Monday, June 1, 2009

Troca de An�is - 10� Parte

Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte, 7� parte, 8� parte e 9� parte de Troca de An�is, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.


Montagem do Motor

Instala��o de an�is nos pist�es

Tendo j� sido feitas todas as verifica��es preliminares necess�rias, podemos passar agora � instala��o dos an�is no pist�o.

Uma s�rie de cuidados � necess�ria durante esta opera��o, a come�ar pela:

Verifica��o da folga entre pontas dos an�is

Para se obter a medida dessa folga, deve-se proceder da seguinte forma:

1� - Coloque um anel de compress�o na regi�o de menor desgaste do cilindro, ou seja, na parte mais baixa do curso dos an�is (quando se estiver fazendo simples troca de an�is).
2� - Acerte a posi��o do anel de modo que este fique bem perpendicular ao eixo do cilindro.
3� - Me�a a folga com um calibre de folgas.


Medi��o da folga entre pontas em um motor retificado

4� - Repita a opera��o com um anel de �leo.
5� - Compare as folgas obtidas com os valores da tabela existente nos envelopes onde os an�is vem acondicionados

� importante que todos os an�is tenham, pelo menos, a folga m�nima entre pontas, para compensar a diferen�a de dilata��o que pode ocorrer entre o anel, pist�o e cilindro. Se n�o houver essa folga, as pontas do anel podem encostar-se e provocar engripamento, escoria��es e quebra do anel e outros problemas semelhantes.


Quanto � folga m�xima, por n�o ser t�o importante como a m�nima, pode ser varias vezes maior que esta, sem afetar o desempenho do motor. De maneira geral, a folga m�xima permitida � de 1 mm (0,40��) a mais que a m�nima. No entanto, se essa folga ultrapassar muito esse 1 mm a mais que a m�nima, os cilindros dever�o ser retificados para a sobremedida seguinte.



Montagem dos an�is

Em sua maioria, os an�is de compress�o s�o direcionadas, sendo desenhados de forma a deslizar sobre o filme de �leo no curso ascendente do pist�o e remover o excesso de �leo da parede do cilindro no curso descendente.

Por esta raz�o, esses an�is tem uma posi��o definida de montagem, n�o podendo ser montados de qualquer lado.

Tipo T: Instale com a marca �TOP� (ou outra identifica��o) para cima (em dire��o � cabe�a do pist�o).
Tipo 2: Instale com o rebaixo interno para cima (em dire��o � cabe�a do pist�o).
Tipo 4: Instale com o chanfro interno para coma (em dire��o � cabe�a do pist�o).
Tipo 6: Instale como rebaixo externo para baixo (em dire��o � saia do pist�o).
Tipo 7: Instale como rebaixo externo para baixo (em dire��o � saia do pist�o).

OBS.: Todos os an�is marcados com a palavra �TOP� dever�o ser montados com a face onde esta marcada a palavra voltada para cima (em dire��o � cabe�a do pist�o).

Feita essa verifica��o passa-se � montagem dos an�is no pist�o sem se esquecer de lava-la previamente, mesmo tratando-se de pe�a nova.

Durante essa opera��o, outro ponto onde deve-se tomar o m�ximo cuidado, � o de n�o torcer ou abrir excessivamente as pontas do an�is com as m�os porque isso poder� deforma-los permanentemente, reduzindo seu desempenho e provocando seu quebra em funcionamento.

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