Monday, August 3, 2009

Retifica��o de motores - 5� Parte

Leia tamb�m os outros artigos de "Retifica��o de motores": 1� Parte, 2� parte, 3� parte e 4� parte

Retifica��o de Bielas

Normalmente, ap�s certo tempo de uso no motor, as bielas j� estar�o apresentando alguma deforma��o, tor��o ou desgaste, necessitando portanto serem substitu�das ou recuperadas conforme o caso.


Biela empenada

Anteriormente foi mencionado como detectar tais irregularidades e suas influ�ncias no desempenho do motor.

Feito isso, e tendo-se contatado que a biela necessita efetivamente de recupera��o, a primeira provid�ncia � corrigir-lhes o alinhamento, eliminando tor��es e empenamentos atrav�s da utiliza��o de m�quinas apropriadas.

Obs.: A tor��o e empenamento m�ximo admiss�veis s�o da ordem de 0,025mm.

Em seguida a isso, passa-se � retifica��o de furo da bucha superior e do alojamento das bronzinas.



Com rela��o ao �ltimo, no caso de pequenas irregularidades, da mesma forma como nos mancais centrais do bloco, pode-se rebaixar a capa da biela e mantenha-se, com isso, as medidas originais.

No entanto, ao realizar-se essa opera��o deve-se certificar de que a dist�ncia entre os centros dos alojamentos da bucha e das bronzinas n�o esteja abaixo do m�nimo permiss�vel pois, em casos contr�rio, haver� altera��o da taxa de compress�o do motor.

Quando n�o houver condi��es de se proceder conforme acima descrito, deve-se retificar a biela para a sobremedida seguinte (ou substitu�-la).

Quanto ao furo superior, ap�s retirar-se a bucha (ou buchas) deve-se examin�-lo para ver se n�o est� ovalizado ou com outras irregularidades dimensionais, o que demandar� retific�-lo e colocar uma bucha com sobremedida externa.

Quando n�o houver condi��es de se proceder conforme acima descrito, deve-se retificar a biela para a sobremedida seguinte (ou substitu�-la).

Obs.: Ao instalar a bucha n�o esquecer de verificar se a mesma est� com a interfer�ncia correta e de aplicar adesivo quando recomendado.

Em seguida, devido ao fato de que tanto as buchas com sobremedida, como as standard, s�o fornecidas com o di�metro interno semiacabado, deve-se fazer o mandrilhamento do mesmo, cuidando-se para que fique exatamente paralelo ao alojamento das bronzinas, perfeitamente cil�ndrico e dentro das dimens�es especificadas, evitando-se usinagens como as mostradas na figura abaixo, para que n�o ocorram problemas da desgaste irregular das buchas e do pist�o, entre outros.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...