o que, sem d�vida, reduzir� sensivelmente sua vida �til.


Bronzinas desgastadas em regi�es opostas.

Para se descobrir se uma biela est� empenada existem aparelhos apropriados que permitem determinar-se, exatamente, quanto � e onde est� localizado o desalinhamento.


Verifica��o do alinhamento das bielas.

No entanto, uma pr�-determina��o pode ser feita atrav�s da observa��o dos locais de desgaste do pist�o.

Se o pist�o estiver mais gasto, de um lado, na parte superior (regi�o dos an�is) e no lado oposto, o maior desgaste for na parte inferior da saia, isto indicar� que a biela est� empenada.

Um desgaste em diagonal, conforme indicado na figura abaixo, tamb�m � indicio de empenamento da biela.


O desgaste do pist�o em diagonal � indicio de empenamento da biela.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...