Thursday, July 10, 2008

De volta ao passado 4� edi��o - Aero-Willys

A Willys nasceu em 1907, com a compra da Overland Automobile Company - sediada em Indian�polis, Indiana, nos Estados Unidos - por John North Willys. O novo empres�rio conseguiu reequilibrar as contas da empresa e com melhorias de produ��o, houve uma mudan�a de nome: passou a se chamar Willys Overland Company.

Surgia ent�o seu primeiro autom�vel, um pequeno quatro-cilindros. Em 1909 lan�ava outros dois carros, ambos de seis cilindros e grandes dimens�es. Mas, a crise por que passou nos anos 20 fez com que a Willys Corporation adquirisse um ter�o da a��es da Willys Overland Company. Em 1929, John North Willys deixava a companhia e o mundo automobil�stico.

No in�cio da d�cada de 30 a empresa era afetada tamb�m pela crise mundial. Sua produ��o resumia-se a apenas um modelo, chamado de 77, que conseguiu dar f�lego � Willys at� o in�cio da Segunda Guerra Mundial. Em 1940 era apresentado o General Purpose Vehicle, ve�culo para uso geral, destinado �s for�as armadas do ex�rcito norte-americano.

Anos depois do fim da Segunda Guerra, em 1948, Clyde Paton e Phil Wright davam in�cio ao projeto daquilo que seria o futuro Aero-Willys. Paton tentou antes vender seu projeto para a Nash e a Packard, mas ambas recusaram e mais tarde ele o ofereceu para a Willys, sendo aceito. O projeto do Aero teve in�cio em 1950 -- a denomina��o devia-se a sua estrutura monobloco, comparada aos mais modernos avi�es a jato, que recebiam a denomina��o de aero frame.

Em 1952 eram apresentados ao p�blico norte-americano os modelos Lark, Wing, Ace e Eagle. Podiam ser equipados com motores de quatro e seis cilindros, carrocerias de duas ou quatro portas, vidros traseiros panor�micos ou n�o, vers�es cup� com ou sem colunas centrais.

No ano seguinte a Willys Motor Company entrava em grave crise financeira, sendo obrigada a se tornar subsidi�ria da Kaiser-Frazer Corp., do grupo Kaiser Industries. Com a fus�o, os modelos Aero passavam por mudan�as de mec�nica: ofereciam opcionalmente motores Kaiser, c�mbio autom�tico Hydramatic e dire��o assistida - itens que, infelizmente, nunca chegariam aos modelos feitos no Brasil.

Mas de ano em ano as vendas vinham caindo. O consumidor norte-americano gosta de autom�veis grandes e para os padr�es locais o Aero era considerado compacto. Os modelos foram fabricados at� 1955, quando estavam reduzidos aos modelos Custom de quatro portas e Bermuda de duas portas. Durante os tr�s anos em que foram produzidos, foram feitos 92.046 Aeros.


A Willys no Brasil

A Willys Overland do Brasil S.A. foi fundada em 26 de abril de 1952, em S�o Bernardo do Campo, em S�o Paulo. Iniciou atividades em 1954 com a montagem do Jeep Willys,ersal. Esse modelo logo se destacou por sua robustez e valentia. Em 31 de janeiro de 1958 era produzido o primeiro motor a gasolina para carros de passeio.

Em 1960, com quatro anos de exist�ncia, a industria automobil�stica nacional ainda contava com poucos modelos. O Aero-Willys brasileiro foi apresentado em 25 de mar�o de 1960, com �ndice de nacionaliza��o de 85,3%. Era muito parecido aos modelos Aero Wing norte-americanos, mas trazia alguns detalhes dos modelos Custom, como a grade dianteira, lanternas e frisos. Um sed� de quatro portas que possu�a caracter�sticas inovadoras para o mercado brasileiro, como o perfil aerodin�mico, cofre do motor e porta-malas mais baixos que os p�ra-lamas e grande �rea envidra�ada.

No interior era poss�vel levar seis ocupantes com relativo conforto. O motor era o mesmo usado no Jeep Universal, um seis-cilindros em linha de 2,6 litros, que desenvolvia 90 cv a 4.000 rpm; o c�mbio tinha tr�s marchas. Para 1962, os Aeros recebiam altera��es como rodas e calotas, frisos laterais, painel estofado, cores e detalhes interiores.

Em setembro daquele ano era apresentado o Aero-Willys 2600 modelo 63: totalmente redesenhado por estilistas brasileiros, foi mostrado ao p�blico com sucesso no III Sal�o do Autom�vel, em S�o Paulo. Sua estrutura era a mesma do modelo anterior, mas com carroceria inteiramente nova. O motor era o seis-cilindros, agora alimentado por dois carburadores acoplados a um novo coletor de admiss�o, o que elevou sua pot�ncia para 110 cv a 4.400 rpm. No interior o painel revestido de madeira jacarand� trazia tr�s mostradores de fun��es acopladas, acendedor de cigarros dentro do cinzeiro e limpador de p�ra-brisa el�trico.

A Willys sabia que o ponto alto do desenho do Aero era sua traseira e, nos modelos 65, os desenhistas resolveram encomprid�-la. Inverteram a posi��o das lanternas e a tampa do porta-malas recebeu outro estilo, seguindo o desenho reto da carroceria. Entre itens mec�nicos, foram aperfei�oados os freios, com a coloca��o de tambores mais leves, a suspens�o dianteira e o c�mbio, de quatro marchas sincronizadas.

Ainda em 1965, para disputar o mercado de carros de luxo, a Willys decidiu criar uma vers�o mais sofisticada. O novo carro foi lan�ado em 1966 e batizado de Itamaraty, uma alus�o ao pal�cio hom�nimo sediado em Bras�lia. As mudan�as est�ticas davam apar�ncia mais agrad�vel ao carro: nova grade dianteira, lanternas, sobre-aros cromados nas rodas. No interior trazia bancos revestidos de couro, r�dio com dois alto-falantes, luzes de leitura e painel revestido de jacarand� maci�o. J� na linha 1966 a Willys fazia mudan�as na parte mec�nica, como pist�es autot�rmicos, an�is de menor altura e novas buchas nos mancais do motor, al�m da utiliza��o de alternador no lugar do d�namo.

No segundo ano de produ��o do Itamaraty, 1967, surgia quase um novo carro: o motor 3000, com 3,0 litros e alimentado por um carburador de corpo duplo, desenvolvia 132 cv a 4.400 rpm, o que melhorava muito o desempenho do autom�vel. Para celebrar as modifica��es mec�nicas, a grade foi novamente modificada, as lanternas traseiras passaram a ser totalmente utilizadas com seis l�mpadas, os pneus eram agora 7.35 - 15 e os frisos externos vinham redesenhados.

Ocupando a quarta posi��o na fabrica��o de ve�culos, a Willys come�ava a despertar interesse em outras marcas. Ainda em 1967 a Ford adquiria o controle majorit�rio das a��es da Willys Overland. Com a absor��o da empresa, em 1969 a raz�o social era alterada para Ford-Willys do Brasil S.A. E nesse ano a influ�ncia da Ford come�ava a ser sentida nos produtos Willys: Aero e Itamaraty recebiam motores mais potentes, com 130 e 140 cv, na ordem.

Esteticamente n�o foram feitas grandes modifica��es - o Aero mantinha a frente inalterada, ganhando novos freios e estofamento. O Itamaraty perdia o painel de jacarand�, que passava a vir com imita��o em pl�stico. E sofrendo concorr�ncia interna com a chegada do Galaxie, as vendas dos modelos come�avam a declinar ano a ano, apesar das redu��es de pre�o feitas pela Ford.

A despedida do Aero e de sua vers�o de luxo deu-se em 1971. Durante os 19 anos de produ��o, foram feitos 99.621 Aero-Willys e 17.216 Itamaratys - o motor de 3,0 litros, por�m, seria usado dois anos depois no Maverick. Com o fim dos dois modelos, desapareciam dois �cones dos primeiros anos da ind�stria automobil�stica brasileira.

Fonte

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