Primeiro projeto dirigido por Laurens van den Acker, o DeZir, que marca presen�a no estande da Renault no Sal�o do Autom�vel de Paris 2010, representa o pontap� inicial de uma s�rie de carros-conceito que traduzir�o a nova vis�o do Design da Renault. Ele tamb�m apresenta os conceitos do design dos futuros ve�culos da marca.
O carro-conceito Renault DeZir reafirma o compromisso da marca com o desenvolvimento de modelos cujo desenho externo e interno sejam inspirados em tr�s palavras-chave: �simples�, �sensual�, �caloroso�.
Com linhas sensuais e sua cor vermelho vivo, o DeZir traduz a paix�o pelo autom�vel. Equipado com um motor el�trico, este cup� esportivo combina respeito ao meio ambiente com eleg�ncia automobil�stica.
Com a orienta��o de Laurens van den Acker e guiada pela nova assinatura da Marca � �Mude a Dire��o� �, a equipe de Design se inspirou nos conceitos da identidade da marca Renault (Pr�xima, Confi�vel e Calorosa) para criar um design mais emocional.
Atr�s do �objeto de desejo�, um carro el�trico
Enquanto o Z de seu nome � uma refer�ncia direta � assinatura Z.E. (Zero Emission), elementos de estilo conferem a ele tecnicidade e leveza, atributos naturais do autom�vel el�trico.
Para dar ritmo ao conjunto, sua superf�cie fluida e lisa contrasta com detalhes confeccionados em material �spero, como os pain�is laterais em alum�nio, a parte superior do teto e as �p�lpebras� dos far�is dianteiros.
A frente do Renault DeZir � atravessada por uma entrada de ar desenhada ao redor de um losango ampliado e verticalizado, para indicar com orgulho o seu DNA Renault. O tratamento escuro da grade da entrada de ar destaca o losango atrav�s de um contraste, conferindo a ele ainda mais visibilidade.
Os far�is s�o concebidos sob a forma de prismas retroiluminados, proporcionando um visual bastante gr�fico. O desenho dessa frente nos d� pistas sobre a nova identidade dos futuros carros da Renault.
As lanternas traseiras tomam a forma de uma faixa luminosa suspensa sobre toda a largura do carro. Real�ado pela retroilumina��o da grade traseira, o logo da Renault parece flutuar no meio dessa superf�cie.
O design interno tem um ar de leveza. Suas formas s�o suaves e leves. A cor dominante � o branco, pontuada do mesmo vermelho paix�o encontrado do lado de fora. Os materiais s�o preciosos, como os sentimentos que o inspiram: couro branco para os bancos, o painel e o piso, laca vermelha para o console e os acess�rios.
Os assentos formam um verdadeiro casulo. O banco � montado a partir de uma superposi��o de elementos em couro branco, em capiton� do lado do passageiro e liso do lado do motorista, como se quisesse traduzir o movimento de atra��o de um pelo outro.
Inspirado na ideia do encontro amoroso, o design interno brinca com a associa��o de �oposi��es�: O posto de condu��o do tipo cockpit contrasta com a leveza do painel e com o esp�rito de �sala �ntima� do banco, em couro branco. O banco branco � suspenso sobre um fundo luminoso avermelhado, que simboliza a paix�o. Essa ilumina��o � ritmada por pulsa��es regulares, que remetem aos batimentos do cora��o.
O painel de instrumentos destaca visualmente as sensa��es de pilotagem, atrav�s da visualiza��o gr�fica das informa��es colhidas atrav�s do aceler�metro e dos sensores de velocidade. A tela central � t�til e integra uma navega��o inteligente, que sincroniza os dados do trajeto com a agenda do motorista, para sugerir uma otimiza��o dos compromissos com os percursos.
Um software integrado no painel de instrumentos informa o motorista sobre suas performances din�micas de gest�o da energia, atrav�s de uma interface l�dica e uma visualiza��o gr�fica semelhante aos de videogames.
Uma �beldade� el�trica
O Renault DeZir � motivo por um motor el�trico localizado em posi��o central traseira, conferindo um equil�brio ideal �s massas. Com uma capacidade de 24 kWh, a bateria de �on l�tio fica localizada em posi��o vertical, atr�s do banco. Ela permite uma autonomia de 160 km. Ainda que a base do motor seja a mesma dos ve�culos el�tricos produzidos em s�rie, uma evolu��o permite atingir uma pot�ncia de 110 kW (150 cv) e um torque de 226 Nm.
Com o objetivo de melhorar a autonomia e as performances din�micas, as equipes t�cnicas do Design da Renault trabalharam na redu��o do peso do ve�culo. Assim, a estrutura da carroceria do DeZir � feita de Kevlar� e o chassi tubular em a�o � do mesmo tipo que o do M�gane Trophy.
O Renault DeZir disp�e igualmente de elementos de suspens�o do M�gane Trophy � com tri�ngulos duplos � proporcionando alto n�vel de precis�o na condu��o.
A aerodin�mica tamb�m recebeu cuidados, com uma estrutura inferior da carroceria carenada e a ado��o de um difusor na traseira. Desse modo, o coeficiente de resist�ncia aerodin�mica (Cx) obtido � de 0,25. Isso permite apresentar performances bastante interessantes, como acelerar de 0 a 50 km/h em apenas 2 segundos.
O reaproveitamento da energia da frenagem tamb�m faz parte do carro-conceito DeZir, com um dispositivo baseado no funcionamento do KERS (Sistema de Regenera��o da Energia Cin�tica), utilizado na F�rmula 1. Durante a desacelera��o, a energia cin�tica � retida e armazenada na bateria. Atrav�s de um comando no volante do Renault DeZir, o motorista pode proporcionar um complemento pontual de pot�ncia, da mesma forma que um KERS utilizado na F�rmula 1.
Caracter�sticas t�cnicas do Renault DeZir.
DIMENS�ES
Rodas (polegadas) = 21
Comprimento (mm) = 4.225
Largura (mm) = 1.968
Altura (mm) = 1.163
Altura com as portas abertas (mm) = 2.256
Largura com as portas abertas (mm) = 2.682
Dist�ncia do solo com carga (mm) = 110
Dist�ncia entre eixos (mm) = 2.582
Bitola dianteira (mm) = 1.600
Bitola traseira (mm) = 1.705
Massa do ve�culo vazio (kg) = 830
Pneus = 245/35 R 21
MOTOR
Motor = El�trico
Transmiss�o = Direta com redutor e inversor dianteiro / traseiro
Pot�ncia m�xima CEE (kW) / (cv) = 110 / 150
Torque m�ximo CEE (Nm) = 226
BATERIA
Tipo de bateria = �on l�tio
Autonomia (km) = 160
FREIOS - DIRE��O
Di�metro de discos de freio ventilados (em mm) = 356 (dianteiro e traseiro)
Pin�as = 6 pist�es (dianteiro e traseiro)
Dire��o = El�trica com assist�ncia vari�vel
TRANSMISS�O E CHASSI
Transmiss�o = Propuls�o Direta com redutor e inversor dianteiro / traseiro
Propuls�o = El�trica com diferencial pilotado
Chassi = Tubular em a�o
PERFORMANCES
Aerodin�mica Cx = 0,25
Velocidade m�xima (km/h) = 180
Acelera��o de 0 a 100 km/h em s. = 5
Acelera��o de 0 a 50 km/h em s. = 2
O DeZir foi desenvolvido em parceria com o G. Studio (carroceria), DuPont (estrutura da carroceria em Kevlar�), Michelin (pneus) e o IRCAM � Instituto de Pesquisa e Coordena��o de M�sica e Ac�stica (som).
Clique nas fotos para ampliar
Texto e fotos Renault
O carro-conceito Renault DeZir reafirma o compromisso da marca com o desenvolvimento de modelos cujo desenho externo e interno sejam inspirados em tr�s palavras-chave: �simples�, �sensual�, �caloroso�.
Com linhas sensuais e sua cor vermelho vivo, o DeZir traduz a paix�o pelo autom�vel. Equipado com um motor el�trico, este cup� esportivo combina respeito ao meio ambiente com eleg�ncia automobil�stica.
Com a orienta��o de Laurens van den Acker e guiada pela nova assinatura da Marca � �Mude a Dire��o� �, a equipe de Design se inspirou nos conceitos da identidade da marca Renault (Pr�xima, Confi�vel e Calorosa) para criar um design mais emocional.
Atr�s do �objeto de desejo�, um carro el�trico
Enquanto o Z de seu nome � uma refer�ncia direta � assinatura Z.E. (Zero Emission), elementos de estilo conferem a ele tecnicidade e leveza, atributos naturais do autom�vel el�trico.
Para dar ritmo ao conjunto, sua superf�cie fluida e lisa contrasta com detalhes confeccionados em material �spero, como os pain�is laterais em alum�nio, a parte superior do teto e as �p�lpebras� dos far�is dianteiros.
A frente do Renault DeZir � atravessada por uma entrada de ar desenhada ao redor de um losango ampliado e verticalizado, para indicar com orgulho o seu DNA Renault. O tratamento escuro da grade da entrada de ar destaca o losango atrav�s de um contraste, conferindo a ele ainda mais visibilidade.
Os far�is s�o concebidos sob a forma de prismas retroiluminados, proporcionando um visual bastante gr�fico. O desenho dessa frente nos d� pistas sobre a nova identidade dos futuros carros da Renault.
As lanternas traseiras tomam a forma de uma faixa luminosa suspensa sobre toda a largura do carro. Real�ado pela retroilumina��o da grade traseira, o logo da Renault parece flutuar no meio dessa superf�cie.
O design interno tem um ar de leveza. Suas formas s�o suaves e leves. A cor dominante � o branco, pontuada do mesmo vermelho paix�o encontrado do lado de fora. Os materiais s�o preciosos, como os sentimentos que o inspiram: couro branco para os bancos, o painel e o piso, laca vermelha para o console e os acess�rios.
Os assentos formam um verdadeiro casulo. O banco � montado a partir de uma superposi��o de elementos em couro branco, em capiton� do lado do passageiro e liso do lado do motorista, como se quisesse traduzir o movimento de atra��o de um pelo outro.
Inspirado na ideia do encontro amoroso, o design interno brinca com a associa��o de �oposi��es�: O posto de condu��o do tipo cockpit contrasta com a leveza do painel e com o esp�rito de �sala �ntima� do banco, em couro branco. O banco branco � suspenso sobre um fundo luminoso avermelhado, que simboliza a paix�o. Essa ilumina��o � ritmada por pulsa��es regulares, que remetem aos batimentos do cora��o.
O painel de instrumentos destaca visualmente as sensa��es de pilotagem, atrav�s da visualiza��o gr�fica das informa��es colhidas atrav�s do aceler�metro e dos sensores de velocidade. A tela central � t�til e integra uma navega��o inteligente, que sincroniza os dados do trajeto com a agenda do motorista, para sugerir uma otimiza��o dos compromissos com os percursos.
Um software integrado no painel de instrumentos informa o motorista sobre suas performances din�micas de gest�o da energia, atrav�s de uma interface l�dica e uma visualiza��o gr�fica semelhante aos de videogames.
Uma �beldade� el�trica
O Renault DeZir � motivo por um motor el�trico localizado em posi��o central traseira, conferindo um equil�brio ideal �s massas. Com uma capacidade de 24 kWh, a bateria de �on l�tio fica localizada em posi��o vertical, atr�s do banco. Ela permite uma autonomia de 160 km. Ainda que a base do motor seja a mesma dos ve�culos el�tricos produzidos em s�rie, uma evolu��o permite atingir uma pot�ncia de 110 kW (150 cv) e um torque de 226 Nm.
Com o objetivo de melhorar a autonomia e as performances din�micas, as equipes t�cnicas do Design da Renault trabalharam na redu��o do peso do ve�culo. Assim, a estrutura da carroceria do DeZir � feita de Kevlar� e o chassi tubular em a�o � do mesmo tipo que o do M�gane Trophy.
O Renault DeZir disp�e igualmente de elementos de suspens�o do M�gane Trophy � com tri�ngulos duplos � proporcionando alto n�vel de precis�o na condu��o.
A aerodin�mica tamb�m recebeu cuidados, com uma estrutura inferior da carroceria carenada e a ado��o de um difusor na traseira. Desse modo, o coeficiente de resist�ncia aerodin�mica (Cx) obtido � de 0,25. Isso permite apresentar performances bastante interessantes, como acelerar de 0 a 50 km/h em apenas 2 segundos.
O reaproveitamento da energia da frenagem tamb�m faz parte do carro-conceito DeZir, com um dispositivo baseado no funcionamento do KERS (Sistema de Regenera��o da Energia Cin�tica), utilizado na F�rmula 1. Durante a desacelera��o, a energia cin�tica � retida e armazenada na bateria. Atrav�s de um comando no volante do Renault DeZir, o motorista pode proporcionar um complemento pontual de pot�ncia, da mesma forma que um KERS utilizado na F�rmula 1.
Caracter�sticas t�cnicas do Renault DeZir.
DIMENS�ES
Rodas (polegadas) = 21
Comprimento (mm) = 4.225
Largura (mm) = 1.968
Altura (mm) = 1.163
Altura com as portas abertas (mm) = 2.256
Largura com as portas abertas (mm) = 2.682
Dist�ncia do solo com carga (mm) = 110
Dist�ncia entre eixos (mm) = 2.582
Bitola dianteira (mm) = 1.600
Bitola traseira (mm) = 1.705
Massa do ve�culo vazio (kg) = 830
Pneus = 245/35 R 21
MOTOR
Motor = El�trico
Transmiss�o = Direta com redutor e inversor dianteiro / traseiro
Pot�ncia m�xima CEE (kW) / (cv) = 110 / 150
Torque m�ximo CEE (Nm) = 226
BATERIA
Tipo de bateria = �on l�tio
Autonomia (km) = 160
FREIOS - DIRE��O
Di�metro de discos de freio ventilados (em mm) = 356 (dianteiro e traseiro)
Pin�as = 6 pist�es (dianteiro e traseiro)
Dire��o = El�trica com assist�ncia vari�vel
TRANSMISS�O E CHASSI
Transmiss�o = Propuls�o Direta com redutor e inversor dianteiro / traseiro
Propuls�o = El�trica com diferencial pilotado
Chassi = Tubular em a�o
PERFORMANCES
Aerodin�mica Cx = 0,25
Velocidade m�xima (km/h) = 180
Acelera��o de 0 a 100 km/h em s. = 5
Acelera��o de 0 a 50 km/h em s. = 2
O DeZir foi desenvolvido em parceria com o G. Studio (carroceria), DuPont (estrutura da carroceria em Kevlar�), Michelin (pneus) e o IRCAM � Instituto de Pesquisa e Coordena��o de M�sica e Ac�stica (som).
Clique nas fotos para ampliar
Texto e fotos Renault
No comments:
Post a Comment