Alguns ve�culos v�m de f�brica com um dispositivo eletr�nico de seguran�a que indica o fim da vida �til da pastilha. Em ve�culos sem esse dispositivo eletr�nico, o desgaste da pastilha � indicado por um forte ru�do.
� sempre bom verificar condi��es das pastilhas a cada 5.000 km e troc�-las quando chegarem a espessura de 2 mm o que ocorre geralmente a cada 30.000 km. Para garantir uma boa frenagem, � aconselh�vel que os discos sejam verificados estes geralmente suportam at� duas trocas de pastilhas sem problema algum. Ap�s a troca das pastilhas, � recomendado que o mec�nico circule com o ve�culo e acione o freio diversas vezes, para que haja um pr�-assentamento.
As frenagens devem ser normais e o freio n�o deve ser acionado junto com o acelerador ou em velocidades muito altas. O assentamento s� estar� completo ap�s, aproximadamente, 300 km rodados em per�metro urbano.
O flu�do do sistema de freio n�o � consum�vel, ou seja n�o gasta, ent�o sempre � bom ficar de olho no n�vel do �leo pois se baixar e a pastilha ainda n�o tiver gastado � sinal de que tem algum problema.
Geralmente o �leo tem validade de 12 meses e � sempre importante utilizar o recomendado pelo fabricante do veiculo.
A maioria dos carros nacionais tem lonas nas rodas traseiras e estas tamb�m merecem aten��o n�o esquecendo dos cilindros de roda. E fique atento sempre na luz do painel em caso de alguma falha deve acender e se isto acontecer, pare o quanto antes para verificar qual o problema.
Dicas para aumentar a vida �til �til dos freios de seu carro:
- Freie sempre que poss�vel com suavidade, dosando a for�a no pedal. Freadas bruscas aumentam o desgaste dos freios e pneus e podem travar as rodas, o que aumenta o espa�o necess�rio para parar o ve�culo.
- Entre nas curvas em velocidade compat�vel. Frear dentro da curva � poss�vel, mas requer sensibilidade. Pise com modera��o e alivie a press�o se sentir travamento de roda.
- Use numa descida a mesma marcha que usaria para subi-la. Isso poupa os freios. Jamais coloque o c�mbio em ponto-morto (a popular "banguela"): o desgaste dos freios e o risco � sua seguran�a e � dos outros n�o compensam a m�nima economia de combust�vel.
- N�o desligue o motor com o carro ainda em movimento. A c�mara de v�cuo (servo-freio) deixar� de atuar, o que torna o pedal bastante pesado. Este �, a prop�sito, outro risco da "banguela": o motor pode morrer e voc� precisar frear antes de conseguir relig�-lo.
- O nome j� diz: freio de estacionamento serve apenas para manter o carro im�vel quando estacionado. Evite aplic�-lo em movimento, o que pode bloquear as rodas traseiras e causar um "cavalo-de-pau".
- A presen�a do sistema antitravamento ABS n�o significa que voc� deve frear ao m�ximo sem necessidade. Al�m do desgaste do conjunto, isso pode levar a uma colis�o traseira se o ve�culo de tr�s n�o conseguir frear com a mesma efici�ncia que o seu.
- Seguindo estes cuidados � improv�vel que voc� fique sem freios. Se acontecer, por�m, segure o carro atrav�s da redu��o de marchas e puxe o freio de estacionamento com suavidade, mantendo o bot�o apertado. "Bombar" o pedal permitir� saber quando o sistema recuperar a efici�ncia.
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