Friday, August 29, 2008

Supermoto de 0 a 100 km/h em 1 segundo


� comum ver os potentes motores V8 soltando fogo pelos escapamentos ou ainda ve�culos equipados com turbina de avi�o nas provas de arrancadas nos Estados Unidos. Mas, em �poca de conscientiza��o ecol�gica, uma categoria especial vem ganhando for�a nos campeonatos de dragsters norte-americanos: a das motos el�tricas.

E, entre elas, n�o tem para ningu�m. A rainha das pistas � a KillaCycle, o ve�culo el�trico mais r�pido do mundo. S�o mais de 500 cavalos de pot�ncia, que proporcionam uma acelera��o de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) em apenas 0,97 menos de 1 segundo!

N�o fosse o barulho do pneu traseiro agarrando o asfalto, a KillaCycle cortaria a pista de competi��o sem alarde. No momento em que o piloto Scotty Pollacheck arranca para uma prova, ele sofre uma acelera��o equivalente a 3G � tr�s vezes maior que a for�a da gravidade em queda livre.

Em novembro de 2007, a moto registrou o novo recorde mundial da categoria ao percorrer � de milha (402,336 metros) em 7,824 segundos � uma velocidade m�dia de 271,16 km/h.

Essa acelera��o fenomenal se explica pelo fato de que qualquer motor el�trico, uma vez acionado, entrega toda a pot�ncia e torque instantaneamente, n�o precisa ganhar giro para chegar � faixa ideal de desempenho (como acontece nos motores � combust�o).

Imagine a for�a de arranque de um sistema com dois motores el�tricos, como � o caso da KillaCycle... Para aliment�-los, foram instaladas nada menos que 990 baterias de �ons de l�tio de �ltima gera��o (o conjunto pesa 90 quilos), devidamente acomodadas abaixo do �tanque de combust�vel�. Juntas, elas fornecem 374 volts de tens�o el�trica e t�m capacidade energ�tica de 9,1 kWh.

Em uma corrida de arrancada (incluindo o aquecimento dos pneus �burn out� para aumentar a ader�ncia) os motores consomem 0,6 kWh equivalente, em dinheiro, (a 70 mililitros de gasolina). Ou seja, se a KillaCycle tivesse motor � combust�o, gastaria 1 litro de combust�vel para disputar 14 corridas.

A carga das baterias dura at� oito corridas, mas a equipe prefere recarreg�-las toda vez, j� que o processo leva apenas 5 minutos para o sistema atingir a carga total, e n�o comprometer o desempenho da m�quina de 296 quilos. A transmiss�o � feita por uma corrente ligada diretamente dos motores para a roda traseira.

Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...