Monday, October 18, 2010

Rod�zio de pneus

O rod�zio de pneus � muito importante para prevenir o gasto irregular. Se os pneus n�o forem verificados e o rod�zio n�o for feito, o ru�do na estrada ir� aumentar, haver� menor economia de combust�vel e a estabilidade em pista molhada reduzir�. Pneus sem manuten��o ter�o que ser trocados mais cedo.

Deve-se fazer o rod�zio a cada 10 mil quil�metros, al�m do alinhamento de rodas e dire��o.

Nos carros com tra��o dianteira, em que todos os pneus s�o do mesmo tamanho, trocam-se os pneus da frente para tr�s em linha reta, e os traseiros para frente de forma cruzada.

Em carros de tra��o traseira, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para tr�s de forma cruzada.

Nos carros com tra��o nas quatro rodas o padr�o de rod�zio sugerido � em "X". O pneu esquerdo traseiro � substitu�do pelo pneu direito dianteiro e o pneu direito traseiro substitu�do pelo pneu esquerdo dianteiro.

Carros esporte, de luxo e utilit�rios possuem pneus unidirecionais. Estes pneus t�m bandas de rodagem padr�o, projetadas para atuar somente na dire��o determinada na parede lateral. Eles devem ser trocados de frente para tr�s (supondo que os pneus sejam do mesmo tamanho). Isto assegura que a dire��o da rota��o n�o mude.

Se voc� incluir o estepe no rod�zio, o normal � coloc�-lo no lado direito traseiro. O motorista deve consultar o manual do propriet�rio para realizar o procedimento correto do rod�zio de pneus do seu carro.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...