Thursday, July 3, 2008

Carro mais econ�mico do mundo

Quem j� est� ficando em p�nico com o alto pre�o do combust�vel no Brasil e em todo o mundo, pode ficar mais aliviado. De acordo com a revista CAR, a Volkswagen poder� lan�ar uma vers�o de produ��o do modelo 1L, que � capaz de rodar 100 km com apenas 1 litro de gasolina.

A marca alem� ainda n�o confirmou, mas havia dito, no lan�amento do conceito, h� alguns anos, que pretendia lan��-lo em 2012, quando o pre�o da carroceria em fibra de carbono tivesse uma grande redu��o de pre�o, de 35 000 euros para 5 000. A publica��o, entretanto, assegura que o modelo poder� chegar j� em 2010 ao mercado mundial.

A Volks usou muitos recursos para conseguir fazer um autom�vel extremamente leve, um de seus principais atributos para chegar ao consumo citado. O 1L tem apenas 290 kg, o que se torna poss�vel gra�as ao uso de um chassi de magn�sio coberto por uma carroceria de fibra de carbono. O propulsor � um monocilindro a diesel, com apenas 8,5 cv. No modelo, cabe apenas dois ocupantes.

Isso que comentamos s�o os dados da vers�o conceito. Para a final, a Volks poder� substituir a mec�nica citada por um sistema h�brido el�trico leve, formado por um pequeno pacote de baterias e um motor turbodiesel de dois cilindros. Itens de seguran�a como airbags, freios ABS e controle de estabilidade seriam de s�rie, mas os de conforto, como o ar-condicionado, seria opcional.

O grande �por�m� do modelo da Volks � que o valor seria t�o alto quanto a economia. Em uma configura��o para dois ocupantes, o pre�o dever� ficar entre 20 000 e 30 000 euros, o que n�o far� do autom�vel um carro popular.

Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...