Friday, June 12, 2009

Como dirigir na lama ou em areia

Quando voc� dirigi na lama ou areia, as rodas n�o tem boa tra��o. Voc� n�o pode acelerar rapidamente, � mais dif�cil manobrar e s�o necess�rias maiores dist�ncias de frenagem.

Na lama � melhor usar marcha reduzida quanto mais espessa a lama, mais baixa deve ser a marcha. Em camadas espessas de lama, mantenha o veiculo em movimento para n�o atolar.

Ao dirigir na areia, muito solta (como nas praias ou dunas) os pneus tendem a afundar isto causa efeito sobre a dire��o, acelera��o e frenagem. Para melhor a tra��o, reduza levemente a press�o de ar dos pneus ao dirigir sobre a areia.

Se o ve�culo atolar
Jamais gire as rodas se o veiculo estiver atolado. O m�todo conhecido como balan�o pode ajudar a desatolar, por�m seja cuidadoso.

Balan�ar o ve�culo para desatolar

Primeiramente, gire o volante da dire��o para esquerda e para direita. Isso far� liberar a �rea ao redor das rodas dianteiras. A seguir alterne a transmiss�o entre primeira e r�, girando as rodas o m�nimo poss�vel. Solte o pedal do acelerador durante a mudan�a e pressione levemente o pedal quando a transmiss�o estiver engrenada. Se algumas tentativas n�o forem suficientes para desatolar, voc� precisa ser rebocado.

Notas importantes em caso de atolar: Se girar o pneu em alta velocidade, os pneus poder�o estourar resultando em ferimentos em voc� ou outras pessoas. Poder� haver superaquecimento da transmiss�o e outros componentes do ve�culo.

Importante para a conserva��o de seu ve�culo: Ap�s dirigir na lama ou areia, limpe e verifique as lonas de freio. Estas subst�ncias podem causar frenagem irregulares ou lonas vitrificadas. Verifique tamb�m a dire��o, suspens�o, rodas, pneus e sistema de escapamento.

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