Monday, June 22, 2009

Troca de An�is - 13� Parte

Se voc� ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte, 7� parte, 8� parte, 9� parte, 10� parte, 11� parte e 12� parte de Troca de An�is, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.

Teste do motor

Ap�s a montagem do cabe�ote e demais componentes do motor, faz-se a regulagem do ponto de igni��o, o abastecimento com �leo e �gua e teste de funcionamento.

Para realizar esse teste proceda da seguinte forma:

1� - Mantenha o motor funcionando a 1/3 da rota��o at� atingir a temperatura normal de funcionamento, (geralmente entre 80� e 90�) prestando aten��o quando a ru�dos estranhos ou funcionamento irregular do motor.

2� - Desligue o motor e verifique se n�o ocorreu nenhum vazamento.

3� - Fa�a os reapertos e aefri��o de regulagens onde necess�rio.

4� - Estando tudo em ordem, passe ao amaciamento conforme descrito a seguir.

Amaciamento do motor

O consumo inicial de �leo e a fuga de gases de compress�o ap�s a instala��o de anais novos, s�o, frequentemente, mais elevados do que o normal, durante um breve per�odo, at� que os an�is se assentem.

A fuga dos gases � raramente tomada em considera��o, pois � imposs�vel medir sua diminui��o para qualquer finalidade pr�tica, durante o per�odo de amaciamento, a n�o ser no caso de algumas aplica��es de motores diesel. O consumo de �leo � o ponto de refer�ncia principal para se determinar se os an�is de pist�o e as paredes dos cilindros j� est�o assentados. Embora existam v�rios instrumentos para medir, com precis�o, as diversas caracter�sticas dos an�is de pist�o, o pr�prio motor � o �nico aparelho conhecido que indica se os an�is j� est�o assentados.

O assentamento dos an�is consiste no amoldamento de uma faixa ininterrupta da face do anel � parede do cilindro em todo o curso do anel; isso � conseguido com o desgaste das lev�ssimas irregularidades das faces dos an�is e das paredes dos cilindros.

O per�odo de assentamento tem sido reduzido � medida em que os an�is e os cilindros s�o fabricados com maior precis�o, mas, todos os motores novos, retificados ou com an�is novos, exigem um certo per�odo de amaciamento para obter o m�ximo de controle de fuga de gases e do �leo.

A quantidade de horas trabalhadas ou de quil�metros a serem percorridos antes de se obter um bom desempenho no motor, varia conforme sua pr�pria constru��o, condi��es de opera��o e tipo de servi�o. Entretanto como regra geral, deve-se esperar uma boa veda��o e economia de �leo ap�s cerca de 4.000 quil�metros rodados, ou 65 horas de servi�o, independente de serem os an�is cromados ou n�o.

Este processo de amaciamento � realizado sem exigir quase desgaste e n�o � necess�rio que desapare�am as marcas de usinagem das faces dos an�is de compress�o como se sup�e em geral. Note que as marcas de usinagem s�o claramente vis�veis no anel indicado na figura abaixo, ap�s quase 5.000 quil�metros de rodagem. Sob condi��es normais de opera��o, as mercas de usinagem nas faces dos an�is dever�o permanecer vis�veis por ainda muitos milhares de quil�metros.


Sinais de usinagem ainda vis�veis.

Al�m disso, os aperfei�oamentos introduzidos na fabrica��o de motores e no seu material, bem como a melhor qualidade dos combust�veis e lubrificantes e a maior precis�o de fabrica��o, eliminaram a necessidade dos longos per�odos de amaciamento.

Entretanto, deve-se sempre ter em mente que o amaciamento correto � t�o importante quanto a instala��o correta de an�is, a fim de se obter o m�ximo de economia de �leo e longa vida �til do motor. Portanto, a execu��o da reforma do motor deve considerar como de sua responsabilidade o amaciamento, pois isso, al�m de tudo, tamb�m lhe proporciona uma excelente oportunidade para verificar o funcionamento do motor, fazendo as corre��es necess�rias para conseguir um motor sem ru�dos e com o m�ximo de desempenho.

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