Leia tamb�m os outros artigos de "Retifica��o de motores": 1� Parte, 2� parte, 3� parte e 4� parte
Retifica��o de Bielas
Normalmente, ap�s certo tempo de uso no motor, as bielas j� estar�o apresentando alguma deforma��o, tor��o ou desgaste, necessitando portanto serem substitu�das ou recuperadas conforme o caso.
Biela empenada
Anteriormente foi mencionado como detectar tais irregularidades e suas influ�ncias no desempenho do motor.
Feito isso, e tendo-se contatado que a biela necessita efetivamente de recupera��o, a primeira provid�ncia � corrigir-lhes o alinhamento, eliminando tor��es e empenamentos atrav�s da utiliza��o de m�quinas apropriadas.
Obs.: A tor��o e empenamento m�ximo admiss�veis s�o da ordem de 0,025mm.
Em seguida a isso, passa-se � retifica��o de furo da bucha superior e do alojamento das bronzinas.
Com rela��o ao �ltimo, no caso de pequenas irregularidades, da mesma forma como nos mancais centrais do bloco, pode-se rebaixar a capa da biela e mantenha-se, com isso, as medidas originais.
No entanto, ao realizar-se essa opera��o deve-se certificar de que a dist�ncia entre os centros dos alojamentos da bucha e das bronzinas n�o esteja abaixo do m�nimo permiss�vel pois, em casos contr�rio, haver� altera��o da taxa de compress�o do motor.
Quando n�o houver condi��es de se proceder conforme acima descrito, deve-se retificar a biela para a sobremedida seguinte (ou substitu�-la).
Quanto ao furo superior, ap�s retirar-se a bucha (ou buchas) deve-se examin�-lo para ver se n�o est� ovalizado ou com outras irregularidades dimensionais, o que demandar� retific�-lo e colocar uma bucha com sobremedida externa.
Quando n�o houver condi��es de se proceder conforme acima descrito, deve-se retificar a biela para a sobremedida seguinte (ou substitu�-la).
Obs.: Ao instalar a bucha n�o esquecer de verificar se a mesma est� com a interfer�ncia correta e de aplicar adesivo quando recomendado.
Em seguida, devido ao fato de que tanto as buchas com sobremedida, como as standard, s�o fornecidas com o di�metro interno semiacabado, deve-se fazer o mandrilhamento do mesmo, cuidando-se para que fique exatamente paralelo ao alojamento das bronzinas, perfeitamente cil�ndrico e dentro das dimens�es especificadas, evitando-se usinagens como as mostradas na figura abaixo, para que n�o ocorram problemas da desgaste irregular das buchas e do pist�o, entre outros.
Retifica��o de Bielas
Normalmente, ap�s certo tempo de uso no motor, as bielas j� estar�o apresentando alguma deforma��o, tor��o ou desgaste, necessitando portanto serem substitu�das ou recuperadas conforme o caso.
Biela empenada
Anteriormente foi mencionado como detectar tais irregularidades e suas influ�ncias no desempenho do motor.
Feito isso, e tendo-se contatado que a biela necessita efetivamente de recupera��o, a primeira provid�ncia � corrigir-lhes o alinhamento, eliminando tor��es e empenamentos atrav�s da utiliza��o de m�quinas apropriadas.
Obs.: A tor��o e empenamento m�ximo admiss�veis s�o da ordem de 0,025mm.
Em seguida a isso, passa-se � retifica��o de furo da bucha superior e do alojamento das bronzinas.
Com rela��o ao �ltimo, no caso de pequenas irregularidades, da mesma forma como nos mancais centrais do bloco, pode-se rebaixar a capa da biela e mantenha-se, com isso, as medidas originais.
No entanto, ao realizar-se essa opera��o deve-se certificar de que a dist�ncia entre os centros dos alojamentos da bucha e das bronzinas n�o esteja abaixo do m�nimo permiss�vel pois, em casos contr�rio, haver� altera��o da taxa de compress�o do motor.
Quando n�o houver condi��es de se proceder conforme acima descrito, deve-se retificar a biela para a sobremedida seguinte (ou substitu�-la).
Quanto ao furo superior, ap�s retirar-se a bucha (ou buchas) deve-se examin�-lo para ver se n�o est� ovalizado ou com outras irregularidades dimensionais, o que demandar� retific�-lo e colocar uma bucha com sobremedida externa.
Quando n�o houver condi��es de se proceder conforme acima descrito, deve-se retificar a biela para a sobremedida seguinte (ou substitu�-la).
Obs.: Ao instalar a bucha n�o esquecer de verificar se a mesma est� com a interfer�ncia correta e de aplicar adesivo quando recomendado.
Em seguida, devido ao fato de que tanto as buchas com sobremedida, como as standard, s�o fornecidas com o di�metro interno semiacabado, deve-se fazer o mandrilhamento do mesmo, cuidando-se para que fique exatamente paralelo ao alojamento das bronzinas, perfeitamente cil�ndrico e dentro das dimens�es especificadas, evitando-se usinagens como as mostradas na figura abaixo, para que n�o ocorram problemas da desgaste irregular das buchas e do pist�o, entre outros.
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