Monday, September 29, 2008

Os An�is de pist�o - 5� parte

Vamos ent�o para a 5� dos an�is de pist�o se voc� n�o ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte e 4� parte pode ler clicando nos links (recomendado), Ent�o vamos em frente.

Tipos de an�is de compress�o

Anel retangular � Tipo P

� um anel de se��o retangular empregado onde as condi��es de opera��o n�o requerem an�is com formato especial.


Anel com face inclinada Tipo T

Devido � face externa ser inclinada, o contato com o cilindro d�-se numa estreita faixa do canto inferior do anel, o que proporciona um assentamento melhor e mais r�pido e um bom controle de �leo, na fase inicial de funcionamento, mesmo que o cilindro apresente pequenas ovaliza��es e distor��es.



An�is com chanfro ou rebaixos na face interna Tipos 2 ou 4

Quando an�is deste tipo, tamb�m denominados de torcionais, s�o �fechados� no di�metro do cilindro, sua se��o assim�trica proporciona uma tor��o do anel que causa um contato de alta press�o do canto inferior da sua face de trabalho o cilindro, resultando num assentamento mais r�pido.

Na face ascendente do pist�o, devido a tor��o do anel, o mesmo desliza sobre a pel�cula de �leo e, na fase descendente, o contato do seu canto inferior raspa o excesso de �leo.

Esse tipo de anel � usado principalmente nas canaletas intermedi�rias dos pist�es, podendo tamb�m ser utilizado nas primeiras canaletas.



Anel com rebaixo na face de contato � Tipos 6 ou 7

Pode-se dizer que este � um anel de compress�o com propriedades de um anel raspador de �leo.

O rebaixo na face de trabalho d� uma se��o assim�trica ao anel, que causa uma leve tor��o quando fechado no di�metro do cilindro. Com isso, o contato com o cilindro d�-se no canto inferior da face de trabalho, proporcionando um assentamento bastante r�pido.



Anel com face abaulada � Tipo E

� um anel similar ao de se��o retangular, exceto que sua face de trabalho � sempre revestida e apresenta uma leve curvatura convexa obtida atrav�s de lapida��o. Isto assegura uma linha de contato de alta press�o em torno da posi��o central do abaulado, que veda prontamente a passagem de gases na fase inicial de funcionamento e facilita a forma��o de uma pel�cula adequada de �leo evitando o aparecimento de escoria��o.

O assentamento � gradual impedindo qualquer tend�ncia de um contato do canto superior ou inferior do anel com o cilindro.


Anel trapezoidal � Tipo K

O anel trapezoidal tem as faces laterais inclinadas na dire��o do di�metro interno do anel.

As canaletas do pist�o precisam ter tamb�m suas faces inclinadas com um �ngulo igual ao do anel, por�m, com pequena varia��o na toler�ncia. Esta constru��o possibilita que exista uma varia��o cont�nua da folga entre as laterais do anel e da canaleta do pist�o. Este anel � usado principalmente em motores de avi�o e diesel.



Anel semi-trapezoidal � Tipo H

O anel semi-trapezoidal tem somente sua lateral superior inclinada em dire��o ao di�metro interno do anel.

A a��o destes an�is � similar � dos an�is trapezoidais, por�m, com menor capacidade de quebra dos dep�sitos e melhor controle de �leo e veda��o � passagem de gases em compara��o com os trapezoidais.



Update: A 6� parte j� esta no ar

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