Monday, August 31, 2009

Retifica��o de motores - 9� Parte

Leia tamb�m os outros artigos de "Retifica��o de motores": 1� Parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte, 7� parte e 8� Parte.

Camisas Molhadas

Da mesma maneira como as camisas secas, tamb�m as do tipo molhado necessitam de cuidados especiais quando de sua instala��o no motor.

Os principais ponto as serem observados durante a montagem dessas camisas s�o as seguintes:

1 � verifique cuidadosamente o rebaixo no bloco quanto a deforma��es, desgastes ou impurezas, para que o flange da camisa possa se apoiar uniformemente em toda sua circunfer�ncia. Com isso, evita-se a quebra do flange, a deforma��o da camisa e consegue-se uma boa veda��o entre a camisa e o bloco.


O flange pode quebrar devido a deforma��es no rebaixo do bloco

2 � Verifique criteriosamente os canais de alojamento dos an�is de veda��o e retire eventuais rebarbas ou impurezas ali existentes par evitar posteriores vazamentos de �gua ou �leo.

3 � instale as camisas provisoriamente no bloco (sem os an�is de veda��o) e me�a a altura do flange com rela��o ao bloco. Essa verifica��o � importante, pois, se essa altura estiver fora das recomenda��es do fabricante ou variar muito de um cilindro para outro, far� com que a press�o exercida sobre os flanges n�o seja a mesma em todas as camisas, provocando deforma��es nas que estiverem mais altas e vazamentos pela junta do cabe�ote na regi�o das que estiverem mais baixas.


Nestas ilustra��o v�-se que a camisa da direita est� bem mais baixa que a da esquerda, podendo provocar vazamentos pela junta.

4 - Em seguida, tendo-se j� retirado as camisas do bloco, instale os an�is de veda��o, lubrificando-os previamente com vaselina e tomando cuidado para que fiquem instalados da forma mais completa poss�vel, para que n�o se desloquem, cortem-se ou tor�am-se quando da instala��o definitiva das camisas.

5 � Instale as camisas no bloco utilizando um dispositivo apropriado para empurr�-las para baixo, evitando batidas com martelo que poder�o deform�-las.

6 � Certifique-se de que as camisas foram instadas de maneira correta medindo seu di�metro interno com um rel�gio comparador, em v�rios pontos.

Se, nesse exame, constatar-se uma grande ovaliza��o em algum ponto, ser� preciso retirar novamente essa camisa, verificar a causa dessa ovaliza��o (que poder�o ser part�culas ou dep�sitos no alojamento dos an�is ou no furo do bloco, ou mesmo um anel de veda��o torcido) e elimin�-la, pois, poder�o deformar a camisa a tal ponto que praticamente, n�o haver� mais folgas entre a camisa e o pist�o (que tender�o a escoriar-se).


Um anel de veda��o torcido ou com sujeira no seu alojamento podem deformar a camisa e eliminar a folga do pist�o.


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