Vamos ent�o para a 4� dos an�is de pist�o se voc� n�o ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte e 3� parte pode ler clicando nos links (recomendado), Ent�o vamos em frente.
Tempo Motor (ou de combust�o)
Com a igni��o da mistura ar-combust�vel e a conseq�ente expans�o dos gases, a press�o dentro da c�mara aumenta rapidamente para at� 56 Kgf/cm2 ou mais, empurrando os pist�es e an�is velozmente para baixo.
Nessa, ocasi�o, uma pequena fuga de gases � normal, ocorrendo atrav�s da folga entre pontas e tamb�m por detr�s dos an�is no breve instante que precede uma veda��o lateral completa.
A veda��o lateral completa � feita quando a press�o total dos gases de combust�o age na face lateral superior e na face interna do anel fazendo com que o mesmo fique mais fortemente comprimido contra a face inferior da canaleta do pist�o e a parede do cilindro respectivamente.
Tamb�m nesse tempo a a��o de raspagem de todos os an�is � controlada, para que um fino filme de �leo permane�a na parede do cilindro.
Tempo de descarga
No tempo de descarga, pelo efeito do movimento ascendente do pist�o, os an�is tendem a encostar-se na face inferior da canaleta do pist�o.
Nessa ocasi�o, os an�is deslizam sobre o �leo lubrificante residual das paredes do cilindro sem raspa-lo para cima.
Observa��o: As figuras acima, referem-se a um anel de compress�o de perfil retangular em trabalho.
O comportamento de outros tipos de an�is � semelhante a este, apresentado, no entanto, ligeiras varia��es, apropriadas para cada tipo de aplica��o.
Tipos de an�is
Como j� coloquei anteriormente, os an�is dividem-se basicamente em dois grupos:
� An�is de compress�o.
� An�is de �leo.
Dentro dessa classifica��o b�sica, centenas de varia��es de desenhos foram criadas, buscando a melhor aplica��o para cada tipo de motor, existe uma extensa gama de an�is, onde cada tipo de anel � projetado para executar uma fun��o especifica.
As figuras abaixo ilustram os tipos de an�is mais conhecidos. Esses tipos s�o b�sicos, a partir dos quais s�o desenvolvidos todos os an�is combinados.
Assim sendo, coloco como exemplo, a anel Tipo �T�, que � um anel com face de contato inclinada.
E o Tipo �4� que � um anel regular chanfrado na face interna.
Se combinarmos estes dois tipos de perfis, teremos um novo tipo chamado de �T4�, que ser�, portanto, um anel com face de contato inclinada e chanfrado na face interna.
Update: A 5� parte j� esta no ar.
Monday, September 22, 2008
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