Tuesday, August 12, 2008

Cuidados b�sicos com seu carro


Como todo equipamento, um carro exige alguns cuidados b�sicos para ter uma vida mais longa. Se forem bem tratados, os ve�culos atuais podem rodar por muitos anos sem maiores problemas. Al�m disso, essas medidas preventivas, al�m de representar economia e seguran�a, garantem a valoriza��o de seu patrim�nio na hora da revenda. Clique nos itens abaixo e veja algumas dicas para conservar e prologar a apar�ncia e a vida de seu carro.

Alinhamento
Junto com o balanceamento e o rod�zio de pneus, o alinhamento � vital para a seguran�a, conserva��o e maior economia. Recomenda-se executar esses servi�os a cada 10000 quil�metros para evitar o consumo prematuro dos pneus, o desequil�brio do carro e o desgaste do sistema de suspens�o e da dire��o.

Antenas
Ela ainda � um objeto visado por ladr�es e v�ndalos. Se for do tipo telesc�pico, el�trica ou n�o, tome o cuidado de sempre recolh�-la antes de deixar o ve�culo. Se for do tipo rosqueado, retire e guarde dentro do carro em local que n�o seja vis�vel do lado de fora. O melhor � parar sempre em um estacionamento de confian�a.

Bancos
Mesmo os revestidos de tecido sint�tico, que s�o bem mais resistentes, mancham. Vazamentos de produtos qu�micos, alimentos l�quidos ou pastosos e barro encabe�am a lista dos maiores respons�veis pela sujeira. Para uma limpeza profunda, procure uma empresa de confian�a para a lavagem. Os de pl�stico podem ser limpos com um pano �mido. Por�m, � importante n�o deixar que a sujeira, ou a poeira em excesso, se acumule. Bancos revestidos de couro tamb�m necessitam de cuidados. Para limp�-los, use um pano umedecido. O couro de boa proced�ncia � imperme�vel e n�o encharca, nem fica quebradi�o com o tempo. O ideal � hidratar o couro com vaselina l�quida a cada seis meses. Retire o p� e aplique a vaselina. Tire o excesso e espere tr�s horas at� o couro absorver o produto. Em regi�es mais quentes e �midas, essa manuten��o deve ser feita a cada dois meses. Procure estacionar sempre � sombra, pois o sol tende a ressecar o couro, causando rachaduras irrecuper�veis em sua superf�cie.

Cambagem
� o ajuste que determina o �ngulo entre o ch�o e a linha vertical da roda. O controle dessa inclina��o, que pode ser positivo ou negativo, influencia as caracter�sticas de rolamento das rodas. Um sinal de que existe problema na cambagem � o desgaste irregular dos pneus. Uma checagem nas rodas a cada 10000 quil�metros, incluindo a� o rod�zio dos pneus, � indicada. Oficinas especializadas fazem a leitura da inclina��o por meio de sensores eletr�nicos. Havendo necessidade, o acerto � feito apertando ou soltando um jogo de parafusos no bra�o de suspens�o da roda ou diretamente no eixo. O alinhamento e o balanceamento devem ser inclu�dos no ajuste para que o acerto seja realmente eficiente

Catalisador
� um dispositivo instalado no escapamento com a fun��o de transformar subst�ncias poluentes em gases menos nocivos � atmosfera. Dependendo da qualidade do combust�vel utilizado, pode durar 80000 quil�metros. Por�m, est� sujeito a danos especialmente por estar instalado na parte inferior do ve�culo. Evite entrar em po�as de �gua profundas e procure desviar de pedras maiores, que podem causar estragos. Catalisador danificado perde a efici�ncia, j� que seus elementos internos, de cer�mica, se desfazem e n�o conseguem mais transformar os gases. E um novo custa bem caro.

Cinto de Seguran�a
Pe�a fundamental para a seguran�a do motorista e dos passageiros e de uso obrigat�rio por lei. Verifique sempre se os engates e os pontos de fixa��o da pe�a est�o bem conservados e presos. As tiras devem estar bem costuradas e sem folgas. Os mecanismos tamb�m devem ser constantemente lubrificados. A manuten��o inclui uma limpeza regular. Um pano umedecido com um detergente suave � indicado para manter as tiras limpas.

Equipamentos de Emerg�ncia
Se n�o tiver estepe, extintor de inc�ndio e o tri�ngulo de sinaliza��o no carro, voc� pode ser multado, j� que a legisla��o o obriga a t�-los. Equipamentos como macaco ou chave de roda s�o de apoio, mas n�o s�o obrigat�rios. Por�m, todos s�o de extrema utilidade e nunca podem faltar em um ve�culo. Cuide para que estejam sempre � m�o e em plenas condi��es de uso. Estepe: Deve estar sempre calibrado e balanceado. Se precisar us�-lo e ele estiver murcho, prefira coloc�-lo na parte traseira, instalando o pneu bem calibrado na frente. Extintor: Num inc�ndio, retire o lacre de inviolabilidade, levante a alavanca e aperte o gatilho na dire��o do fogo. Tri�ngulo: Indica que um carro parado est� com problemas. Deve ser colocado a uma dist�ncia de, no m�nimo, 50 metros do ve�culo. Macaco: Aten��o redobrada �s instru��es de uso que v�m no manual do propriet�rio. Macaco mal colocado pode causar acidentes. Chave de roda: A melhor � a do tipo cruzeta, que permite o uso dos p�s para ajudar a soltar os parafusos da roda. H� outros itens que podem ser bastante �teis em emerg�ncias ou ocasi�es imprevistas: luvas de tecido, panos para limpar as m�os e para forrar o ch�o (no caso de uma troca de pneu) ou os bancos e o porta-malas (quando for transportar algum objeto sujo ou molhado).

Escapamento
Com o uso constante, sofre desgaste provocado pelos res�duos corrosivos de combust�vel e �leo e deve ser trocado sempre que apresentar buracos ou rachaduras, para n�o comprometer o bom desempenho do motor. Composto por c�maras de expans�o, conversores catal�ticos e tubos, � o sistema respons�vel por recolher e eliminar os gases queimados no processo de combust�o no motor, bem como pela redu��o do n�vel de ru�do produzido por seu funcionamento, gra�as a um silenciador interno. Ele abafa o ru�do do escape. Dentro do silenciador, h� tubos perfurados e defletores que desviam o fluxo do g�s, reduzindo sua velocidade e a press�o. Isso diminui as vibra��es e o ru�do.

Far�is
A maioria dos motoristas n�o sabe, mas � necess�rio fazer revis�es peri�dicas dos far�is do carro. As l�mpadas devem ser trocadas a cada dois anos, aproximadamente. Al�m disso, buracos e depress�es nas cidades e estradas fazem com que os far�is percam a regulagem de f�brica em at� tr�s meses. Por isso, recomenda-se fazer uma revis�o completa a cada noventa dias. Lembre-se: olhos ofuscados por luz alta podem demorar at� meio minuto para se recuperar. Quanto maior a velocidade, maiores os riscos de acidentes.

Fus�veis
S�o simples de trocar porque geralmente a caixa que os cont�m encontra-se em lugares de f�cil acesso. O mais dif�cil � saber a que setor eles se referem. Por exemplo, se os far�is n�o acendem, a busca come�a pelo quadro de fus�veis. Ele varia de lugar conforme o modelo do ve�culo. Para identificar a pe�a danificada, verifique um a um. Os queimados apresentam a fina l�mina interna rompida. Na d�vida, procure a informa��o no manual do propriet�rio (sempre uma leitura obrigat�ria), onde encontrar� o esquema das posi��es de cada pe�a e seu equivalente. Em carros mais modernos, com eletr�nica embarcada, a queima de fus�veis � mais rara. Em todo caso, � bom ter alguns de reserva no carro.

Lataria
Nos carros atuais, ela j� vem bem protegida de f�brica contra ferrugem e outros agentes nocivos ao metal. Tamb�m n�o � dif�cil conservar a lataria do ve�culo contra poeira ou barro. Contra acidentes ou vandalismo isso j� � bem mais complicado. Riscos, batidas de porta em estacionamentos ou ainda pequenos amassados que aparecem por algu�m ter encostado no carro acontecem com freq��ncia. O mais importante � n�o deixar o conserto para mais tarde. Isso pode significar preju�zos maiores que os da batida. Pequenos retoques, �martelinho de ouro� e outros recursos s�o facilmente encontrados em servi�os de reparos r�pidos para resolver esses problemas. Procure fazer sempre, no m�nimo, dois or�amentos antes de ordenar o servi�o.

Limpador de p�ra-brisa
� um equipamento de primeira necessidade. Seu bom funcionamento � sin�nimo de seguran�a, em dias de neblina ou chuva. Verifique periodicamente a press�o do bra�o do limpador, a borracha das palhetas (se ela passa e deixa marcas no vidro, est� na hora de troc�-las), bem como o jato do esguicho de �gua do p�ra-brisa.

Luzes
O bom funcionamento das luzes � fundamental em um ve�culo e pode evitar situa��es de perigo. E n�o s� os far�is. Lanternas, piscas, luzes de freio e de r�, ilumina��o interna, luzes do painel, bem como a fonte de energia � a bateria �, devem ser constantemente checados para que n�o haja surpresas. No caso da bateria, observe se os cabos est�o oxidados (geralmente h� o ac�mulo de um p� pastoso esbranqui�ado), ou se est�o frouxos ou soltos.

Pintura
A pintura lisa ou s�lida � a mais comum (e mais barata) e usa apenas pigmentos de cores. Utiliza-se laca ou esmalte para essa camada. Na pintura met�lica, a tinta recebe a chamada carga de efeito, ou seja, laca acr�lica e pigmentos de alum�nio que deixam a superf�cie brilhante. A pintura perolizada leva p� de p�rola e pigmento de mica (de origem mineral), que tornam as cores mais intensas. Embora a formula��o das tintas tenha evolu�do consideravelmente nos �ltimos tempos, tornando a superf�cie pintada mais resistente ao ataque de produtos qu�micos, certos cuidados devem ser tomados para mant�-la em ordem. Lave sempre que pegar poeira ou barro, ap�s transitar em estradas de terra ou sob chuva. N�o utilize querosene nem solvente. O ideal � usar um detergente bem suave, lavando e enxaguando rapidamente toda a superf�cie. N�o deixe secar ao sol. Encerar e polir com regularidade, no m�nimo a cada 90 dias, � importante para conservar a pintura e a boa apar�ncia.

Rodas
Buracos e guias s�o os seus maiores inimigos. Elas amassam e entortam em choques mais fortes e s� uma troca resolve o problema. Rodas em bom estado e pneus com especifica��o correta, devidamente calibrados, evitam desgastes, melhoram a seguran�a e economizam combust�vel. Para cada tipo de ve�culo, existem rodas com medidas adequadas para n�o prejudicar seu desempenho. Portanto, n�o � s� a beleza que conta na hora de escolher rodas que n�o sejam originais de f�brica para seu carro.

Teto solar
Esse equipamento exige um bom funcionamento das borrachas de veda��o e lubrifica��o das articula��es. � preciso ler o manual de cada fabricante com aten��o, pois s� ele cont�m as informa��es espec�ficas para que voc� cuide bem do seu teto, prolongando sua vida �til. Quando o carro j� sai de f�brica equipado com ele, n�o h� problemas de desvaloriza��o na hora da revenda. Aten��o: o mesmo n�o acontece se o teto for colocado depois.

Vidros
Para evitar riscos precoces, nunca ligue o limpador de p�ra-brisa quando o vidro estiver seco. Ele normalmente acumula poeira, �leo e outras sujeiras. Para lavar os vidros, utilize sempre muita �gua com detergente suave ou limpa-vidros e uma flanela macia. N�o deixe que a sujeira se acumule. Eles devem estar sempre bem limpos para n�o prejudicar a visibilidade, principalmente, e contribuem com a boa apar�ncia do ve�culo.


Fonte

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