Thursday, July 10, 2008

Nova Honda Hornet traz freios combinados e sistema ABS

A palavra de ordem dentro da divis�o de motocicletas da Honda � seguran�a. O presidente mundial da marca, Takeo Fukui, prometeu que a partir de 2010 todas as motos acima de 250 cc sair�o de f�brica equipadas com sistemas de freio mais avan�ados e eficientes. No Brasil, esse primeiro passo foi dado com a chegada da nova CB 600F Hornet equipada com ABS (Antilock Brake System) e CBS (Combined Brake System), opcional incorporado a linha de produ��o desde maio. Na ponta do l�pis, a Hornet com Combined ABS fica R$ 2.300,00 mais cara que a vers�o standard. O modelo top de linha tem pre�o sugerido de R$ 33.137,00, para o Estado de S�o Paulo, sem frete, �leo e seguro.

A mais recente vers�o da Hornet chegou ao Brasil em abril deste ano, cheia de novidades, a come�ar pelo novo e mais potente motor de quatro cilindros em linha com 102 cv. O design ousado � outra marca registrada da nova Hornet. Uma pequena carenagem recobre o farol afunilado e ainda traz o pequeno painel triangular incorporado. O tanque traz vincos que acompanham as linhas do modelo. A traseira segue a tend�ncia minimalista e de lanternas com LEDs. A aus�ncia de roupagem e as duas al�as para a garupa tamb�m s�o novidades.

FREIOS COMBINADOS
Al�m de ter pre�o mais salgado e peso maior -- 177 kg contra 173 kg -- em rela��o ao modelo standard, o maior diferencial da vers�o top de linha � mesmo o sistema de freios. A Hornet com Combined ABS traz pin�as de freio de tr�s pist�es na dianteira -- na convencional s�o pin�as de dois pist�es. Os discos continuam sendo dois de 296 mm de di�metro na frente e somente um de 240 mm com pin�a simples atr�s.

A mudan�a nas pin�as dianteiras foi feita em fun��o do sistema de freios combinados, que liga o pedal de freio traseiro ao pist�o central da pin�a de freio do disco direito. Resumindo, o sistema CBS aciona uma das pin�as do freio dianteiro quando o motociclista pisa firmemente no freio traseiro. Mas o interessante � que essa �ltima vers�o do CBS n�o aciona o freio dianteiro em qualquer "pisada" no pedal.

Uma v�lvula de retardo (delay valve) posicionada entre o cilindro mestre traseiro e a pin�a de freio dianteira � a respons�vel por garantir o funcionamento desse sistema somente em situa��es de emerg�ncia. Se o piloto pisar suavemente no freio traseiro, situa��o muito �til em manobras em baixa velocidade ou na entrada de curvas, o resultado ser� pouca ou quase nenhuma a��o sobre a pastilha dianteira direita.

Por�m se o motociclista "calcar" o p� no freio sem d�, a v�lvula detectar� a press�o excessiva e dosa a frenagem entre a dianteira e a traseira para garantir equil�brio da moto em uma situa��o de emerg�ncia. Outra v�lvula de controle proporcional -- Proportional Control Valve (PCV) -- assegura uma frenagem progressiva e controlada.

ABS DE �LTIMA GERA��O
O sistema antitravamento dos freios � o primeiro a equipar uma "naked" de m�dia cilindrada. Compacto e leve minimiza as chances dos pneus derraparem em superf�cies escorregadias.

Uma unidade de controle eletr�nico (ECU) regula um modelador motorizado que controla tanto o freio dianteiro como o traseiro. A ECU tamb�m monitora constantemente sensores de velocidade acoplados ao centro das duas rodas.

Ao menor sinal de derrapagem que � detectada por meio da velocidade de rota��o das rodas dianteira e traseira faz com que a ECU ative o modulador para que ele controle a press�o sobre os freios em um ciclo de soltar-frear-soltar. Isso at� que a velocidade de rota��o das duas rodas volte a �ndices normais.

Isso acontece muito r�pido a ponto de ser dif�cil notar a atua��o do ABS no caso da Hornet. Foi necess�rio pisar com muita vontade no pedal de freio traseiro ao rodar em piso escorregadio at� ser poss�vel sentir o pedal fazer o "tuc-tuc" caracter�stico do ABS aliviando a press�o do freio.

Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...