Monday, September 1, 2008

Os An�is de pist�o - 1� parte

Uma defini��o simples do que s�o an�is de pist�o pode ser a seguinte : �Os an�is de pist�o s�o pe�as de metal que, quando instaladas nos cilindros dos motores, tornam-se circulares e auto-expansivas, proporcionando uma veda��o m�vel entre a c�mara de combust�o e o carter do motor�.

No entanto essa defini��o, como tantas outras que se possa formular, n�o consegue expressar, com a exatid�o necess�ria, toda a responsabilidade de que os an�is de pist�o est�o investidos para um perfeito funcionamento do motor onde est�o instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produ��o.

Nesta mat�ria abordarei com mais detalhes as caracter�sticas mais importantes dos an�is de pist�o e os principais tipos fabricados.

Nomenclatura dos an�is

Para facilitar a compreens�o dos textos que v�m em seguida, vou inicialmente, definir quais s�o os nomes dados �s diversas partes e �s medidas principais dos an�is:

Faces laterais
S�o as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pist�o, em posi��o paralela � cabe�a do pist�o, podendo tamb�m ser chamada de �face superior� e �face inferior�



















Face externa
� a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
� tamb�m chamada de �face de trabalho� ou �face de contato�.

Face Interna
� o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pist�o.


Altura
� a dist�ncia entre as faces laterais do anel, medida normalmente em mil�metros e em alguns casos, em fra��es de polegadas.

Espessura Radial
� a dist�ncia entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em mil�metros.


Folga Lateral
� a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, � a dist�ncia entre a face lateral do anel e a superf�cie lateral da canaleta.

Folga Traseira
� a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pist�o, quando estes est�o instalados e centrados no cilindro.



Di�metro Nominal
� o di�metro externo do anel, �fechado� no di�metro do cilindro para o qual foi projetado.
� igual ao di�metro nominal do cilindro, sendo medido em mil�metros ou polegadas.

Folga entre pontas
� a dist�ncia entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de di�metro correspondente.



Essa folga varia conforme o di�metro do anel e com o tipo de aplica��o a que se destina. Na futura postagem �troca de an�is� colocarei uma tabela onde consta essas folgas.

A mat�ria �Os An�is de pist�o� � dividida em v�rias partes e essa fica por aqui.


Update: 2� parte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...