O Lada Niva deve voltar ao tr�nsito brasileiro por meio da empresa Caoa, tamb�m representante oficial no pa�s das marcas Subaru e Hyundai. A not�cia ainda n�o foi confirmada oficialmente pelo grupo, mas o presidente da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, disse � revista AutoEsporte que o processo de importa��o j� est� bem adiantado.
O motor ser� o mesmo que equipou a �ltima vers�o do Lada Niva vendida no Brasil, um 1,7-litro a gasolina com inje��o eletr�nica, 80 cv de pot�ncia m�xima e torque de 13 kgm. O c�mbio � o manual de cinco velocidade e a tra��o continuar� integral.
Apesar de ser idolatrado no pa�s por ser uma op��o barata para enfiar o p� na lama, o Niva esbarrou na manuten��o complicada. A dificuldade para encontrar pe�as de reposi��o e a aus�ncia de mec�nicos acostumados � �tecnologia russa� fizeram do carro um certo mico para os n�o adeptos das trilhas.
Uma vida de desilus�es
O Lada Niva foi lan�ado em 1976 e ganhou notoriedade por aqui em 1990, numa �poca de poucas op��es e in�cio da abertura das importa��es. Antes de ser comercializado no Brasil, ele passou por uma reestiliza��o em 1985. Depois que o carro abandonou o Brasil, ele ganhou um motor a diesel de 1,9 litro em 1993.
Em 1998, a Chevrolet fechou uma joint-venture com a fabricante dos modelos da marca Lada para revigorar o carro 4x4. Usando o mesmo nome e a mesma mec�nica do modelo tradicional, a Chevrolet criou um ve�culo novo. A GM chegou a estudar a aplica��o do motor 1,8-litro Ecotec da Opel em 2003, por�m n�o houve �xito. A inten��o da marca era tornar o Niva um ve�culo export�vel. O utilit�rio emite 233 CO2 g/km e faz cerca de 4 km/l.
O modelo que a Chevrolet fabrica � exclusivo para a �sia, por�m aquele velho tanque de guerra que foi trazido para o Brasil continua pelo mundo. Tudo indica que � este que voltar� para c�. Em pa�ses como Col�mbia, Equador e Venezuela, � poss�vel encontrar ve�culos da marca Lada zero quil�metro.
O motor ser� o mesmo que equipou a �ltima vers�o do Lada Niva vendida no Brasil, um 1,7-litro a gasolina com inje��o eletr�nica, 80 cv de pot�ncia m�xima e torque de 13 kgm. O c�mbio � o manual de cinco velocidade e a tra��o continuar� integral.
Apesar de ser idolatrado no pa�s por ser uma op��o barata para enfiar o p� na lama, o Niva esbarrou na manuten��o complicada. A dificuldade para encontrar pe�as de reposi��o e a aus�ncia de mec�nicos acostumados � �tecnologia russa� fizeram do carro um certo mico para os n�o adeptos das trilhas.
Uma vida de desilus�es
O Lada Niva foi lan�ado em 1976 e ganhou notoriedade por aqui em 1990, numa �poca de poucas op��es e in�cio da abertura das importa��es. Antes de ser comercializado no Brasil, ele passou por uma reestiliza��o em 1985. Depois que o carro abandonou o Brasil, ele ganhou um motor a diesel de 1,9 litro em 1993.
Em 1998, a Chevrolet fechou uma joint-venture com a fabricante dos modelos da marca Lada para revigorar o carro 4x4. Usando o mesmo nome e a mesma mec�nica do modelo tradicional, a Chevrolet criou um ve�culo novo. A GM chegou a estudar a aplica��o do motor 1,8-litro Ecotec da Opel em 2003, por�m n�o houve �xito. A inten��o da marca era tornar o Niva um ve�culo export�vel. O utilit�rio emite 233 CO2 g/km e faz cerca de 4 km/l.
O modelo que a Chevrolet fabrica � exclusivo para a �sia, por�m aquele velho tanque de guerra que foi trazido para o Brasil continua pelo mundo. Tudo indica que � este que voltar� para c�. Em pa�ses como Col�mbia, Equador e Venezuela, � poss�vel encontrar ve�culos da marca Lada zero quil�metro.
Webmotors
Algumas corre��es e observa��es feitas por Gil (que sabe tudo de Niva) nos coment�rios.
"...O motor ser� o mesmo que equipou a �ltima vers�o do Lada Niva vendida no Brasil, um 1,7-litro a gasolina com inje��o eletr�nica, 80 cv de pot�ncia m�xima e torque de 13 kgm..."
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N�o exatamente, os �ltimos Nivas que entraram no Brasil, mod. 99, tinham i.e. monoponto, enqunato que os atuais t�m i.e. multiponto.
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"Apesar de ser idolatrado no pa�s por ser uma op��o barata para enfiar o p� na lama, o Niva esbarrou na manuten��o complicada. A dificuldade para encontrar pe�as de reposi��o e a aus�ncia de mec�nicos acostumados � �tecnologia russa� fizeram do carro um certo mico para os n�o adeptos das trilhas."
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Ao contr�rio, a manuten��o do Niva � simples, por ser um carro espartano, de pouca tecnologia moderna. As pe�as faltaram por algum tempo devido ao enorme sucesso de vendas do carro, o que fez com que a previs�o de importa��o de pe�as de reposi��o fosse subestimada, ocasionando falta das mesmas. Hoje em dia suas pe�as podem ser encontradas com relativa facilidade, particularmente nas capitais. Quanto aos mec�nicos, o que faltava era boa vontade, pois a mec�nica dos Lada � t�o complicada quanto as do Fusca, do Chevette, do Santana...
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"Depois que o carro abandonou o Brasil, ele ganhou um motor a diesel de 1,9 litro em 1993."
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O Niva foi vendido no Brasil at� 1999, portanto em 1993 ainda era vendido no Pa�s!
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"Em 1998, a Chevrolet fechou uma joint-venture com a fabricante dos modelos da marca Lada para revigorar o carro 4x4. Usando o mesmo nome e a mesma mec�nica do modelo tradicional, a Chevrolet criou um ve�culo novo."
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Errado! O Chevy Niva, como foi batizado, � um projeto da Autovaz (Lada) que estava progredindo a passos de tartaruga, devido � falta de recursos da montadora russa. Com a joint venture, houve uma inje��o de recursos que permitiu a conclus�o do projeto. Mas a contrapartida foi a ado��o do nome "Chevy Niva" e a coloca��o da "gravatinha" da GM na grade. O nome Niva deixou de ser usado no modelo antigo, que passou a se chamar "Lada 4x4".
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"...O utilit�rio emite 233 CO2 g/km e faz cerca de 4 km/l."
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De onde saiu esta informa��o absurda sobre o consumo?
A resposta para o Gil esta nos coment�rios
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