Monday, June 8, 2009

Troca de An�is - 11� Parte

Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte, 7� parte, 8� parte, 9� parte e 10� parte de Troca de An�is, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.


Deve-se sempre procurar instalar os an�is com um alicate apropriado ou outra ferramenta semelhante a fim de evitarem-se os problemas antes mencionados.


Instala��o de um anel com o alicate apropriado.

Quanto � localiza��o das pontas dos an�is, desde que n�o existam recomenda��es especificas do fabricante do motor e n�o havendo pinos ou outros dispositivos que fixem o anel em uma determinada posi��o no pist�o, a experi�ncia tem demonstrado que as mesmas poder�o ficar em qualquer posi��o ao redor da circunfer�ncia do pist�o.

Isto se justifica porque os an�is sem pino de fixa��o e sem mola movimentam-se em torno do pist�o alterando a posi��o das pontas de um anel, tanto em rela��o ao pist�o, como aos outros an�is.

O importante, no caso, � deixar-se as pontas dos an�is em posi��o diferente entre si de modo que dificilmente as folgas dos an�is venham a alinhar-se o que provocar� consumo de �leo e passagem de gases para o c�rter.

Uma localiza��o das pontas dos an�is em um pist�o de 4 canaletas, que poder� ser adotada, � mostrada na figura abaixo:


Posi��o de montagem dos an�is em um pist�o de 4 canaletas.

Conclu�da a montagem os an�is e pist�o devem se bem lubrificados com �leo limpo (de motor) a fim de garantir lubrifica��o suficiente ao cilindro nos primeiros instantes de funcionamento do motor e evitar a ocorr�ncia de escoria��es ou engripamento.

Verifica��es antes da montagem

Em seguida dos an�is nos pist�es e para que o servi�o possa trazer bons resultados, n�o devem ser esquecidas outras verifica��es pr�vias que s�o: o exame das bronzinas e substitui��o das que estiverem apresentando desgaste ou folga excessivos, a inspe��o do virabrequim quanto a trincas e estados dos colos e as condi��es de desgaste dos mancais fixos e estado geral do bloco do motor.

Feitas essas verifica��es, monta-se o virabrequim no motor, atentando para que as folgas radiais e axiais e os apertos dos parafusos dos mancais estejam de acordo com as recomenda��es do fabricante e passa-se � limpeza dos cilindros.

Obs.: Maiores detalhes sobre o exame do bloco, virabrequim, bronzinas e outras partes do motor e sua retifica��o, bem como a montagem de camisas e outros componentes, estar�o na �Retifica��o de Motores� que vir� em postagens futuras.

Montagem do pist�o no cilindro

O primeiro passo a ser dado � proceder uma cuidadosa limpeza dos cilindros, para retirar quaisquer impurezas presentes, principalmente res�duos de usinagem da crista ou abrasivos deixados durante o brunimento.

A limpeza dos cilindros

A execu��o de uma limpeza cuidadosa dos cilindros, antes de instalarem-se os pist�es com an�is, � extremamente importante porque, se os mesmos n�o forem limpos, uma quantidade consider�vel de abrasivos permanecer� no motor. Esse material abrasivo desgastar� rapidamente os an�is, as paredes dos cilindros e as superf�cies de contato de todas as pe�as m�veis e lubrificadas e o servi�o dever� ser refeito em pouco tempo.

Assim sendo, limpe os cilindros meticulosamente, removendo o mais que for poss�vel de dep�sitos abrasivos das paredes do cilindro.

Limpe, depois, cada cilindro com um pano embebido em �leo de motor e esfregue cuidadosamente com um pano limpo.


Limpe cuidadosamente os cilindros ap�s o brunimento a fim de evitar um vida curta do motor.

Pepita essa opera��o tr�s vezes (e at� mais se for necess�rio), pois s� uma n�o � suficiente. Continue limpando at� que um pano branco e limpo n�o mostre mais sinais de impurezas quando passado no cilindro.

Nunca use gasolina, querosene ou detergente comerciais para limpar os cilindros ap�s um brunimento. Os solventes dessa natureza n�o removem os abrasivos das paredes dos cilindros. Se os abrasivos n�o forem adequadamente retirados dos cilindros, ocorrer� um desgaste r�pido do motor e dos an�is.

Montagem do cilindro

Uma vez feita a limpeza dos cilindros, temos agora condi��es de instalar os pist�es no motor.
Por isso, � necess�rio o uso de uma ferramenta compressora de an�is para permitir a introdu��o do pist�o no cilindro.


Uso da ferramenta compressora de an�is.

Sem essa ferramenta, o servi�o, alem de tornar-se mais dif�cil, tamb�m poder� ficar de m� qualidade, pois, quando se introduz o pist�o no cilindro com os an�is n�o comprimidos, estes poder�o chocar-se com as bordas do cilindro e ficar com rebarbas que ir�o riscar suas paredes.

Assim sendo, aplica-se essa ferramenta aos pist�es (que j� dever�o estar com as respectivas bielas instaladas, na maioria dos casos) e introduzem-se os mesmos nos cilindros passando-se em seguida � coloca��o das bronzinas e capas de bielas.

Durante esta opera��o, que normalmente � feita com o virabrequim previamente instalado no motor, deve-se ter o cuidado de montar as bronzinas exatamente no mesmo lugar onde estavam antes de serem desmontadas (no caso de estarem sendo reaproveitadas) pois j� se assentaram ou se amoldaram perfeitamente ao respectivo colo no virabrequim. Caso n�o seja tomado esse cuidado e as bronzinas forem misturadas poder�o ocorrer problemas de folgas ou interfer�ncias excessivas entre as bronzinas e seus colos, sendo isto v�lido tamb�m para as bronzinas dos mancais fixos.

Outro cuidado a ser tomado, independente de serem bronzinas novas ou usadas, � o de seguirem-se sempre as recomenda��es do fabricante do motor com rela��o �s folgas radiais e axiais e o aperto dado aos parafusos dos mancais fixos e das capas de bielas.

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