Uma defini��o simples do que s�o an�is de pist�o pode ser a seguinte : �Os an�is de pist�o s�o pe�as de metal que, quando instaladas nos cilindros dos motores, tornam-se circulares e auto-expansivas, proporcionando uma veda��o m�vel entre a c�mara de combust�o e o carter do motor�.
No entanto essa defini��o, como tantas outras que se possa formular, n�o consegue expressar, com a exatid�o necess�ria, toda a responsabilidade de que os an�is de pist�o est�o investidos para um perfeito funcionamento do motor onde est�o instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produ��o.
Nesta mat�ria abordarei com mais detalhes as caracter�sticas mais importantes dos an�is de pist�o e os principais tipos fabricados.
Nomenclatura dos an�is
Para facilitar a compreens�o dos textos que v�m em seguida, vou inicialmente, definir quais s�o os nomes dados �s diversas partes e �s medidas principais dos an�is:
Faces laterais
S�o as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pist�o, em posi��o paralela � cabe�a do pist�o, podendo tamb�m ser chamada de �face superior� e �face inferior�
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8tIMdPL0aQZwvRNDA9I25eWaGNEViuwXa1O9GD-5BMs-Qw0aXcAOdWSsUsJX_T3l8USCEFk4ZcM9JR5SyZeEd7owO6BB4b0kX0qgkaF-hW1MZgoyGFQFbA5Y-3c85pRU9o6H2Gd1XrhA/s320/pistao_fig_1_1.jpg)
Face externa
� a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
� tamb�m chamada de �face de trabalho� ou �face de contato�.
Face Interna
� o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pist�o.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7SOByxw9KV7RhyphenhyphenLK-vKSi6vaMm_Tvz21DgJgiRt9LGKwC2w3QWTATDhkIx1dolfzPvyZHWu06Krw_l7dyRvGiNVMtCZd1DeBOvykkmsFUGSl88tJ60YuZ86Rj-Xtg9fhKcgBJDJK_Iu4/s320/pistao_fig_1_2.jpg)
Altura
� a dist�ncia entre as faces laterais do anel, medida normalmente em mil�metros e em alguns casos, em fra��es de polegadas.
Espessura Radial
� a dist�ncia entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em mil�metros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhSVSEUZuq6Km6dIdtTI2DYxFapbkgXVWi0Gb0ouM1XMPHhkgOAGc2QwFUJch4VwMJ8IFNxmr6gO32QzEKJ5H4HQ87LHd9KMcXCDysaXaODkfLoJYOmQZ2c0RrWufT3rTxZZbpKIPCXFs/s320/pistao_fig_1_3.jpg)
Folga Lateral
� a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, � a dist�ncia entre a face lateral do anel e a superf�cie lateral da canaleta.
Folga Traseira
� a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pist�o, quando estes est�o instalados e centrados no cilindro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjo_8ERc5lucO7JvlHmpznT11VIe3iKw4h2nhzroQrOjTHER5iEDFdQaHdd4ctHsfVaYsdC6fbwxXuh4LE4WbFlk7BLnLBFhKYMoANx8WW23rXz-9UzrWp8s4ye7F6b5SVJyErazPE3nLw/s320/pistao_fig_1_4.jpg)
Di�metro Nominal
� o di�metro externo do anel, �fechado� no di�metro do cilindro para o qual foi projetado.
� igual ao di�metro nominal do cilindro, sendo medido em mil�metros ou polegadas.
Folga entre pontas
� a dist�ncia entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de di�metro correspondente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAlmsJzjPjvqNfaC6ItWgsr4bfVlbJn8JxTn4c7Lin7AyuNMJIUYuV30XrRgvugCQgZp4oV_dnw8TyqIniHm7XneuhnidamGa9RM1IX8NuF16cL1y-wQNpWQ5BpJaf4eSXBO9O9njlvIk/s320/pistao_fig_1_5.jpg)
Essa folga varia conforme o di�metro do anel e com o tipo de aplica��o a que se destina. Na futura postagem �troca de an�is� colocarei uma tabela onde consta essas folgas.
A mat�ria �Os An�is de pist�o� � dividida em v�rias partes e essa fica por aqui.
No entanto essa defini��o, como tantas outras que se possa formular, n�o consegue expressar, com a exatid�o necess�ria, toda a responsabilidade de que os an�is de pist�o est�o investidos para um perfeito funcionamento do motor onde est�o instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produ��o.
Nesta mat�ria abordarei com mais detalhes as caracter�sticas mais importantes dos an�is de pist�o e os principais tipos fabricados.
Nomenclatura dos an�is
Para facilitar a compreens�o dos textos que v�m em seguida, vou inicialmente, definir quais s�o os nomes dados �s diversas partes e �s medidas principais dos an�is:
Faces laterais
S�o as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pist�o, em posi��o paralela � cabe�a do pist�o, podendo tamb�m ser chamada de �face superior� e �face inferior�
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8tIMdPL0aQZwvRNDA9I25eWaGNEViuwXa1O9GD-5BMs-Qw0aXcAOdWSsUsJX_T3l8USCEFk4ZcM9JR5SyZeEd7owO6BB4b0kX0qgkaF-hW1MZgoyGFQFbA5Y-3c85pRU9o6H2Gd1XrhA/s320/pistao_fig_1_1.jpg)
Face externa
� a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
� tamb�m chamada de �face de trabalho� ou �face de contato�.
Face Interna
� o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pist�o.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7SOByxw9KV7RhyphenhyphenLK-vKSi6vaMm_Tvz21DgJgiRt9LGKwC2w3QWTATDhkIx1dolfzPvyZHWu06Krw_l7dyRvGiNVMtCZd1DeBOvykkmsFUGSl88tJ60YuZ86Rj-Xtg9fhKcgBJDJK_Iu4/s320/pistao_fig_1_2.jpg)
Altura
� a dist�ncia entre as faces laterais do anel, medida normalmente em mil�metros e em alguns casos, em fra��es de polegadas.
Espessura Radial
� a dist�ncia entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em mil�metros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhSVSEUZuq6Km6dIdtTI2DYxFapbkgXVWi0Gb0ouM1XMPHhkgOAGc2QwFUJch4VwMJ8IFNxmr6gO32QzEKJ5H4HQ87LHd9KMcXCDysaXaODkfLoJYOmQZ2c0RrWufT3rTxZZbpKIPCXFs/s320/pistao_fig_1_3.jpg)
Folga Lateral
� a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, � a dist�ncia entre a face lateral do anel e a superf�cie lateral da canaleta.
Folga Traseira
� a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pist�o, quando estes est�o instalados e centrados no cilindro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjo_8ERc5lucO7JvlHmpznT11VIe3iKw4h2nhzroQrOjTHER5iEDFdQaHdd4ctHsfVaYsdC6fbwxXuh4LE4WbFlk7BLnLBFhKYMoANx8WW23rXz-9UzrWp8s4ye7F6b5SVJyErazPE3nLw/s320/pistao_fig_1_4.jpg)
Di�metro Nominal
� o di�metro externo do anel, �fechado� no di�metro do cilindro para o qual foi projetado.
� igual ao di�metro nominal do cilindro, sendo medido em mil�metros ou polegadas.
Folga entre pontas
� a dist�ncia entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de di�metro correspondente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAlmsJzjPjvqNfaC6ItWgsr4bfVlbJn8JxTn4c7Lin7AyuNMJIUYuV30XrRgvugCQgZp4oV_dnw8TyqIniHm7XneuhnidamGa9RM1IX8NuF16cL1y-wQNpWQ5BpJaf4eSXBO9O9njlvIk/s320/pistao_fig_1_5.jpg)
Essa folga varia conforme o di�metro do anel e com o tipo de aplica��o a que se destina. Na futura postagem �troca de an�is� colocarei uma tabela onde consta essas folgas.
A mat�ria �Os An�is de pist�o� � dividida em v�rias partes e essa fica por aqui.
Update: 2� parte
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