Wednesday, August 6, 2008

Carros que fazem mal a sa�de

A p�gina da Internet HealthyCar, um projeto da ONG Ecology Center, divulgou o resultado de um estudo que tem como objetivo apresentar uma lista com os ve�culos que contam com interiores mais nocivos � sa�de do consumidor.

E como essa conclus�o � tomada? Foi avaliada a grande maioria dos ve�culos vendidos nos Estados Unidos, nos quais foram procuradas subst�ncias t�xicas como os ftalatos, o bromo e metais pesados. Entre as pe�as estudadas, podemos citar algumas delas: volante, manopla do c�mbio, assentos, apoio de bra�o e tecido das portas.

� claro que se voc� n�o depende do autom�vel para trabalhar o dia inteiro nele, por exemplo, essa pesquisa n�o dever� te assustar. Por�m, as subst�ncias citadas podem causar problemas de tir�ides, mudan�as no humor da pessoa e, inclusive, possibilidade de c�ncer. Os materiais t�xicos s�o decorrentes da fabrica��o industrial das pe�as.

Resultado da pesquisa

Bom, agora que explicamos como funciona e a import�ncia da pesquisa, vamos falar dos resultados finais. O autom�vel que ficou com o pior n�vel de habit�culo, ou seja, o mais prejudicial � sa�de, foi o convers�vel Mitsubishi Eclipse Spider GT, com a pontua��o negativa de 4,7 em uma escala que vai at� 5. Na 2� posi��o na lista de mais perigosos est� o hatch Suzuki Reno (4,2), seguido pelo convers�vel BMW 128i (3,9), que, por sua vez, est� empatado com o tamb�m descapotado VW Beetle.

Entre os modelos mais �bonzinhos� com a sa�de, quem se saiu melhor foi o utilit�rio esportivo Acura RDX SH-AWD System, com apenas 0,6 ponto. O pequeno Smart Pure Coupe tamb�m se destacou bastante, com 0,7. A BMW, que mandou mal com o 128i, est� tamb�m entre os melhores, com o luxuoso M5, com apenas 0,8. A Honda, que tem em seu apelo comercial a preserva��o do meio ambiente, tamb�m est� na lista positiva, com o Accord EXL, com a pontua��o de somente 0,8.

Voc� pode adquirir mais informa��es sobre o ranking norte-americano de �interiores perigosos� no site healthycar.org. Ali�s, a imagem que ilustra essa not�cia mostra as listas de mais e menos perigosos. Al�m disso, � poss�vel fazer um teste com seu carro, o que pode ser considerado um servi�o de import�ncia p�blica.


Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...