Quatro em cada dez candidatos s�o reprovados no teste pr�tico para tirar a carteira de motorista, em quase todo Brasil. Autoridades querem aumentar as horas de auto-escola e tentar melhorar o n�mero de aprova��es.
Fazer o carro se mover pode ser f�cil, mas � dif�cil � dirigir como manda o C�digo Brasileiro de Tr�nsito. Um levantamento feito em Detrans de quatro estados mostra essa realidade: um grande n�mero de pessoas tenta tirar a carteira nacional de habilita��o, mas acaba reprovado na prova pr�tica.
No Recife, 38% dos candidatos n�o passaram no exame no ano passado. Em S�o Paulo e no Rio Grande do Sul, o �ndice foi de 40% e no Rio de Janeiro, 33%.
As auto-escolas preparam mal os alunos? H� quem aponte o nervosismo como o grande vil�o. E, segundo os instrutores, h� outro problema: a falta de aten��o.
Pontos perdidos
Na hora da prova, se o candidato entra no carro, ajeita o banco, mas esquece de ajustar os retrovisores, ele perder� dois pontos. Se ele ainda d� a partida sem o cinto de seguran�a, perde mais tr�s pontos e est� eliminado.
Ao todo, o aluno s� pode perder tr�s pontos. Qualquer errinho pode ser fatal, at� na hora de fechar a porta. Ao estacionar, se ele derruba a baliza, � imediatamente reprovado. �Calma e controle emocional s�o fundamentais, al�m da parte da teoria. Toda a execu��o da teoria � importante ser colocada na pr�tica n�o s� na prova, mas tamb�m depois, j� quando for um permission�rio�, explica o instrutor Wagner Ferreira.
Fiscalizar presen�a
No Rio de Janeiro, h� tr�s meses o Detran passou a fiscalizar a presen�a do candidato nas aulas pela impress�o digital. Quem n�o cumpre a carga hor�ria exigida pela legisla��o fica impedido de fazer as provas.
�N�s estamos sentindo uma mudan�a gradual a cada forma��o. A gente est� acompanhando cada banca examinadora e est� vendo que os �ndices de reprova��o est�o caindo em torno de 5% na prova pr�tica�, afirma a diretora de habilita��o do Detran-RJ, Beatriz Diniz.
O Conselho Nacional de Tr�nsito estuda a possibilidade de aumentar a carga hor�ria das aulas. A te�rica deve passar de 30 horas para 45 horas e a pr�tica, de 15 horas para 20 horas. Com mais tempo de estudo, o objetivo � conseguir mais dedica��o para impedir problemas futuros.
Fonte
Fazer o carro se mover pode ser f�cil, mas � dif�cil � dirigir como manda o C�digo Brasileiro de Tr�nsito. Um levantamento feito em Detrans de quatro estados mostra essa realidade: um grande n�mero de pessoas tenta tirar a carteira nacional de habilita��o, mas acaba reprovado na prova pr�tica.
No Recife, 38% dos candidatos n�o passaram no exame no ano passado. Em S�o Paulo e no Rio Grande do Sul, o �ndice foi de 40% e no Rio de Janeiro, 33%.
As auto-escolas preparam mal os alunos? H� quem aponte o nervosismo como o grande vil�o. E, segundo os instrutores, h� outro problema: a falta de aten��o.
Pontos perdidos
Na hora da prova, se o candidato entra no carro, ajeita o banco, mas esquece de ajustar os retrovisores, ele perder� dois pontos. Se ele ainda d� a partida sem o cinto de seguran�a, perde mais tr�s pontos e est� eliminado.
Ao todo, o aluno s� pode perder tr�s pontos. Qualquer errinho pode ser fatal, at� na hora de fechar a porta. Ao estacionar, se ele derruba a baliza, � imediatamente reprovado. �Calma e controle emocional s�o fundamentais, al�m da parte da teoria. Toda a execu��o da teoria � importante ser colocada na pr�tica n�o s� na prova, mas tamb�m depois, j� quando for um permission�rio�, explica o instrutor Wagner Ferreira.
Fiscalizar presen�a
No Rio de Janeiro, h� tr�s meses o Detran passou a fiscalizar a presen�a do candidato nas aulas pela impress�o digital. Quem n�o cumpre a carga hor�ria exigida pela legisla��o fica impedido de fazer as provas.
�N�s estamos sentindo uma mudan�a gradual a cada forma��o. A gente est� acompanhando cada banca examinadora e est� vendo que os �ndices de reprova��o est�o caindo em torno de 5% na prova pr�tica�, afirma a diretora de habilita��o do Detran-RJ, Beatriz Diniz.
O Conselho Nacional de Tr�nsito estuda a possibilidade de aumentar a carga hor�ria das aulas. A te�rica deve passar de 30 horas para 45 horas e a pr�tica, de 15 horas para 20 horas. Com mais tempo de estudo, o objetivo � conseguir mais dedica��o para impedir problemas futuros.
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