Gra�as ao sed� Logan e ao hatch Sandero, a Renault foi a montadora que mais ganhou posi��es no ranking das vendas de autom�veis do primeiro semestre de 2008, divulgado pela Federa��o Nacional da Distribui��o de Ve�culos Automotores (Fenabrave).
Os n�meros registraram um novo recorde da ind�stria automobil�stica nacional, com 1.338.078 unidades (crescimento de 30,16% em rela��o ao mesmo per�odo de 2007).
A Renault, que chegou a amargar o s�timo lugar no fechamento do ano passado (com 69.907 unidades � 3,54% de participa��o), subiu para quinto no semestre (com 58.612 unidades � 4,38%). A lideran�a � da Fiat (335.815 � 25,10%), seguida pela Volkswagen (290.060 � 21,68%), GM (287.372 � 21,48%) e Ford (126.376 � 9,44%).
Depois da Renault, completando as dez primeiras montadoras, v�m: Honda (55.566 � 4,15%), Peugeot (41.238 � 3,08%), Toyota (34.566 � 2,58%), Citro�n (34.437 � 2,57%) e Hyundai (21.248 � 1,59%).
Com a boa aceita��o dos modelos desenvolvidos pela Dacia (subsidi�ria romena da Renault) e fabricados na planta de S�o Jos� dos Pinhais (PR), a montadora de origem francesa se consolidou na lideran�a entre as �newcomers� � como s�o chamados os fabricantes instalados no pa�s a partir dos anos 90.
Lan�ado h� um ano, o Logan conquistou admiradores gra�as � funcionalidade e, principalmente, ao amplo espa�o interno (o maior da categoria). Mesmo com um design antiquado, que acaba de ser reformulado na Europa, o sed� deu novo f�lego � montadora � que caminhava a passos lentos por causa da baixa aceita��o do sed� M�gane e do envelhecimento da linha Clio.
Comparado aos best sellers do segmento, o Logan ainda est� longe: vendeu 19.348 unidades no primeiro semestre, contra 50.650 do Fiat Siena (o Corsa Sedan lidera com 69.165 unidades, mas a GM soma as vendas do novo e do antigo modelo, rebatizado de Classic). Mas, para se ter uma id�ia da fa�anha do Logan, o modelo franc�s ultrapassou o Fiesta Sedan (18.473).
Com a chegada do Sandero, no final de 2007, a Renault ganhou ainda mais for�a na busca pela lideran�a entre as �newcomers�. E o hatch, constru�do na mesma plataforma do Logan, repetiu o relativo sucesso. Vendeu 18.473 unidades de janeiro a junho e chegou a ultrapassar o terceiro colocado, o Chevrolet Corsa (23.346) no m�s de maio. Os mais vendidos s�o o Volkswagen Fox (incluindo o CrossFox, 60.763) e o Ford Fiesta (28.588).
O Sandero foi o quarto de um total de seis novos modelos que ser�o lan�ados pela Renault at� o final de 2009: os tr�s primeiros foram M�gane, M�gane Grand Tour e Logan. Essa estrat�gia da montadora contou com um investimento de US$ 360 milh�es no Brasil, dos quais US$ 230 milh�es somente na plataforma B0, que al�m do Logan e do Sandero, ainda ter� um novo modelo.
Os n�meros registraram um novo recorde da ind�stria automobil�stica nacional, com 1.338.078 unidades (crescimento de 30,16% em rela��o ao mesmo per�odo de 2007).
A Renault, que chegou a amargar o s�timo lugar no fechamento do ano passado (com 69.907 unidades � 3,54% de participa��o), subiu para quinto no semestre (com 58.612 unidades � 4,38%). A lideran�a � da Fiat (335.815 � 25,10%), seguida pela Volkswagen (290.060 � 21,68%), GM (287.372 � 21,48%) e Ford (126.376 � 9,44%).
Depois da Renault, completando as dez primeiras montadoras, v�m: Honda (55.566 � 4,15%), Peugeot (41.238 � 3,08%), Toyota (34.566 � 2,58%), Citro�n (34.437 � 2,57%) e Hyundai (21.248 � 1,59%).
Com a boa aceita��o dos modelos desenvolvidos pela Dacia (subsidi�ria romena da Renault) e fabricados na planta de S�o Jos� dos Pinhais (PR), a montadora de origem francesa se consolidou na lideran�a entre as �newcomers� � como s�o chamados os fabricantes instalados no pa�s a partir dos anos 90.
Lan�ado h� um ano, o Logan conquistou admiradores gra�as � funcionalidade e, principalmente, ao amplo espa�o interno (o maior da categoria). Mesmo com um design antiquado, que acaba de ser reformulado na Europa, o sed� deu novo f�lego � montadora � que caminhava a passos lentos por causa da baixa aceita��o do sed� M�gane e do envelhecimento da linha Clio.
Comparado aos best sellers do segmento, o Logan ainda est� longe: vendeu 19.348 unidades no primeiro semestre, contra 50.650 do Fiat Siena (o Corsa Sedan lidera com 69.165 unidades, mas a GM soma as vendas do novo e do antigo modelo, rebatizado de Classic). Mas, para se ter uma id�ia da fa�anha do Logan, o modelo franc�s ultrapassou o Fiesta Sedan (18.473).
Com a chegada do Sandero, no final de 2007, a Renault ganhou ainda mais for�a na busca pela lideran�a entre as �newcomers�. E o hatch, constru�do na mesma plataforma do Logan, repetiu o relativo sucesso. Vendeu 18.473 unidades de janeiro a junho e chegou a ultrapassar o terceiro colocado, o Chevrolet Corsa (23.346) no m�s de maio. Os mais vendidos s�o o Volkswagen Fox (incluindo o CrossFox, 60.763) e o Ford Fiesta (28.588).
O Sandero foi o quarto de um total de seis novos modelos que ser�o lan�ados pela Renault at� o final de 2009: os tr�s primeiros foram M�gane, M�gane Grand Tour e Logan. Essa estrat�gia da montadora contou com um investimento de US$ 360 milh�es no Brasil, dos quais US$ 230 milh�es somente na plataforma B0, que al�m do Logan e do Sandero, ainda ter� um novo modelo.
No comments:
Post a Comment