Friday, July 16, 2010

Lamborghini Diablo

Lamborghini Diablo

Origem: Wikip�dia, a enciclop�dia livre.

Lamborghini Diablo
Lambo.diabolo.green.arp.jpg
Construtor: Lamborghini
Produ��o: 1990-2001
Antecessor: Countach
Sucessor: Murci�lago
Tipo de Carro�aria: Roadster e Coup�
Motor: Central V12 de 48 v�lvulas, 5.7 ou 6.0 L
Caixa de velocidades: Cambio manual de 5 marchas
Comprimento (mm): 4,47m
Largura (mm): 2,04m
Altura (mm): 1,10m

O Diablo foi um modelo esportivo da Lamborghini que foi produzido entre 1990 e 2001. O nome Diablo ("Diabo" em espanhol), como � tradi��o da Lamborghini, vem de um touro consagrado nas touereadas, que lutou com o toureiro "El Chicorro", em 11/06/1869. Seu desenvolvimento iniciou-se em 1985, projetado para ser o sucessor do famoso Countach, mas entrou no mercado apenas no in�cio de 1990. Assim como seu antecessor, o motor do Diablo era um V-12 5.7L (que produzia 492hp) montado entre os eixos atr�s da cabine, a tra��o era traseira e o c�mbio tinha 5 marchas. Com esse conjunto mec�nico, o Diablo alcan�ava 325 Km/h e demorava cerca de 4 segundos para alcan�ar 100 Km/h.

Ao contr�rio do que ocorre em super-esportivos dessa classe, o acabamento era um de seus pontos fortes. Os bancos podiam ser encomendados de acordo com as medidas do comprador e tinham v�rias op��es de regulagem, os vidros tinham acionamento el�trico e desciam at� o final, havia condicionador de ar e os materiais utilizados no habit�culo eram de primeira qualidade, o revestimento de couro tinha as cores personalizadas pelo pr�prio comprador. Dentre os opcionais, destacava-se o aerof�lio traseiro e rel�gio Breguet, que dava um toque de classe ao painel. O sistem de som Alpine reproduzia fitas-cassete, o CD-player era equipamento opcional, juntamente com um subwoofer.

Em 1993 chegava a vers�o VT, com tra��o integral, dire��o hidraulica, novos freios da italiana Brembo e novo sistema de suspens�o com amortecedores Koni controlados eletronicamente, essas modifica��es deixaram o Diablo um carro mais f�cil de controlar, ao mesmo tempo em que melhoravam seu desempenho, por�m ainda faltava o sistema de freios ABS. O painel foi redesenhado, ficando mais pr�tico e bonito, por�m perdia a op��o de regulagem em altura que acompanhava a dire��o. No sal�o de Genebra de 1992 a Lamborghini apresentou a vers�o roadster do Diablo, por�m sua produ��o iniciou-se 3 depois.

Uma vers�o limitada, cahamada de SE30 foi lan�ada em 1994, em comemora��o dos 30 anos da Lamborghini, foram produzidas 150 unidades desse modelo, que era provido de tra��o traseira. Em 1995 era lan�ado o pacote Jota da vers�o SE30, cuja pricipal altera��o era o cambio de 6 marchas, as duas tomadas de ar sobre a capota e o motor preparado que produzia 595hp, contra 523hp do original, foram produzidas 28 unidades do SE30 Jota. Tanto o SE30 quanto o SE30 Jota n�o vinham com ar condicionado e CD-player, os bancos eram feitos em fibra de carbono e n�o haviam o sistemas de tra��o integral e suspens�o eletronica do VT, tudo isso para diminuir o peso do carro, mesmo assim a Lamborghini dotou-os com suspens�o regul�vel manualmente. Os discos de freio foram redimensionados, mas ainda n�o havia freios ABS.

A vers�o SV foi lan��da em 1997, e era apenas um pacote de opcionais sobre o modelo b�sico, era desprovido dos sitemas de tra��o integral e suspens�o eletr�nica do VT e vinha de s�rie com um aerof�lio ajust�vel, tomadas de ar na capota, um novo para-choque dianteiro e o motor produzia 510hp, tamb�m era poss�vel acrescentar a inscri��o SV nas laterais. O modelo 1999 abolia os far�is escamote�veis, presentes desde o lan�amento e adotou far�is de lentes lisas, essa altera��o gerou controv�rsias entre os consumidores. A vers�o SVR era uma prepara��o para competi��es do SV, com peso aliviado devido ao acabento bem espartano, era vis�vel algumas altera��es na carroceria para melhorar a aerodin�mica e que prejudicaram o design, dentre as quais destacavam-se os far�is que pareciam entradas de ar, os spoillers laterais e dianteiros, as janelas em acr�lico, o aerof�lio de competi��o a as rodas aro 18 grafitadas. Algumas unidades foram convertidas para serem usadas como carro de passeio.

Em 1999, o Diablo j� n�o era mais uma refer�ncia em design e performance como em outrora, algumas solu��es adotadas no projeto original resultavam em perdas no desempenho, a principal delas era os far�is escamote�veis, que apesar de serem bonitos provocavam um enorme arrasto aerodin�mico quando estavam ligados. Para sanar este problema a Lamborghini passou a adotar a partir de 1999 os convencionais far�is de lente lisa, solu��o esta que prejudicava o design em prol da performance. No VT, tanto roadster quanto o coup�, receberam os novos far�is, al�m de novas rodas e uma reestiliza��o na traseira. Mecanicamente o VT recebeu novos freios redimensionados e o t�o sonhado sistema ABS, no motor foi introduzido um comando de v�lvulas vari�vel, com isto a pot�ncia subiu para 529hp. Ap�s um ano de produ��o a Lamborghini abandonou a produ��o do VT. J� o SV recebeu as mesmas atualiza��es do VT e assim como este foi produzido apenas como modelo 1999, uma s�rie limitada do SV foi produzida em 2000, apenas na cor prata.

Se o SV parecia um carro de corrida, o Diablo GT parecia ainda mais. Um novo p�ra-choque dianteiro com detalhes em preto foi adotado, assim como uma enorme entrada de ar na dianteira, entradas de ar sobre a capota e um novo aerof�lio, estas solu��es auxiliavam na refrigera��o do �leo e dos freios, al�m de auxiliar na aerodin�mica. Sua carroceria era feita basicamente em fibra de carbono, assim como o interior, que vinha com bancos e volante esportivos, acabamento em couro e fibra de carbono aparente, o ar-condicinado era mantido como equipamento de s�rie enquanto os t�o necess�rios airbags eram apenas opcionais. O motor teve sua cilindrada aumentada para 6.0 litros, gerando uma pot�ncia de 575hp e o c�mbio era de 6 marchas, exclusivos freios com ABS foram utilizados. No total foram produzidas apenas 80 unidades deste modelo, al�m de mais 40 unidades da vers�o GTR, que era ainda mais radical e foi projetada esxclusivamente para o mercado japon�s.

Enquanto o substituto do Diablo n�o sa�a a Lamborghini deveria oferecer ao mercado um produto atualizado da vers�o VT, por isso foi lan�ado o VT 6.0. Esta era uma reformula��o do antigo VT, vinha com novos para-choques, entradas de ar, rodas, al�m de altera��es minorit�rias na traseira e no interior. O motor era basicamente o mesmo do utilizado pelo GT. Esta foi a ultima vers�o do modelo que foi descontinuado em 2001 e que para muitos � considerado o mais belo "Lambo" j� produzido.





Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamborghini_Diablo

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