Nissan Xterra
Nissan Xterra | |
Construtor: | Nissan |
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Produ��o: | 2000 � presente |
O Xterra � um utilit�rio esportivo da Nissan.
O Xterra chega em vers�o �nica, SE, recheada de equipamentos. Traz ar-condicionado, dire��o hidr�ulica, freios ABS e volante com regulagem de altura e dist�ncia. Al�m do nome Xterra (pronuncia-se "�cs-terra"), o visual tamb�m refor�a a liga��o do carro com os caminhos que o asfalto n�o alcan�ou. P�ra-choques e grande dianteira de pl�stico cinza, rack no teto - que conta com um cesto para transportar objetos -, estribos laterais, m�scara no farol e tomada de ar sobre o cap� d�o o tom da conversa.
O Xterra vai bem no fora-de-estrada, apesar de perder pontos para o Defender 110, que al�m de contar com bloqueio do diferencial central leva vantagem nos �ngulos de ataque e de sa�da - respectivamente, 51 e 34 graus para o Defender, contra 34 e 29 graus do Xterra. A tra��o 4x4, com a op��o de reduzida, os 23,5 cent�metros de altura em rela��o ao solo - 2 a mais que no rival - e o bom curso da suspens�o permitem ao Xterra enfrentar terrenos irregulares, sem reclamar.
O 2.8 turbodiesel entrega 34,7 kgfm de torque, antes das 2000 rpm. Isso significa que o motorista conta com for�a suficiente para superar os obst�culos de uma trilha. Esse torque tamb�m ajuda numa r�pida ultrapassagem na estrada. Nos testes de retomada, em nossa pista de testes, o Xterra se saiu bem. O jipe levou 6,5 segundos para ir de 40 a 80 km/h em terceira marcha, enquanto um Santana Jalap�o, por exemplo, medido em janeiro deste ano, precisou de 8,1 segundos.
Na cidade, o desempenho n�o � t�o elogi�vel. Apesar da boa marca de 14 segundos na acelera��o de 0 a 100 km/h, o comportamento do carro n�o agradou. O Xterra utiliza a plataforma da Frontier cabine simples, mas � 32,9 cent�metros menor, 10 mais largo e 24,3 mais alto. E a engenharia, quando projetou o utilit�rio, manteve a mesma suspens�o da picape. Ou seja, bra�os triangulares independentes na dianteira e feixe de mola semi-el�ptico na traseira. O resultado n�o poderia ser diferente: o Xterra pula feito uma Frontier. Ainda mais porque o acerto dado �s molas e amortecedores � r�gido, para oferecer seguran�a em curvas. Na picape, que tem ca�amba, existe o argumento da necessidade de se transportar carga. Mas no Xterra n�o. E haja rim para suportar os solavancos em nossas ruas cheias de quebra-molas e buracos. A estabilidade, que agradou na terra, tamb�m ficou comprometida no asfalto.
As semelhan�as com a Frontier se estendem para o interior da cabine. O painel de instrumentos � id�ntico. No entanto, pela posi��o dos bancos, a ergonomia do Xterra fica mais bem resolvida. Tudo est� � m�o, com destaque para os comandos girat�rios do ar-condicionado e para a alavanca do c�mbio, que fica mais pr�xima do motorista que na picape. A ilumina��o em branco � agrad�vel ao olhos. Para as viagens longas o Xterra oferece um descansa-bra�o central, que se abre em um porta-trecos. H� bastante espa�o para quem viaja no banco de tr�s - ao contr�rio do que costuma ocorrer nas picapes de cabine dupla. O Xterra � generoso para as pernas, joelhos, ombros e cabe�a dos ocupantes. Isso sem falar na vista, j� que o banco traseiro fica em posi��o mais elevada que o dianteiro. A �nica reclama��o que pode vir dos passageiros de tr�s - e isso n�o � exclusividade deles - � quanto ao elevado n�vel de ru�do do motor. O turbodiesel canta como bar�tono em noite de estr�ia. Em ponto-morto, s�o 52 decib�is, com os vidros fechados. Em rota��es mais elevadas, o ru�do interno beira os 80 decib�is.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nissan_Xterra
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