Mais de um 1,5 milh�o de motoristas brasileiros que apostaram nas vantagens do carro a g�s est�o, agora, assustados e em d�vida. Isso porque o pre�o do combust�vel n�o p�ra de subir. Segundo a Ag�ncia Nacional do Petr�leo (ANP), s� este ano, o g�s sofreu reajuste de 12%. Enquanto isso, no mesmo per�odo, o �lcool caiu 3%.
E o aumento do g�s � refletido nas bombas. Em muitos postos, o custo do metro c�bico de g�s j� est� maior do que o litro do �lcool. E embora a procura pelo GNV ainda seja grande, os motoristas que andavam satisfeitos com a economia de dinheiro, reclamam. �Acho que n�o est� valendo a pena n�o. O aumento est� um absurdo�, diz um dos motoristas. �Vai se tornar uma situa��o dif�cil para taxista�, diz o outro.
De acordo com o Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, um carro abastecido com um litro de �lcool roda em m�dia sete quil�metros. Com um metro c�bico de g�s, o percurso � quase o dobro. Assim, segundo os t�cnicos, o uso do g�s ainda pode representar uma economia de 37,7% em rela��o ao �lcool na regi�o Sudeste. No entanto, h� tr�s anos, a vantagem era bem maior: chegava a 51%.
Gerente de uma oficina, Daniel Bermudo diz que a procura pelas convers�es caiu, porque o motorista est� mais desconfiado. �A economia continua sendo excelente, mas ele pensa duas vezes em rela��o ao investimento que deve ser feito para poder converter o carro pra g�s�.
Alguns estados oferecem descontos no IPVA para os carros a g�s. Mas a quest�o � se o investimento inicial da convers�o, de mais de R$ 3 mil, ainda compensa. Para a pesquisadora Suzana Kahn, do Instituto Alberto Coimbra de P�s-Gradua��o (Coppe-UFRJ), ela ainda � vantajosa em alguns casos.
�Se aquele consumidor roda muito, cerca de 2 mil quil�metros por m�s, que � uma quilometragem elevada, ele vai recuperar o investimento em menos de dois meses. Agora, para aquela pessoa que n�o circula muito, tem que avaliar muito bem�, diz.
Fonte
E o aumento do g�s � refletido nas bombas. Em muitos postos, o custo do metro c�bico de g�s j� est� maior do que o litro do �lcool. E embora a procura pelo GNV ainda seja grande, os motoristas que andavam satisfeitos com a economia de dinheiro, reclamam. �Acho que n�o est� valendo a pena n�o. O aumento est� um absurdo�, diz um dos motoristas. �Vai se tornar uma situa��o dif�cil para taxista�, diz o outro.
De acordo com o Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, um carro abastecido com um litro de �lcool roda em m�dia sete quil�metros. Com um metro c�bico de g�s, o percurso � quase o dobro. Assim, segundo os t�cnicos, o uso do g�s ainda pode representar uma economia de 37,7% em rela��o ao �lcool na regi�o Sudeste. No entanto, h� tr�s anos, a vantagem era bem maior: chegava a 51%.
Gerente de uma oficina, Daniel Bermudo diz que a procura pelas convers�es caiu, porque o motorista est� mais desconfiado. �A economia continua sendo excelente, mas ele pensa duas vezes em rela��o ao investimento que deve ser feito para poder converter o carro pra g�s�.
Alguns estados oferecem descontos no IPVA para os carros a g�s. Mas a quest�o � se o investimento inicial da convers�o, de mais de R$ 3 mil, ainda compensa. Para a pesquisadora Suzana Kahn, do Instituto Alberto Coimbra de P�s-Gradua��o (Coppe-UFRJ), ela ainda � vantajosa em alguns casos.
�Se aquele consumidor roda muito, cerca de 2 mil quil�metros por m�s, que � uma quilometragem elevada, ele vai recuperar o investimento em menos de dois meses. Agora, para aquela pessoa que n�o circula muito, tem que avaliar muito bem�, diz.
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