Saturday, July 24, 2010

Suzuki B-King


Suzuki B-King

Origem: Wikip�dia, a enciclop�dia livre.


Suzuki B-King
Suzuki B-KING 2007TMS.jpg
Fabricante Suzuki
Apelido GSX 1300BKK
Produ��o 2007 - presente
Tipo Naked
Motor 1340cc3
4 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC
Pot�ncia 184 cv a 10.250 rpm
Torque 14,9 kgfm a 7.200 rpm
Transmiss�o 6 marchas
Suspens�o Dianteira: Telesc�pica invertida, com ajuste de pr�-carga da mola, retorno e compress�o;
Traseira: Monoamortecedor fixado � balan�a por link, com ajuste de pr�-carga da mola, retorno e compress�o
Freios Dianteiro: Duplo disco flutuante de 310 mm com pin�as de 4 pist�es;
Traseiro: Disco simples de 260 mm, com pin�a de 1 pist�o
Pneus D: 120/70 ZR 17M/C (58W);
T: 200/50 ZR 17M/C (75W)
Altura do Assento 805mm
Tanque 16,5 lts
Rela��es Suzuki Hayabusa
Similar BMW K1200R,
Honda CB 1300 SuperFour,
Yamaha MT-01

A Suzuki B-King (tamb�m conhecida como GSX 1300) � uma motocicleta da categoria naked fabricada pela Suzuki.

Sua primeira apari��o aconteceu no Sal�o de T�quio de 2001, gerando uma �tima resposta do p�blico presente, tamb�m gra�as � adi��o do turbo em seu motor e ao design futurista para a �poca. Est� dispon�vel no Brasil desde o primeiro semestre de 2008.


Motor

Al�m do design arrojado, caracterizado pelas duas sa�das de escape sob o banco e pelas setas embutidas no tanque, o motor da Suzuki B-King � mostra � bem ao estilo naked � � seu grande destaque. Seu propulsor possui quatro cilindros em linha e 1.340 cc3, sendo quase o mesmo da �ltima gera��o da Suzuki GSX 1300R Hayabusa[1], uma das motos mais velozes do mundo.

Detalhe da traseira da motocicleta, com �nfase no sistema de escape

Com refrigera��o l�quida, inje��o eletr�nica, dupla borboleta de acelera��o e outros atributos, � capaz de produzir 184cv de pot�ncia m�xima a 9.500 rpm e 14,89 kgfm de torque a 7.200 rpm[2]. N�meros que fazem da Suzuki B-King a motocicleta naked mais potente do mundo na atualidade.

A Suzuki dotou a motocicleta com um sistema de sele��o do modo de pilotagem (chamado de Suzuki Drive Mode Selector, ou simplesmente S-DMS[2]) permitindo ao piloto escolher entre dois modos: A para pot�ncia total; ou B, com a pot�ncia limitada entregue de forma mais suave.

O Sistema de Gerenciamento do Motor, provido de um poderoso computador de 32 bits e 1024 KB de mem�ria, controla o sistema de inje��o de combust�vel, a igni��o eletr�nica e a V�lvula de Borboleta Dupla Suzuki (SDTVSuzuki Dual Throttle Valve[3]). Com base na posi��o da v�lvula de borboleta prim�ria, na rota��o do motor e na marcha engatada, o computador de gerenciamento do motor abre ou fecha a v�lvula de borboleta secund�ria, mantendo a velocidade do ar apropriada para que se obenha a melhor efici�ncia na combust�o e resposta � acelera��o, principalmente em baixas e m�dias rota��es.

Um catalisador de grande capacidade � utilizado no sistema de exaust�o, juntamente com um sensor do oxig�nio. Os sistemas reduzem as emiss�es de hidrocarbonetos, mon�xido de carbono e �xido de nitrog�nio ao meio ambiente.

Cicl�stica

A Suzuki desenvolveu um moderno quadro de dupla trave em alum�nio para equipar a motocicleta. Nas suspens�es uma solu��o tradicional mas muito eficiente: garfo telesc�pico invertido (upside-down) na dianteira e um monoamortecedor fixado por links na balan�a traseira, ambos da marca Kayaba com amplo ajuste. Este conjunto cicl�stico assemelha-se ao de muitas esportivas dispon�veis no mercado.

Os freios dianteiros s�o dois discos flutuantes de 310mm de di�metro na dianteira e pin�as radiais de quatro pist�es opostos da marca Nissin. Na roda traseira, uma pin�a simples e um disco de 265mm.

O c�mbio tamb�m recebeu um novo sistema adotado pela empresa, chamado de Sistema de Assist�ncia � Embreagem Suzuki (Suzuki Clutch Assist System, ou apenas SCAS[4]) operando hidraulicamente. Ele reduz a quantidade de for�a necess�ria no manete para acionar a embreagem.

Painel

Um painel projetado e constru�do no m�dulo do farol � centrado em torno de um tac�metro anal�gico com um visor LCD � direita. Este conta com veloc�metro, indicador de marcha engatada, rel�gio, hod�metro total, hod�metro parcial, intervalos de manuten��o, tempo de pilotagem, velocidade m�dia, n�vel de combust�vel, temperatura do motor e o S-DMS.

Indicadores ou luzes de advert�ncia (tamb�m chamados de luzes-espia) s�o usados para a seta, inje��o eletr�nica, temperatura do l�quido de arrefecimento, press�o de �leo, neutro e o uso do farol alto.






Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Suzuki_B-King

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...